Início Destinos Canadá Tudo sobre College no Canadá

Tudo sobre College no Canadá

10761
19

Tem crescido cada vez mais a procura por brasileiros que desejam fazer um College no Canadá. A procura se da tanto por pessoas que querem passar uma temporada no país, quanto por aqueles que visam estudar em um College para posteriormente tentar um visto de residência no Canadá.

Não é novidade que o Canadá está sempre entre os primeiros na lista de nações com mais qualidade de vida e que é um país com muitas oportunidades para estrangeiros. Estima-se que a cada 5 pessoas no Canadá, 1 é de fora. O Canadá é um país rico principalmente devido a diversidade de sua sociedade e este reconhece a contribuição dos seus estudantes estrangeiros.

Fazer um College no Canadá é uma ótima maneira de se estabelecer no país. A Roda Mundo Intercâmbio é especialista em Educação Superior no Canadá e pode lhe auxiliar no seu plano de estudos em um College canadense.

Existem muitos detalhes para saber e entender para então fazer a escolha do College certo. Devido a isso a Roda Mundo preparou este post com tudo o que você precisa saber sobre como fazer college no Canadá.

Leia Também: Imigração para o Canadá

O que é um College Canadense?

College é uma instituição de ensino superior e que oferece cursos mais voltados para o mercado de trabalho. Os colleges canadenses podem ser instituições privadas ou públicas (veja essa importante diferença mais abaixo).

Em geral os Colleges canadenses visam o ensino mais prático para quem busca estar pronto para trabalhar, após a conclusão dos estudos.

Os programas de estudos em um College oferecem formação profissional no Canadá, voltado principalmente ao desenvolvimento de uma carreira.

Estudando em um college canadense é permitido para o brasileiro trabalhar legalmente durante os estudos.

Fazer um College no Canadá é ter a oportunidade de estudar em um dos países mais desenvolvidos e inclusivos do mundo. É viver em um país com alto desempenho econômico, social e humano. Fazer um curso de ensino superior no Canadá é investir na carreira profissional com a possibilidade de construir relações para toda a vida.

Leia Também: Estudar e Trabalhar no Canadá

Diferença entre College e Universidade no Canadá

cursos mais prático no College no Canadá

Esta é uma dúvida muito frequente até porque no Brasil ainda é mais valorizado quem adquire um diploma em uma universidade.

Mas no Canadá é diferente. Apesar da universidade estar em um nível superior ao College, o College é também muito valorizado. Dependendo da área, fazer um College é o suficiente para estar capacitado para o mercado de trabalho.

A diferença principal entre os college e universidade no Canadá é que os colleges oferecem cursos mais práticos voltados para o mercado de trabalho, enquanto as universidades oferecem cursos mais acadêmicos.

As universidades possuem um enfoque mais voltado a pesquisa e carreira acadêmica. Já os Colleges tem como objetivo preparar os estudantes para ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Dependendo da área estudada é possível fazer um College no Canadá e depois já ingressar no mercado de trabalho. Ou ainda é possível terminar um curso em um College e depois progredir para uma universidade. Muitos diplomas em Colleges públicos inclusive tem parceria e oferecem transferência para universidades canadenses.

Tipos de cursos oferecidos em Colleges canadenses

Em geral os Colleges canadenses oferecem principalmente as seguintes opções de programas:

Certificates: certificados com duração de 2 semestres acadêmicos.

Diplomas: diplomas geralmente com duração de 2 a 4 semestres acadêmicos.

Advanced Diplomas: Diplomas avançados com duração de 6 semestres acadêmicos.

Bachelor Degrees: cursos de graduação geralmente com duração de 8 semestres acadêmicos.

Graduate Certificate: cursos de pós graduação com duração entre 2 e 4 semestres acadêmicos.

College Público vs College Privado

cursos técnicos no Canadá

É muito importante entender a diferença entre College Público e Privado no Canadá. Conheça as características de cada opção a seguir.

