A notícia da semana é “Canadá Limita Entrada de Estudantes Internacionais“.
Em 2024, o governo canadense fez um anúncio surpresa impondo restrições temporárias nas Permissões de Estudo para o país.
O governo de Justin Trudeau resolveu endurecer as medidas para a concessão de vistos, focando em quem planeja ir para o Canadá para estudar.
As medidas anunciadas são significativas para quem está planejando estudar no Canadá, então se é o seu caso, vale a pena conferir todos os detalhes a seguir.
Governo Canadense Impõe Limite Temporário para Permissões de Estudo
Primeiramente o Governo do Canadá estabeleceu um limite temporário, de dois anos, no número de permissões de estudo emitidas para estudantes internacionais.
Isso quer dizer o governo estipulou uma cota máxima para emitir study permits (permissões de estudos), para estudantes estrangeiros.
Em 2024, o número de permissões de estudo, ou seja, os vistos de estudante, aprovados será limitado a 360.000, o que representa uma diminuição de 35% em relação a 2023.
De acordo com o anúncio, cada província e território receberá uma cota máxima para emissão de permissões de estudo proporcional à sua população. No entanto, haverá diminuições mais significativas nas províncias onde a população de estudantes internacionais teve o crescimento mais insustentável.
A partir de agora, as províncias canadenses decidem como as permissões são distribuídas entre universidades e faculdades em sua jurisdição.
Esta cota para emissões de vistos de estudante, será mantida por dois anos e o número de vistos a serem emitidos em 2025 será reavaliado no final de 2024.
Este limite não se aplica a candidatos a permissões de estudo que se matricularem em cursos de Mestrado ou Doutorado e também a estudantes de high school (ensino médio).
Leia Mais: Comprovação financeira para o visto canadense
Exigência da Provincial Attestation Letter – PAL
As Províncias Canadenses é que decidem agora como as permissões de estudos serão distribuídas entre os Colleges (Privados e Publicos) e Universidades, as chamadas DLIs – Designated learning institution, de sua jurisdição.
Com isso, nas novas regras, o governo federal também exigirá que estudantes internacionais que solicitarem uma permissão de estudos, forneçam uma carta de chamada PAL – Provincial Attestation Letter.
Esta carta deve ser emitida pela província que o aluno vai estudar e deve ser solicitada antes do início do processo de pedido visto.
Esta medida entra em vigor imediatamente e as Províncias Canadenses já estão emitido as cartas PALs junto as instituições de ensino.
Mudanças nas Regras do PGWP
PGWP – Post Graduation Work Permit é uma permissão de trabalho posterior ao término do College no Canadá. Dependendo da instituição e área que estudar, ao terminar o curso, o aluno pode solicitar essa permissão de trabalho para ficar no Canadá.
Veja os novos requisitos e critérios para elegibilidade ao PGWP após terminar os estudos no Canadá:
Para Graduados em Bacharelado, Mestrado ou Doutorado:
- Requisito de Proficiência Linguística: É necessário comprovar habilidades em inglês ou francês com, no mínimo, nível 7 no Canadian Language Benchmarks (CLB) para inglês ou no Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC) para francês, em todas as quatro competências linguísticas.
- Requisito de Área de Estudo: Todos os campos de estudo são aceitos. Não há restrições adicionais relacionadas ao programa cursado.
Para Graduados de Outros Programas Universitários:
- Requisito de Proficiência Linguística: É obrigatório demonstrar habilidades em inglês ou francês com um nível mínimo de CLB 7 para inglês ou NCLC 7 para francês, em todas as quatro competências linguísticas.
- Requisito de Área de Estudo: É necessário que o programa cursado esteja em uma área de estudo qualificada.
Para Graduados em Colleges ou Programas Não Listados Acima:
- Requisito de Proficiência Linguística: Você deve comprovar conhecimento de inglês ou francês com, no mínimo, nível 5 no CLB para inglês ou no NCLC para francês, em todas as quatro competências linguísticas.
- Requisito de Área de Estudo: O programa concluído deve estar em uma área de estudo qualificada. As áreas de estudo qualificadas estão agrupadas em cinco categorias principais:
- Agricultura e Agroalimentos
- Ciências da Saúde
- Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)
- Profissões Técnicas e Especializadas
- Transporte
Certifique-se de que seu programa de estudo se enquadre em uma dessas categorias para atender aos requisitos. Essa divisão garante que os formados sejam direcionados a setores prioritários no mercado de trabalho canadense.
Leia Mais: Career College no Canadá
Mudança na Permissão de Trabalho para Cônjuges
Acreditamos que essa mudança seja a mais impactante para famílias que planejam se mudar para o Canadá.
A partir de agora, a permissão de trabalho aberto, o chamado Open Work Permit – OWP estará disponível apenas para cônjuges de estudantes internacionais matriculados em programas de mestrado e doutorado, bem como programas nas áreas de medicina e direito.
Isso quer dizer que não é mais possível para a esposa ou esposo de um estudante de qualquer curso em College publico, solicitar uma permissão de trabalho aberta.
Para solicitar a permissão de trabalho para o cônjuge, o estudante principal deve estar matriculado em um programa de mestrado ou doutorado, ou ser estudante na área de medicina ou direito.
As novas medidas não afetam quem deseja ir para o Canadá passear ou estudar com os Vistos de Residente Temporário (TRVs) ou Autorizações Eletrônicas de Viagem (eTAs).
Leia Mais: Comprovação financeira para aplicar para o Study Permit
Mudanças Podem ser Benéficas a Longo Prazo
As mudanças propostas pelo governo canadense têm um impacto significativo na economia e nos negócios do país.
As medidas visam conter supostos abusos cometidos pelas instituições de ensino no Canadá e também apoiar um crescimento demográfico sustentável no país.
O governo ressalta que os novos critérios “não são contra” a entrada de estudantes estrangeiros no Canadá.
O objetivo é conseguir que os futuros alunos recebam a educação de qualidade para a qual se matricularam.
Como toda mudança, o impacto de início tende a assustar, mas com o tempo certamente alternativas e novos caminhos vão surgindo.
Se você planeja estudar no Canadá converse com nossa equipe para que possamos lhe orientar e encontrar as melhores alternativas para seu projeto.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.
A Roda Mundo está fisicamente na cidade de São Paulo, mas estamos acostumados a atender estudantes de todo o Brasil a distância com a mesma qualidade.