O governo canadense anunciou novas regras do PGWP em Quebec.
Desde 1º de setembro de 2023, foram estabelecidas mudanças na elegibilidade do PGWP, que é a permissão de trabalho posterior a conclusão do College.
As novas regras do PGWP afetam principalmente os Colleges Privados em Quebec.
Essas mudanças, que entraram em vigor em Setembro de 2023, afetam a estada no Canadá, assim como processos de imigração futuros.
Confira todas as novidades dessa mudança a seguir.
Como funciona o PGWP para Colleges Privados em Quebec
Quebec é uma das províncias do Canadá e esta possui algumas diferenças em relação a outras províncias do país.
As leis, o sistema educacional e até os processos de imigração são diferentes na Província de Quebec. Isso também acontece com as regras dos Colleges que estão dentro dessa província.
PGWP significa post-graduation work permit e esta é autorização que permite a alunos trabalharem em período integral por até 3 anos após a conclusão dos estudos.
No cenário anterior a 2023, os Colleges públicos e privados em Quebec ofereciam a elegibilidade ao PGWP. Isso quer dizer que finalizando um College em Quebec, era possível solicitar o PGWP que é uma permissão de trabalho posterior ao término do College.
O aluno que terminava um College Privado em Quebec (com uma quantidade mínima de carga horária) dava entrada ao PGWP ao final do programa. O PGWP gera uma experiência de trabalho no Canadá que pode também ser usada em processos de imigração.
Mas esse benefício do PGWP para Colleges Privados muda a partir de Setembro 2023!
Leia Mais: Career College no Canadá
Fim do PGWP para Colleges Privados em Quebec
O anúncio do governo de Quebec foi feito no inicio de junho 2022 e informou que essa regra mudou a partir de Setembro de 2023.
A partir de Setembro de 2023, alunos graduados em Colleges Privados (também chamados de Career Colleges) não são mais elegíveis ao PGWP.
Somente instituições publicas ou ainda as privadas subsidiadas pelo governo, serão elegíveis ao PGWP.
O mau uso das permissões de trabalho fizeram a regra mudar. Muitas pessoas estavam indo para Quebec estudar em Colleges privados, que são mais baratos, e depois partiam para outras províncias fora de Quebec.
Estudantes provenientes de instituições privadas acabavam usando o benefício do PGWP em outra província.
O governo, que visava ter mais mão de obra qualificada em Quebec, percebeu essa tendência e resolveu tirar esse direito. As regras do PGWP agora se igualam a de outras províncias.
Leia Mais: Quanto dinheiro preciso comprovar para tirar visto canadense?
Como fica a nova regra do PGWP no Canadá
As atualizações das regras do PGWP no Canadá são as seguintes:
- Se você concluir seu programa de estudos antes de 1º de setembro de 2023 e solicitar um PGWP dentro de 6 meses após a conclusão de seus estudos, terá acesso ao PGWP de acordo com os critérios atuais. Isso quer dizer que se você terminar um curso em um College Privado em Quebec até 1º de setembro de 2023, pode ser elegível ao PGWP;
- Se você iniciar um programa de estudos após 1º de setembro de 2023, só poderá solicitar um PGWP se você se formar em um programa de estudos que seja elegível para o PGWP após 1º de setembro de 2023. O College deve ser público ou um privado subsidiado pelo governo. Muitos Colleges privados perderam a elegibilidade ao PGWP. É preciso assim consultar a lista oficial de programas e instituições elegíveis ao PGWP;
- Se você estiver estudando em um programa que não será mais elegível ao PGWP após 1º de setembro de 2023 (que é o caso de muitos Colleges Privados em Quebec), o tempo que você passou estudando no programa antes dessa data poderá ser contado para um PGWP no futuro. Ou seja, você pode receber um PGWP referente apenas ao tempo estudado até Agosto 2023.
Leia Mais: Tudo sobre o study permit para o Canadá
Impacto das Novas Regras do PGWP em Quebec para Casais
Os Colleges Privados de Quebec continuarão a permitir que o estudante aplique para o Study Permit, que é a permissão de estudos para o Canadá e com permissão de trabalho durante os estudos.
Então se seu objetivo é estudar em um college privado, com permissão de trabalho durante os estudos, Quebec é ainda uma boa opção.
As novas regras seguirão assim as mesmas regras que já acontecem com os Colleges Privados das demais províncias do Canadá.
Apesar disso as novas regras do PGWP em Quebec afetam casais e famílias que querem morar nessa província juntos.
Isso porque apenas cursos que são elegíveis ao PGWP é que permitem a aplicação do visto de trabalho aberto para o cônjuge.
Agora casais que querem morar em Quebec precisam optar por Colleges públicos, ou privados subsidiados pelo governo, para terem o benefício do visto de trabalho aberto para o cônjuge.
Esta é a regra que já acontece com outras Províncias. Para o cônjuge ter direito a solicitar um visto de trabalho aberto, o chamado “Open Work”, o estudante principal precisa estar aceito em um College Público canadense designado e com o “Study Permit”.
Leia Mais: Pathway online para ingressar em College no Canadá
Impacto das Novas Regras do PGWP em Quebec para Imigrar
Outro impacto das novas regras do PGWP em Quebec é em relação a programas de imigração.
Muitos programas de imigração canadenses, tanto provinciais como federais, beneficiam pessoas com experiência de trabalho através do PGWP.
Se você planeja futuramente se candidatar a algum programa de imigração canadense precisa estudar melhor seus planos. É preciso checar se o PGWP é importante para a sua candidatura a um programa de imigração canadense.
Veja também: NBCC College em New Brunswick
Meu College é elegível ao PGWP?
Para saber se seu College é elegível ao PGWP é só conferir a lista no site do governo canadense.
A lista das instituições DLI – Designated learning institutions informa os Colleges elegíveis e não elegíveis ao PGWP.
Conheça o site oficial com a lista das instituições designadas (DLI – Designated learning institutions list) aqui.
Qualquer nova informação a Roda Mundo te atualiza por aqui e em nosso Instagram
Comece agora mesmo seu planejamento para fazer um College no Canadá.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.