Colleges Privados (Career Colleges) no Canadá:

– Oferecem certificados e diplomas geralmente com duração entre 6 meses e 2 anos;

– Seus programas podem incluir a opção Co-op que é uma espécie de estágio complementar aos estudos;

– Seus cursos são técnicos-vocacionais e abrangem habilidades mais básicas e gerais da área de estudo. Os programas introduzem o estudante a vida profissional;

– Exige nível de inglês a partir do intermediário;

– Oferecem a oportunidade de praticar e desenvolver o inglês de acordo com o tema do programa e na visão canadense;

– Seus alunos são em sua maioria estrangeiros;

– Permite trabalhar legalmente 20 horas semanais durante os estudos;

– Seus programas geralmente oferecem algumas opções de datas de início durante o ano;

– Programas tem custo a partir de CAD7.000,00;

– Estudar em um College privado inicialmente pode ser uma boa preparação para posteriormente entrar em um College público, principalmente se o estudante precisa melhorar o inglês.

Conheça algumas opções de cursos em Colleges Privados (Career Colleges):

Diploma em Administração no Canadá

Marketing Digital no Canadá

Turismo e Hotelaria no Canadá

Web Developer Diploma no Canadá

Data Analytics no Canadá

Excellence for Business Diploma

Sales & Marketing Diploma

Curso de E-Commerce em Montreal

Curso de MKT Digital em Montreal

Leia Mais: Career College no Canadá

Colleges Públicos no Canadá

– Instituições subsidiadas pelo governo e também pela industria local;

– Não são gratuitos. São chamados de públicos porque são financiados pelo governo da província em questão e por isso são Colleges muito bem estruturados;

– Programas desenvolvidos de acordo com a necessidade de demanda profissional da província em questão;

– Oferecem programas relacionados a praticamente todas as áreas de estudo existentes no sistema educacional;

– São cursos mais longos e mais completos, além de aprofundar muito mais os temas estudados;

– Seus programas podem incluir a opção Co-op que é uma espécie de estágio complementar aos estudos;

– Oferecem programas como Certificados, Diplomas, Graduação e Pós Graduação;

– Ideal para quem busca qualificação com mais reconhecimento e ideal para quem pretende imigrar;

– Permite trabalhar legalmente 20 horas semanais durante os estudos;

– O estudante que termina um curso em um College público é elegível a aplicar para o visto de trabalho posterior PGWP o que soma mais pontos a um futuro processo de imigração (mais detalhes no decorrer deste post);

– Programas tem custo entre CAD16.000,00 e CAD22.000,00 ao ano;

Conheça alguns bons colleges públicos canadenses:

Humber College

NBCC College em New Brunswick

Centennial College

St Lawrence College

Georgian College

Seneca College

Vancouver Community College

Red River College

Langara College

George Brown

Leia Mais: Diferença entre Colleges no Canadá

Comece seu planejamento para fazer College no Canadá agora mesmo. clique aqui e converse com um consultor da Roda Mundo Intercâmbio.

Pré Requisitos para entrar em um College canadense

Se você pretende se candidatar para entrar em um College, recomenda-se iniciar o processo de aplicação com 6 a 8 meses de antecedência ao início do programa.

Isso porque a resposta do College pode demorar algumas semanas e se for aprovado, será necessário aplicar para o visto de estudante canadense, o Study Permit.

Em geral para se candidatar para um college no Canadá é preciso:

Escolaridade: ter ensino médio completo para Certificados e Diplomas e bacharelado para Advanced Diplomas e Graduate Certificates (pós graduação)

Nível de inglês: comprovação de nível de inglês de acordo com a instituição de ensino. Para college privado é preciso ter nível de inglês a partir do intermediário e para college público a partir do avançado.

Perfil para o visto canadense: comprovar através de documentos que o curso que deseja fazer no college tem ligação com a vida profissional e acadêmica no Brasil até então e que há boa condição financeira para viajar. A Roda Mundo é especialista no pedido deste visto canadense e auxilia o estudante nesse processo.

