Vamos falar de belezas naturais paradisíacas? A dica do Blog Roda Mundo é pra quem deseja aproveitar um destino brasileiro e descobrir cenários exuberantes. O local escolhido para te ajudar a programar sua próxima viagem dos sonhos é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nesse post reunimos as principais atrações dos Lençóis Maranhenses e a melhor época para programar sua viagem.

Confira e programe-se! A hora é agora 😉

O que fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses, um paraíso no nordeste brasileiro

Localizado no Nordeste brasileiro, no litoral oriental do estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Com uma área de mais de 150 mil hectares, é o maior campo de dunas do Brasil, considerado um verdadeiro paraíso escondido.

Grande em tamanho e beleza, o destino oferece atrações para todos os públicos e recebe visitas de turistas do mundo inteiro.

Agora se a sua principal preocupação é sentir a brisa do vento, a areia macia e o toque refrescante das lagoas de água cristalina, você acertou em cheio. A imensidão dos Lençóis Maranhenses contam com características naturais do bioma do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia, sendo as dunas e as lagoas, seus principais atrativos. Resumindo, você será surpreendido com tanta beleza natural e diferentes possibilidades de atividades.

As atrações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Tem muita coisa para fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, entre as opções estão: Caminhadas, Observação de fauna, Piquenique nas áreas abertas, banhos nos lagos, esportes náuticos, passeios de bicicleta, além de direção fora de estrada pelas dunas.

Dicas de como aproveitar as belezas do Lençóis Maranhenses

Trilhas, lagoas e esportes radicais – Para começar, Barreirinhas é a porta de entrada mais conhecida dos Lençóis Maranhenses e fica a cerca de 250 km de distância da capital São Luís. A cidade é banhada pelo rio Preguiças, que além de contar com a presença do bicho-preguiça, motivo de seu nome, possui águas escuras.

Nessa imensidão de área do parque, os turistas podem aproveitar o contato com as lagoas, povoados locais e o famoso encontro do Rio Negro com o mar. Entre os opções de passeios estão o Circuito da lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa da Esperança, visita ao povoado Atins, além do roteiro da Foz do Rio Negro e lagoa verde.

ESPORTES DE AVENTURA NOS LENÇÓIS MARANHENSES

É no povoado de Atins que os praticantes de esportes radicais se encontram. Entre as práticas mais comuns do local estão o kite-surf, wind-surf, caiaque, stand up padlle, passeios de bicicleta, surf, entre outros. E aí, qual deles você encara?

Outo grande destaque da região fica por conta do encontro do rio Negro com o mar. No local, o visitante pode repor as energias com um banho de cachoeira a beira mar. O cenário é incrível.


Encontro do rio Negro com o mar

O PARAÍSO ESCONDIDO NOS LENÇÓIS

Também é possível acessar o parque de uma forma mais particular, pela cidade Santo Amaro, conhecida como “paraíso escondido dos Lençóis”. O acesso pouco explorado por turistas oferece contato com a natureza praticamente intocada. O Trajeto é feito por veículos 4×4 e dura cerca de 1h30.

O que fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O ponto alto dessa área é a Lagoa da Gaivota, considerada uma das mais belas paisagens do Parque. Perfeita para a observação de aves.

Já para quem é fã de esportes, há a opção de seguir o circuito pelas lagoas da Andorinha, do Cajueiro, até chegar a Lagoa do Maçarico, indicada para a prática de kitesurf. Outra opção é a Praia da Travosa, com campo de Dunas. Em abril, acontece na praia um campeonato regional de surf.

Por último, deixamos uma das mais interessantes atrações do destino: a zona primitiva. É ideal para programar caminhadas que podem durar uma semana. Durante o percurso, feito a pé, pelas praias e dunas, você vai aproveitar inesquecíveis experiências, como banhos nas lagoas e interessantes pernoites nos povoados locais.

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

A hora é agora. O período de maio a setembro é o mais indicado para visitação. Isso porque o período de chuvas acabou e as lagoas e os rios estão com o nível máximo, permitindo aos turistas realizar melhor as atividades propostas.

Vai programar sua viagem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses? Antes de mais nada, é preciso fazer os passeios em segurança. Conte com a ajuda do Roda Mundo para curtir todas as possibilidades desse destino incrível.

O que fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Você também vai gostar disso!

→ NORONHA E SEU DESTINO

→ INTERCÂMBIO NA ÁFRICA DO SUL

→ ESTUDE E TRABALHE NA AUSTRÁLIA

→ ESTUDE E TRABALHE NA NOVA ZELÂNDIA

→ PROMOÇÕES DE INTERCÂMBIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here