Início Destinos Estados Unidos Community College nos EUA

Community College nos EUA

13116
0

Você já deve ter ouvido falar em instituições de ensino chamadas de Community College nos EUA.

As Community Colleges, ou “faculdades comunitárias”, nem sempre foram vistas com bons olhos, pois apesar de serem instituições de ensino superior, possuem uma estrutura física menos robusta quando comparadas as universidades. Por serem menores, era comum também as pessoas associarem a uma falsa ideia de qualidade de ensino inferior. 

Desta forma, este “pré conceito” representa um equívoco, já que iniciar os estudos acadêmicos em uma Community College aumenta de fato, as chances de um estudante ser admitido como aluno de transferência para as mais competitivas universidades dos Estados Unidos, na busca de seu bacharelado.

Este post vai te explicar mais sobre os Community Colleges americanos e seus inúmeros benefícios. Quem sabe você não descobre que é este o caminho que sempre procurou :).

O que são Community Colleges nos EUA?

Podemos dizer que o Community College nos EUA é um segredo guardado a 7 chaves. Isso porque oferece muitos benefícios que muita gente desconhece.

De forma pratica, os Community Colleges são instituições públicas americanas de ensino superior, ou seja, faculdades e que oferecem cursos com duração de 2 anos em diferentes áreas.

Os EUA são formados por 50 estados e estes estão subdivididos em Condados (em inglês county). Cada condado americano é responsável em educar sua região e por isso estabelece seu Community Colleges a fim de atender e educar a comunidade local em nível superior.

O programa de 2 anos, oferecido pelos Community Colleges nos EUA, se chama Associate Degree Diploma.

As matérias que você estuda nesses 2 anos contam como créditos para universidades americanas. O processo de admissão é menos concorrido e os custos para estudar em um Community College são bem mais baixos do que estudar em uma universidade.

Os US Community Colleges estão vindo com tudo e cada vez mais os brasileiros estão se informando sobre os benefícios trazidos pelo sistema educacional que oferece.

Leia Também: Universidade e College no Canadá

Como funciona o Community College nos EUA

estudar em um Community College nos EUA

Em geral os dois primeiros anos do ensino superior americano tem o perfil educacional mais holístico. Isso quer dizer que tanto em uma Universidade quanto em um College americano, o aluno precisa percorrer, nos dois primeiros anos, matérias gerais, o chamado General Education.

Já no terceiro ano o aluno declara seu “Major” que é a área de estudo escolhida para se focar e se especializar na graduação.

Desta forma você pode começar seu ensino superior nos EUA fazendo o Associate Degree de dois anos, oferecido pelos Community Colleges nos EUA e depois partir para uma graduação usando esses créditos.

O Associate Diploma é muito utilizado tanto pelos alunos americanos quanto por estudantes internacionais, como porta de entrada para Universidades Americanas.

Fatos interessantes sobre os Community Colleges:

  • Community College são faculdades comunitárias públicas de dois anos;
  • Existem mais de 1.000 Colleges comunitários nos EUA;
  • 45% dos alunos de graduação dos EUA frequentam Community Colleges;
  • Os Community Colleges dos EUA matriculam mais de 86.000 alunos internacionais;
  • Diploma que serve como “Pathway” para uma universidade;
  • Os Community Colleges custam, em geral cerca de 50% menos que uma Universidade.

Do Community College para a Universidade nos EUA

Community College nos EUA

O Community College nos EUA oferece o famoso caminho universitário 2+2. Ou seja, você pode fazer 2 anos em um Community College e depois pedir transferência para + 2 anos para uma Universidade americana, obtendo um bacharelado de 4 anos. A certificação final será de uma universidade tradicional dos Estados Unidos.

Sabemos que pode ser muito difícil ser aceito por uma universidade tradicional americana já que seu processo de admissão é mais rigoroso. É ai que o Community College entra, aumentando as chances de conseguir entrar em uma instituição de prestígio nos EUA.

Quanto melhor for suas notas do Diploma do Community College, mais chances terá de ser aceito em uma Universidade Americana.

É fato também que alunos dos US Community Colleges tem prioridade para as universidades, principalmente se for o mesmo estado americano.

Estudar em um Community College é um caminho muito interessante para quem sonha em obter um bacharelado de uma universidade Top 100 dos Estados Unidos. Isso porque o Community College oferece mais visibilidade para chegar a Universidades mais difíceis de ingressar.

Leia Também: Colleges com estágio Co-op no Canadá

Por que vale a pena estudar em um Community College nos EUA?

Confira os principais benefícios de estudar em um Community College nos Estados Unidos:

  • Processo de admissão mais flexível
    Os requisitos de admissão para se candidatar a um Community College são menos rígidos se comparado aos de uma universidade. Devido a isso, o Community College pode ser usado como ponte para estudantes que ainda não se qualificam para se candidatar a uma universidade americana mais tradicional.

  • Não exigência do exame SAT
    O SAT – Scholastic Aptitude Test é um Teste de Aptidão Escolar, uma espécie de Enem, e geralmente solicitado em processos de admissão de universidades americanas. Para se candidatar a um Community College geralmente não é exigido o SAT.

  • Aceitação de GPA mais baixo
    GPA é a média das notas/créditos que o aluno obteve no ensino médio. Universidades americanas mais tradicionais costumam admitir alunos com o GPA mais alto. Desta forma o Community College pode atender esses alunos que tiveram notas mais baixas no ensino médio. Assim o estudante pode compensar essas notas, utilizando os créditos estudados no Community College para assim ter mais chances de ingressar em uma universidade mais prestigiada.

