A expressão “7 cumes” é usada para destacar as montanhas mais altas dos 5 continentes. Este “conceito” foi criado pelo norte-americano Richard Bass, em 1985. Este escalador escolheu os sete pontos mais altos dos continentes, escalou essas montanhas e depois escreveu um livro.
A experiência realizada por Richard tem inspirado atletas profissionais e amadores do mundo inteiro. O projeto “7 cumes” é hoje um dos principais roteiros de montanhas do mundo.
Quer conhecer as montanhas mais altas dos 5 continentes? É só dar uma olhada a seguir.
1 – Everest (Ásia) – 8.844 metros
O Everest é a mais famosa e mais alta montanha do mundo.
Escalar o Monte Everest é o desejo de muitos alpinistas de diversas partes do mundo. Apesar disso essa escalada é um risco e pode colocar a vida do alpinista em grande perigo.
Estima-se que mais de 8.000 pessoas tentaram escalar a montanha até 2018. Destas, apenas pouco mais da metade tiveram sucesso. Enquanto que 288 morreram tentando.
As estatísticas também indicam que pelo menos uma pessoa morreu no Everest por ano desde 1969, exceto em 1977.
O Monte Everest é de longe a montanha mais desafiadora e mortal do mundo. Mas por que será com que essa montanha seja tão mortal? Um dos fatores é doença de altitude causada pela insuficiência de oxigênio. Essa doença pode causar edemas cerebrais e pulmonares.
Outro grande problema são as avalanches principalmente nas chamadas zonas de morte, pontos mais altos da montanha. Sem falar claro da baixinha temperatura que pode chegar até -60º Celsius.
2 – Aconcágua (América do Sul) 6.962 metros
A região de Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a maior cadeia de montanhas do mundo em comprimento. E é nela que está o ponto mais alto das Américas, o monte Aconcágua.
O monte Aconcágua faz parte das Montanhas mais altas dos 5 continentes e atrai montanhistas de todo o mundo. São atletas amadores e profissionais buscando superar seus próprios limites.
Suas paredes de gelo fazem desse monte uma das escaladas mais perigosas do mundo. O principal desafio dos alpinistas é o clima seco e as fortes rajadas de ventos.
3 – Denali (América do Norte) – 6.194 metros
Denali, que significa “A Maior” é um monte também conhecido como McKinley e está localizado no Alasca, Estados Unidos.
O Denali é uma das montanhas mais altas dos 5 continentes e assim a montanha mais alta da América do Norte, com 6.194 metros de altitude.
Em 1913, p 1º ser humano chegou pela primeira vez ao cume (ponto mais alto) do Monte McKinley. O feito foi realizado por uma expedição liderada pelo alpinista e também padre americano chamado Hudson Harper.
Pelo fato do Alasca estar ditante da linha do Equador, os dias e noites durante a subida da montanha são bem mais frios. a temperatura mais baixa registrada no topo do Monte McKinley foi de 73°C. Devido a isso além da grande altitude seus alpinistas sofrem muito com as quedas bruscas de temperatura.
4 – Kilimanjaro (África) – 5.895 metros
O Kilimanjaro significa ” a montanha sem fim” e é considerada a maior montanha da África! Localizado no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia, o Kilimanjaro tem altura de 5.895 metros.
O Kilimanjaro é protegido por um parque chamado Parque Nacional do Kilimanjaro. O parque é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Chamado carinhosamente de “Kili”, a região onde fica o Monte Kilimanjaro é destino de muitos turistas que buscam subi-lo em excursões guiadas. Estima-se que, anualmente, aproximadamente 20 mil pessoas buscam alcançar o topo da montanha.
Um dos destaques do Kili é a surpreendente diversidade ecológica no decorrer do caminho da escalada. É possível ver 5 diferentes zonas de vegetação. Isso acontece devido as mudanças de altitude nas encostas da montanha.
5 – Elbrus (Europa) – 5.642 metros
Apesar de se tratar da montanha mais alta da Europa e um dos cobiçados “7 Cumes”, o Monte Elbrus é um pouco mais acessível, se compararmos ao Everest, por exemplo.
Isso porque a montanha não é considerada por grandes dificuldades técnicas. Com isso até mesmo aventureiros com menos experiência em grandes montanhas podem se aventurar na mesma. Claro que o aventureiro deve estar muito bem preparado fisicamente.
Com 5.642 metros de altitude, o Elbrus é um vulcão inativo, sendo o ponto mais alto da cordilheira do Cáucaso. Esta cordilheira é uma cadeia rochosa no sul da Rússia, próxima ao mar negro.
Para chegar ao Monte Elbrus é necessário sair de Moscou, mas se puder aproveite pelo menos um dia na belíssima cidade de São Petersburgo. Mais para frente vale a pena curtir alguns dias no charmoso vilarejo de Terskol de onde se avista a montanha e se concentram aventureiros do mundo todo.
A ascensão da montanha é perigosa e um pouco complicada, mas não impossível. Sempre arrumam um jeito de escalar as montanhas por aí e com o Elbrus não seria diferente.
6 – Vinson (Antártida) – 4.892 metros
O monte Vinson é o ponto mais alto da Antártida está localizado nas montanhas Ellsworth, considerada uma das mais remotas do mundo.
O Maciço Vinson, como também é conhecido, está localizado a cerca de 1.200 km do pólo sul e está entre os renomados “Sete cumes”. As temperaturas nas montanhas giram em torno de -30º Celsius tornando-o um dos mais frios dos Sete Cumes.
O melhor período para escalada é considerado de dezembro a fevereiro, durante o verão Antártico. Neste período as temperaturas sobem e ficam na média -20 ° Celsius e o sol aparece 24 horas por dia.
A subida até o cume leva cerca de 10 dias e pouco mais de 1.000 alpinistas escalaram essa montanha, muito menos do que as outras montanhas mais altas dos 5 continentes.
7 – Pirâmide Carstensz (Nova Guiné) – 4.884 metros
A Pirâmide Carstensz (ou Puncak Jaya, em indonésio) é o ponto mais alto da Oceania e está localizado na ilha da Nova Guiné, mais precisamente na província indonésia da Papua.
Para escalar essa montanha o participante precisa ter o curso de escalada em rocha nível 1 ou experiência em escalada em rocha. Isso porque a escalada é realizada por paredes rochosas com nível de dificuldade até de quarto grau.
A montanha é considerada a mais selvagem dos sete cumes, pois coloca o aventureiro em contato com tribos locais ainda preservadas e com costumes bem próprios.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado em Intercâmbio
[…] AS MONTANHAS MAIS ALTAS DOS 5 CONTINENTES […]
O mais alto que subi,foi um prédio,que eu trabalhava,13 andar,por seis meses,o elevador ,tinha muitos problemas,tinha q usar a escada,constantemente.