A notícia da semana é “Canadá Limita Entrada de Estudantes Internacionais“.

Em 22 de Janeiro de 2024, o governo canadense fez um anúncio surpresa impondo restrições temporárias nas Permissões de Estudo para o país.

O governo de Justin Trudeau resolveu endurecer as medidas para a concessão de vistos, focando em quem planeja ir para o Canadá para estudar. 

As medidas anunciadas são significativas para quem está planejando estudar no Canadá, então se é o seu caso, vale a pena conferir todos os detalhes a seguir.

Governo Canadense Impõe Limite Temporário para Permissões de Estudo

Primeiramente o Governo do Canadá estabeleceu um limite temporário, de dois anos, no número de permissões de estudo emitidas para estudantes internacionais.

Isso quer dizer o governo estipulou uma cota máxima para emitir study permits (permissões de estudos), para estudantes estrangeiros.

Em 2024, o número de permissões de estudo, ou seja, os vistos de estudante, aprovados será limitado a 360.000, o que representa uma diminuição de 35% em relação a 2023.

De acordo com o anúncio, cada província e território receberá uma cota máxima para emissão de permissões de estudo proporcional à sua população. No entanto, haverá diminuições mais significativas nas províncias onde a população de estudantes internacionais teve o crescimento mais insustentável.

A partir de agora, as províncias canadenses decidem como as permissões são distribuídas entre universidades e faculdades em sua jurisdição.

Esta cota para emissões de vistos de estudante, será mantida por dois anos e o número de vistos a serem emitidos em 2025 será reavaliado no final de 2024.

Este limite não se aplica a candidatos a permissões de estudo que se matricularem em cursos de Mestrado ou Doutorado e também a estudantes de high school (ensino médio).

Leia Mais: Comprovação financeira para o visto canadense

Exigência da Provincial Attestation Letter – PAL

As Províncias Canadenses é que decidem agora como as permissões de estudos serão distribuídas entre os Colleges (Privados e Publicos) e Universidades, as chamadas DLIs – Designated learning institution, de sua jurisdição.

Com isso, nas novas regras, o governo federal também exigirá que estudantes internacionais que solicitarem uma permissão de estudos, forneçam uma carta de chamada PAL – Provincial Attestation Letter.

Esta carta deve ser emitida pela província que o aluno vai estudar e deve ser solicitada antes do início do processo de pedido visto.

Esta medida entra em vigor imediatamente e as Províncias Canadenses já estão emitido as cartas PALs junto as instituições de ensino.

Mudanças nas Regras do PGWP

PGWP – Post Graduation Work Permit é uma permissão de trabalho posterior ao término do College no Canadá. Dependendo do College estudado, ao términar o curso, o aluno pode solicitar essa permissão de trabalho para ficar no Canadá.

Dentre as novas medidas, a boa notícia é que a partir de setembro de 2024, alunos de mestrados e doutorados receberão PGWP de 3 anos e não mais proporcional ao tempo do curso estudado, como era até então.

Outra mudança no PGWP é que estudantes matriculados em programas oferecidos por meio de parcerias público-privadas não serão mais elegíveis ao PGWP. Isso quer fizer que Colleges privados que possuem parceria com colleges publicos, ou seja, oferecem cursos de colleges publicos em seus campus, não mais são elegíveis ao PGWP.

Sendo assim, para o estudante internacional ser elegível ao PGWP, a instituição de ensino que estiver matriculado e concluido no Canadá, deve ser 100% pública.

Leia Mais: Career College no Canadá

Mudança na Permissão de Trabalho para Cônjuges

Acreditamos que essa mudança seja a mais impactante para famílias que planejam se mudar para o Canadá.

A partir de agora, a permissão de trabalho aberto, o chamado Open Work Permit – OWP estará disponível apenas para cônjuges de estudantes internacionais matriculados em programas de mestrado e doutorado, bem como programas nas áreas de medicina e direito.

Isso quer dizer que não é mais possível para a esposa ou esposo de um estudante de qualquer curso em College publico, solicitar uma permissão de trabalho aberta.

Para solicitar a permissão de trabalho para o cônjuge, o estudante principal deve estar matriculado em um programa de mestrado ou doutorado, ou ser estudante na área de medicina ou direito.

As novas medidas não afetam quem deseja ir para o Canadá passear ou estudar com os Vistos de Residente Temporário (TRVs) ou Autorizações Eletrônicas de Viagem (eTAs).

Leia Mais: Comprovação financeira para aplicar para o Study Permit

Mudanças Podem ser Benéficas a Longo Prazo

As mudanças propostas pelo governo canadense têm um impacto significativo na economia e nos negócios do país. 

As medidas visam conter supostos abusos cometidos pelas instituições de ensino no Canadá e também apoiar um crescimento demográfico sustentável no país.

O governo ressalta que os novos critérios “não são contra” a entrada de estudantes estrangeiros no Canadá.

O objetivo é conseguir que os futuros alunos recebam a educação de qualidade para a qual se matricularam.

Como toda mudança, o impacto de início tende a assustar, mas com o tempo certamente alternativas e novos caminhos vão surgindo.

Se você planeja estudar no Canadá converse com nossa equipe para que possamos lhe orientar e encontrar as melhores alternativas para seu projeto.

A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.

A Roda Mundo está fisicamente na cidade de São Paulo, mas estamos acostumados a atender estudantes de todo o Brasil a distância com a mesma qualidade.

VEJA TAMBÉM:

→ Como Estudar e Trabalhar no Exterior

→ Cursos de Marketing no Exterior

→ Pathway online para College no Canadá

→ MBA no Exterior

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here