Leia mais: Tudo sobre a permissão de estudos para o Canadá

Leia Mais: Tudo sobre o Student Direct Stream (SDS)

Pode haver mais pré requisitos dependendo do college e programa de estudos de interesse.

Datas de Início do College no Canadá

Intakes dos Colleges no Canadá

As datas de início dos Colleges no Canadá são chamadas de intakes. Cada college determina qual é o intake de seu determinado programa de estudos.

Os cursos em Colleges privados geralmente possuem vários intakes, ou seja algumas datas de início no decorrer do ano.

Veja também: Cursos Co-op em Colleges Privados no Canadá

Já os Colleges públicos, possuem datas de inicio mais específicas. Diferente do Brasil que o ano letivo começa em janeiro, no Canadá o ano letivo começa em setembro e o calendário dos Colleges é geralmente dividido em termos.

Como setembro é o início mais importante do ano, praticamente 100% dos cursos em Colleges públicos oferecem entrada para novos alunos nessa época. Alguns cursos tem intake disponível em janeiro e outros, com menos opções, podem ter início em maio.

Leia Também: Conheça o Vancouver Community College

Como funciona os Terms dos Colleges Públicos no Canadá

O calendário da maioria dos Colleges públicos no Canadá é dividido por termos, os chamados terms. Alguns Colleges chamam de termos, outros de semestre letivo, mas que não dura 6 meses exatos.

O primeiro termo, ou também chamado como “fall term” vai geralmente de setembro a dezembro. Depois disso costuma ter um recesso de fim de ano de aproximadamente 20 dias, variando de college para college.

O segundo termo, o chamado “winter term”, começa em janeiro e vai até meados de maio, também variando de College para College. A partir dai costuma entrar um período de recesso que vai de junho a agosto.

Nesse período grande de férias, os alunos podem optar em trabalhar ou passear. Apesar disso, há alguns Colleges que também tem intake nesse termo com aulas de maio a agosto, por isso que mais uma vez os terms variam de College para College.

O aluno que é aprovado em um College recebe seu calendário de acordo com o curso que vai estudar.

Leia Mais: Curso de E-Commerce no exterior com PGWP

Levar Cônjuge e Filhos para o Canadá

Uma dúvida que muita gente tem é sobre como levar a família para o Canadá.

É possível incluir o companheiro (a) e filhos como dependentes no pedido de visto de estudante principal se:

– O estudante principal estiver inscrito em um Mestrado ou Doutorado;

– Deve se ter comprovante de casamente ou união estável com mais de 1 ano;

– O cônjuge aplica para um visto chamado open work (visto de trabalho aberto). Assim no caso dos vistos serem aprovados, o cônjuge também tem permissão para trabalhar legalmente no Canadá;

– Nos pedidos dos vistos, é preciso comprovar recursos financeiros para o solicitante principal, cônjuge e filhos;

A Roda Mundo é especialista no pedido de visto para o Canadá e faz o mesmo na agência, ou seja, não mandamos para despachantes. Oferecemos o serviço de visto somente para estudantes que fazem o processo de aplicação do College com a Roda Mundo.

Leia Mais: MBA em Vancouver

Leia Mais: Comprovação financeira para aplicar para o Study Permit

Como obter o PGWP no Canadá

como solicitar o PGWP no Canadá

Como informado mais acima, durante os estudos no College sendo publico ou privado, é permitido trabalhar legalmente no Canadá por até 20 horas semanais.

Já o PGWP, que é uma permissão só para trabalhar, pode ser solicitado em alguns casos específicos.

PGWP significa Post Graduate Work Permit e como o próprio nome diz, é uma permissão de trabalho aberta pós estudos. Isso quer dizer que ao concluir os estudos, em determinada instituição, é possível solicitar esta permissão de trabalho. Nem toda a instituição de ensino qualifica o estudante a solicitar o PGWP.

