A Espanha é um país fascinante, tem desde praias deslumbrantes, até cidades históricas, montanhas e vilarejos. Como as opções de passeios são inúmeras é importante ter uma ideia de itinerário para não se perder durante sua viagem ao país. Um dos roteiros mais interessantes que a Espanha oferece é a rota Dom Quixote!

O romance mais famoso de Miguel de Cervantes é a história de Dom Quixote, um enredo de cavalaria que retrata um nobre que viveu viajando através de livros até que um dia “enlouqueceu”, se vestiu de cavaleiro e saiu pela Espanha montado em seu cavalo Rocinante em busca de aventura.

Seguir os passos desse cavaleiro andante é bem interessante. Você vai conhecer cadeias de montanhas com moinhos de vento, castelos, praças históricas e muitas outras paisagens espanholas. Quem leu a obra vai aproveitar muito mais o passeio, porque vai redescobrindo a história durante o trajeto. O roteiro acontece na região central da Espanha, na área conhecida como Castilla de La Mancha. Os lugares que fazem parte da rota Dom Quixote são sinalizados com uma pequena plaquinha verde e todos eles remetem a algum pedaço da história.

O Campo da Criptana é o lugar onde Dom Quixote travou a lendária batalha com os gigantes e Toboso a casa da sua amada Donzela Dulcinéia.

Os que são apaixonados pela obra também poderão visitar o local onde Cervantes começou a escrever o livro, a Cueva Del Medrano em Argamasilla Del Alba. Nesse pequeno povoado você também deve visitar a Igreja de São João Batista e a casa de Sansón Carrasco.

A rota Dom Quixote passa por 148 cidades em mais de 2.000 quilômetros de caminhos históricos, estradas e cidades. A rota oficial é dividida em 10 itinerários e 56 etapas que vão conectar as principais partes da obra de Cervantes.

Veja abaixo os 10 itinerários da rota Dom Quixote.

1. De Toledo a São Clemente

A primeira etapa da rota Dom Quixote é em Toledo, que é capital da Castilla de La Mancha e Patrimônio da Humanidade reconhecido pelo Unesco. É nessa parte do roteiro que os viajantes encontram os famosos moinhos de vento!

Estrada dos moinhos de vento.

2. De São Clemente a Villanueva de Los Infantes

Nesse itinerário você conhecerá alguns dos monumentos mais importantes da região da Mancha e também conhecerá alguns dos maiores lagos da Espanha.

Escultura em Villanueva de los Infantes.

3. De Villanueva de Los Infantes a Almagro e Catalavra La Nueva

Na terceira parte da rota você chegará até as fronteiras da Mancha e caminhará pelas cordilheiras, onde Quixote planejava suas aventuras.

4. Valle de Alcudia a Campo de Catalavra

Essa parte do roteiro é cheia de natureza, você entrará em contato com vulcões, mananciais, vinhedos e campos. Aqui, você também verá castelos e fortalezas que foram importantes na história espanhola.

5. Albacete, Alcaraz e Bienservida

Albacete é a cidade mais povoada de Castilla de La Mancha e, por isso vale a visita. A rota também conta com uma linha ferroviária que entra na serra de Alcaraz e vai até os limites de Serra Morena.

Cidade de Albacete.

Veja também: 6 lugares no mundo para conhecer antes de morrer

6. La Roda e Los Campos de Montiel

As belezas naturais desse trecho vão te maravilhar! Esse itinerário começa nos limites da Mancha e passa por cânions de rios, como o Júcar.

7. Campo de Criptana a Tomelloso

Nesse itinerário, moinhos de vento aparecem novamente e vão se dispersando através das colinas das montanhas da Serra da Paz.

8. Almagro a Toledo

Esse trajeto começa no rio Jabalón, onde existem crateras e antigas bacias de lagos e continua ao longo de uma rota que hoje é usada para o transporte de animais.

Rua em Almagro.

9. Esquivias, Illescas e Carranque

Nessa parte do roteiro você poderá visitar a casa onde viveu Cervantes.

Casa de Miguel de Cervantes.
Turistas costumam tirar fotos com as famosas esculturas em frente à casa de Cervantes.

10. La Hoz Del Rio Dulce, Siguenza e Atienza

O ponto forte desse trecho é a arquitetura românica.

Plaza Mayor de Siguenza.

Curtiu o post? Quer mais sugestões de itinerários pelo mundo? Deixe sua sugestão nos comentários.

 

Veja mais:

 

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here