Este post explica os passos e documentos necessários para pedir o Visto para Estudar e Trabalhar em Malta.
Para poder estudar e trabalhar em Malta o brasileiro deve se matricular em um curso com duração superior a 3 meses. Recomendamos o mínimo de 6 meses de curso. O curso a ser realizado em Malta pode ser de inglês ou de ensino superior.
O visto de estudante deve ser solicitado no Brasil antes do embarque. Confira mais detalhes a seguir.
QUANDO PEDIR O VISTO PARA TRABALHAR EM MALTA?
Se você vai para Malta passear ou estudar por até 3 meses, não é necessário pedir um visto previamente no Brasil. O visto será e turista e dado na entrada da área Schengen.
Com o visto de turista em Malta, você poderá permanecer no país e na área schengen por até 90 dias. Nesse caso do visto de turista, não há permissão para trabalhar legalmente.
Se o curso a ser realizado em Malta tiver duração superior a 3 meses, ou seja, mais de 14 semanas, é preciso solicitar o visto de estudante no Brasil, antes do embarque.
Recomenda-se pelo menos 6 meses de curso, se a intenção for trabalhar legalmente.
O visto de estudante para Malta permite trabalhar legalmente, meio período, durante os estudos e após adquirir uma oferta de trabalho.
Este visto de estudante para Malta se chama D-Visa. Com o visto aprovado no Brasil, o estudante pode partir para Malta e arrumar um emprego, ou seja, uma oferta de trabalho. O importante é não deixar de estudar.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O VISTO PARA ESTUDAR E TRABALHAR EM MALTA
Após se inscrever no programa de estudos, a escola de Malta será responsável pelo processo de aplicação inicial. A escola irá agendar uma data para o aluno se apresentar no escritório de apoio a imigração de Malta chamado VFS Global.
Recomenda-se pedir esse visto com 90 dias antecedentes ao embarque desejado.
O VFS Global é o escritório de apoio e que tramita os documentos para a imigração de Malta aqui no Brasil.
O aluno, deverá se apresentar na unidade da VFS Global de São Paulo para o processo final. Por enquanto o escritório disponivel fica em São Paulo e esperamos que abra opções em outras cidades do Brasil.
Os seguintes documentos devem ser apresentados pessoamente pelo estudante:
- Formulário de solicitação de visto, devidamente preenchido e assinado;
- Passaporte original + cópia de todas as páginas carimbadas;
- 1 Foto digital, tamanho e padrão do passaporte, fundo branco;
- Carta de aceitação da escola dentro das regras especificadas;
- Comprovante de pagamento do curso em totalidade e de pelo menos 2 semanas de acomodação;
- Comprovante de pagamento da taxa de visto;
- Extrato bancário com movimentação dos últimos 3 meses com saldo com valor sugerido;
- Se o aluno tiver um patrocinador (de preferência pai ou mãe), os documentos seguintes devem ser apresentados: Extrato bancário dos últimos 3 meses, carta de patrocínio em inglês assinada e com firma reconhecida (temos modelo), cópia do passaporte ou identidade do patrocinador;
- Seguro Médico internacional com cobertura de no mínimo EUR30mil Euros para emergência incluindo repatriação;
- Ticket aéreo. A volta da passagem deve ser para um destino fora da área schengen e não deve exceder 7 dias após a data de término do curso, indicada na carta de aceitação da escola. Se o curso for superior a 6 meses, não é obrigatório mostrar a passagem de retorno.
- Comprovante de reserva da acomodação (para no mínimo as 14 primeiras noites);
Estes documentos podem ser alterados pelo departamento de imigração. O oficial de imigração pode solicitar mais documentos dependendo da análise.
Leia Também: MBA em Malta
COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DE ESTUDANTE PARA MALTA
Como citado no tópico anterior, um dos documentos solicitados na aplicação do visto de estudante para Malta, é a comprovação financeira para se manter no país.
Falando em valores o valor a ser comprovado para o visto de estudante para Malta é:
– 26 Euros por dia se o aluno tem acomodação particular ou;
– 18Euros por dia se o aluno tem acomodação reservada e paga através da escola contratada.
Exemplo: um aluno tem reservado e pago 24 semanas de curso + 24 semanas de acomodação em uma escola em Malta.
Na hora do visto deve apresentar extrato bancário dos ultimos 3 meses com saldo atual correspondente a 3.240,00Euros (18Euros X 30 dias X 6 meses). Se o programa incluir férias, dece considerar mais esse período de comprovação financeira.
É sempre recomendável mostrar um valor a mais com uma certa folga.
É possível também mostrar o extrato bancário de um parente próximo de 1º grau acompanhado por uma carta de suporte financeiro em inglês. Consulte a Roda Mundo caso tenha dúvidas.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado
COMO SOLICITAR A PERMISSÃO DE TRABALHO EM MALTA?
Com o visto de longa duração em mãos o estudante pode viajar para Malta começar seus estudos e procurar um emprego.
Ao encontrar um emprego, o estudante deve solicitar uma permissão de trabalho. Só é possível pedir a permissão de trabalho depois de arrumar um emprego em Malta.
A permissão de trabalho deve ser geralmente solicitada no Jobsplus que é o departamento que regulariza o serviço público de emprego do país.
É preciso preencher um formulário de aplicação com dados do empregador e do trabalho que será realizado. Pode ser cobrado taxas para essa slicitação.
[…] -E você pode também estudar mais de 3 meses na am Language Studio e ter permissão para trabalhar legalmente em Malta. […]
[…] cursos com duração superior a 3 meses é necessário solicitar o visto em Malta. O bacana é que a escola Easy Malta auxilia o estudante neste pedido de visto. Vale lembrar que […]