O PGWP deve ser solicitado no Canadá, ainda com o visto de estudante valido, e até 180 dias após o recebimento do certificado de conclusão do College. O PGWP só pode ser solicitado 1 única vez.

Para solicitar o PGWP, o estudante precisa ter concluído no Canadá um curso em período integral (full time) de pelo menos 8 meses contínuos. O programa de estudos no Canadá deve ter sido realizado em um dos seguintes tipos de instituições:

– College ou Universidade pública canadense;

– Universidade privada canadense se o programa de estudos tiver sido um Bacharelado ou um Master;

– College ou Universidade privada da província de Quebec, subsidiada pelo governo. Para a solicitação do PGWP em Quebec, a certificação dos estudos deve ser um “diplôme d’études professionnelles (DEP)” ou um “attestation de spécialisation professionnelle (ASP)”. Nos dois casos o programa deve ter tido carga horária acima de 900 horas. Programas de estudos em Quebec que oferecem as certificações “diplôme d’études collégiales (DEC)” e “attestation d’études collégiales (AEC)” com duração de 8 meses ou mais também são elegíveis ao PGWP;

– A instituição de ensino canadense deve estar na lista do governo classificada como DLI – Designated Learning Institutions.

Nem todas as instituições de ensino designadas (DLIs) e nem todos os programas de estudo o qualificam para o PGWP.

Para saber se seu College é elegível ao PGWP é só conferir a lista no site do governo canadense.

A lista das instituições DLI – Designated learning institutions informa os Colleges elegíveis e não elegíveis ao PGWP.

O PGWP é emitido com base na duração do programa de estudos concluido, podendo ter validade de 8 meses até o máximo de 3 anos.

Leia Mais: Tudo sobre o PGWP no Canadá

Precisa melhorar o inglês para fazer o College?

Pathway para fazer College no Canadá

Para se candidatar para um College privado canadense é preciso comprovar nível de inglês a partir do intermediário.

Já para se candidatar para um College público canadense, o nível de inglês deve ser mais avançado, geralmente correspondente a 6,5 no exame do IELTS, variando de College para College.

Se seu plano é estudar em um College canadense, público ou privado, mas você precisa ainda melhorar o inglês, há uma ótima alternativa, o Programa Pathway.

O Pathway é um curso de inglês preparatório para ingressar em um College canadense. Você pode começar o curso no Brasil de forma virtual e terminar aqui mesmo, ou ainda no Canadá, de forma presencial.

O curso online é o mesmo do curso presencial, ou seja, a certificação serve como comprovação do nível de inglês para os Colleges parceiros do programa. Você pode assim aproveitar o tempo agora para já ir melhorando o inglês para entrar no College canadense no futuro.

Leia Mais: Curso Pathway online para College Canadense

Leia mais: Curso Pathway presencial no Canadá

Outra alternativa interessante para quem quer fazer College público, é começar os estudos em um College privado canadense. Durante o College privado, o aluno tem a possibilidade de trabalhar legalmente, se adaptar a cultura canadense, além de melhorar o inglês necessário para aplicar posteriormente para um College público.

ASSESSORIA PARA FAZER SEU COLLEGE NO CANADÁ

A Roda Mundo te auxilia na sua candidatura para entrar em College no Canadá

Comece agora mesmo seu planejamento para fazer um College no Canadá.

A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.

A Roda Mundo está fisicamente na cidade de São Paulo, mas estamos acostumados a atender estudantes de todo o Brasil a distância com a mesma qualidade.

Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado em College

Preencha o formulário para que nossa equipe possa lhe atender.

VEJA TAMBÉM:

→ Como Estudar e Trabalhar no Exterior

→ Universidade nos Estados Unidos

→ Cursos de Marketing no Exterior

→ Pathway online para College no Canadá

→ MBA no Exterior

19 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here