  • Nível de inglês exigido mais baixo
    Os Community Colleges possuem requisitos mais baixos em relação a testes de inglês oficiais como o TOEFL e IELTS, se comparado a universidades americanas. Sendo assim, o estudante estrangeiro de um Community College pode também melhorar ainda mais o inglês para se sentir mais confortável quando entrar em uma universidade.

  • Custo mais baixo para estudar
    Estudar e um Community College é mais barato que estudar em uma Universidade americana. Por isso se fizer os dois primeiros anos em um Community College e depois transferir para uma universidade, seu gasto médio será bem menor do que fazer os 4 anos somente na Universidade.

  • Aulas ministradas por “Professors”
    Os professores que lecionam nos Community Colleges possuem doutorado.

  • Turmas reduzidas
    As classes no Community College são menores o que proporcionam mais atenção ao aluno, o que pode ser muito importante para a adaptação de alunos internacionais que visam estudar em universidades.

Como entrar em um Community College nos EUA?

Para se candidatar a uma vaga em um Community Colege, o estudante brasileiro precisa comprovar a principio:

– 2º grau completo com média de notas acima de 6.0 em uma escala de 0 a 10;

– Nível de inglês correspondente a nota 5.5 no exame IELTS.

Consulte a Roda Mundo para mais detalhes sobre o processo de admissão.

Quanto custa um Community College nos EUA?

Community College nos EUA

Como citado anteriormente, o investimento financeiro mais baixo é uma das principais vantagens de começar o ensino superior nos EUA, através de um Community College.

O ano letivo nos Community Colleges é contabilizado de acordo com os créditos estudados durante o período.

Cada crédito/matéria de um curso em um Community College nos EUA é chamado de “unit” e o preço do programa é cobrado de acordo com os créditos estudados.

Em geral em 1 ano letivo os estudantes completam 30 créditos.

Um ano letivo em um Community College tem média de preço de USD10.300,00, bem mais em conta do que uma universidade mais tradicional.

Leia Também: Destinos para estudar e trabalhar no Exterior

Qual Community College escolher?

Existem muitos Community Colleges espalhados por todo o país, mas a Roda Mundo destaca as instituições no Estado da Califórnia, nos EUA.

Primeiramente pelas localizações tão privilegiadas que agradam tanto o brasileiro e depois por dar mais chances a transferências para universidades prestigiadas como as famosas UCs – Universities of California ou as State Universities.

O nível acadêmico exigido para ingressar nas famosas universidades é geralmente muito alto. Desta fora os créditos estudados em um Community College no mesmo estado são geralmente bem aceitos pelas universidades. E claro, mesmo estudando em um Community College na Califórnia, o estudante pode tentar transferência para qualquer universidade do país.

Leia Mais: Fazer Universidade nos Estados Unidos

Quais os Community Colleges indicados na Califórnia?

A Roda Mundo representa os Colleges of Contra Costa localizados na área que abrange a Baía de San Francisco, na Califórnia.

Todos os Colleges tem fácil acesso a cidade de San Francisco assim como a todos os maravilhosos destinos do estado da Califórnia.

O mais interessante desses Community Colleges citados na Califórnia é o fato de terem parcerias com famosas universidades como UC Irvine, UC Santa Barbara e UC Davis.

Conheça mais sobre os Colleges of Contra Costa:

  • Contra Costa College – CCC
    Community College localizado na área urbana da Baía de San Francisco a 17km de Berkeley e a 32km de San Francisco. Seu campus é culturalmente diverso com estudantes provenientes de diferentes nacionalidades. Cerca de 50% de seus estudantes internacionais conseguem transferências para renomadas universidades cmo UC Berkeley, UCLA UC Davis e UC Santa Barbara.

  • Diablo Valley College – DVC
    Community College localizado no subúrbio da Baía de San Francisco e cerca de 50km de San Francisco. Possui + de 70 clubs para seus estudantes. É considerada o Community College número 1 em transferências de estudantes internacionais para a famosa UC Berkeley. Em média, 38% dos alunos internacionais transferidos (mais de 1.000 alunos) foram admitidos na UC Berkeley desde 2010.
  • Los Medanos College – LMC
    Community College localizado no subúrbio da Baía de San Francisco e a cerca de 70km de San Francisco. Foi considerado o 6º melhor Community College dos EUA pela College Choice Magazine e Top 150 US Community College pela The Aspen Institute. Oferece aprendizagem experiencial nas áreas STEM, ou seja, ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Permissão de trabalho nos Estados Unidos – OPT

Community College nos EUA

Para estudar em um Community College nos Estados com o passaporte brasileiro, é preciso solicitar aqui no Brasil, o visto de Estudante americano F1.

Ao finalizar o programa de estudos em um Community College, é possível solicitar a permissão OPT – Optional Practical Training.

O OPT é uma autorização de trabalho temporária que permite que estudantes com o Visto F-1 tenham experiência prática de trabalho em sua área de estudo, posterior a graduação.

O objetivo do OPT é oferecer treinamento prático ao estudante visando complementar seus estudos acadêmicos.

O interessante é que o estudante tem 2 chances de solicitar o OPT, uma ao terminar o Community College de 2 anos e outra depois de terminar a universidade.

Leia Mais: Como funciona o OPT nos Estados Unidos

Gostou de conhecer mais sobre os Community Colleges nos Estados Unidos e seus benefícios? Fale com a Roda Mundo pelo WhatsApp caso tenha dúvidas.

Comece agora mesmo seu planejamento para fazer seu intercâmbio nos Estados Unidos.

A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no exterior.

Oferecemos também assessoria do pedido de visto americano, que é nossa especialidade.

Receba contato de um consultor especializado preenchendo o formulário abaixo.

VEJA TAMBÉM:

→ Tudo sobre College no Canadá

→ College em Montreal, Quebec

→ Estudar e Trabalhar em Dubai

→ Pathway online para College no Canadá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here