Se você está pesquisando ou planejando um intercâmbio para a Irlanda, é importante saber como escolher a escola de inglês na Irlanda.

A Irlanda tem muitas vantagens para se fazer um intercâmbio. Além claro de estar na Europa, tem a principal vantagem de permitir que o brasileiro trabalhe legalmente com o visto de estudante irlandês, sem precisar tirar visto no Brasil.

O pedido de visto é realizado lá na Irlanda e é um procedimento menos burocrático e com menos riscos, se compararmos a outros países que permitem ao brasileiro trabalhar legalmente.

Toda essa facilidade de visto resulta infelizmente em algumas desvantagens: uma grande quantidade de brasileiros na Irlanda e muitas escolas de má qualidade.

Mas como fugir das escolas ruins e como realmente ter uma experiência de intercâmbio de verdade na Irlanda? Confira a seguir as dicas para você escolher a sua escola de inglês na Irlanda.

O BARATO SAI CARO

Como escolher a escola de inglês na Irlanda

Quem nunca se arrependeu de uma escolha que no final das contas acabou saindo mais caro?

Tem muita gente, mas muita gente mesmo que mora muitos meses na Irlanda e não sabe falar inglês bem. Esse estudante que não desenvolveu o inglês durante um intercâmbio na Irlanda provavelmente fez duas escolhas: optou por uma escola ruim e conviveu a maior parte do tempo só com brasileiros.

A gente sabe que nossa moeda, o Real, é desvalorizado perante o Euro (que é a moeda da Europa) e que o orçamento para fazer o intercâmbio pode estar bem justo. Mas às vezes gastando um pouquinho só a mais, a sua experiência pode ser totalmente diferente.

Investir seu dinheiro em uma escola muito barata pode sair mais caro a longo prazo, pois você vai demorar muito mais para atingir seus objetivos. Investir em uma escola de mais qualidade pode custar um pouco mais caro de início, mas seu inglês vai melhorar em muito menos tempo. O seu investimento pode assim ser menor a longo prazo, optando por uma escola de mais qualidade.

CERTIFICAÇÕES DAS ESCOLAS DA IRLANDA

como escolher a escola de inglês na Irlanda

As escolas de inglês da Irlanda passam de tempos em tempos por avaliações de órgãos certificadores que regulamentam as instituições de ensino no país.

Desta forma é muito importante checar se a escola que você está em vista para estudar na Irlanda possui as certificações importantes. Essas certificações e acreditações garantem que a escola segue regras e requisitos estabelecidos por esses órgãos certificadores.

A Roda Mundo destaca as principais certificações que devem ser checadas nas escolas da Irlanda:

Lista ILEP: ILEP é a sigla para “Interim List of Eligible Programmes”. Essa lista é feita pelo governo da Irlanda e muda de tempos em tempos. Esta lista informa as instituições de ensino assim como os programas de estudos que estão autorizados a receber estudantes estrangeiros, não europeus, dentro das regras da imigração irlandesa. A lista abrange todos os tipos de instituições como escolas de inglês e de ensino superior. Confira o link para acessar a lista ILEP Aqui.

ACELS: ACELS é a sigla para “The Accreditation and Coordination of English Language Services”. O ACELS é o órgão nacional irlandês responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento da inspeção e reconhecimento das escolas de inglês de toda a Irlanda. O ACELS faz uma lista das escolas inspecionadas e esta muda anualmente. A lista das escolas ACELS pode ser conferida Aqui.

MEI: A sigla MEI significa “Marketing English in Ireland”. A MEI é uma associação líder de escolas de inglês da Irlanda. Para a escola ser uma associada precisa passar por uma rigorosa inspeção, além de precisar seguir um rígido protocolo. Um dos principios da associação MEI é o Learner Protection que garante que o estudante irá concluir o curso de idioma contratado. As escolas associadas ao MEI podem ser checadas Aqui.

Leia Mais: Como funciona o Sistema Educacional da Irlanda

NACIONALIDADES EM SALA DE AULA

NÍVEL ACADÊMICO DO CURSO DE INGLÊS

Optar por uma escola que invista em vários mercados do mundo é também muito importante. A escola quando é boa se preocupa com a mescla de nacionalidades que possui em sala de aula.

Escolas muito baratas não costumam tem verba para marketing e assim não conseguem promover e receber estudantes de vários países. Acredite se quiser, há escolas na Irlanda que possuem 90% de estudantes brasileiros. Muita coisa né?

Conviver em sala de aula com alunos de diversas partes do mundo faz com que você melhore ainda mais o inglês e tenha aulas mais interessantes. Além disso alunos de diferentes nacionalidades permitem um convívio social mais intenso fora da sala de aula.

É geralmente na escola que você faz os amigos que vai conviver fora da sala de aula e até morar junto. Estar em uma escola com uma boa mescla de nacionalidades lhe dará a oportunidade de conhecer mais pessoas de diferentes países e esse convívio pode trazer uma bagagem cultural muito bacana, além claro da maior pratica do inglês.

→ Promoções para Estudar e Trabalhar na Irlanda

NÍVEL ACADÊMICO DO CURSO DE INGLÊS

NÍVEL ACADÊMICO DO CURSO DE INGLÊS

É importante também avaliar a preocupação da escola com a qualidade acadêmica do curso assim como dos professores.

Outro grande problema das escolas de inglês muito baratas na Irlanda é a baixa qualidade acadêmica dos cursos. Isso porque escolas muito baratas não costumam investir em metodologias de estudo ou ainda inovar em suas praticas de ensino.

Escolas de qualidade conseguem dividir melhor as classes em níveis de inglês diferentes ou seja, o aluno estuda em um sala realmente correspondente ao seu nível do idioma.

Outro ponto fundamental que deve ser considerado, é a qualidade dos professores. Escolas boas investem em seus professores e exigem mais qualificações dos mesmos. É muito frustante ter aulas com um professor despreparado e que não está habilitado para dar aulas de inglês, não é mesmo?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA INTERCÂMBIO NA IRLANDA

NÍVEL ACADÊMICO DO CURSO DE INGLÊS

O planejamento financeiro de um intercâmbio é muito importante, afinal você está investindo em sua educação e no seu futuro.

Se você se organizar com antecedência e tiver uma boa consultoria, conseguirá estudar em uma boa escola na Irlanda e assim atingir seus objetivos.

Em tempos de crise tanto agências quanto escolas no exterior podem fechar. Por isso desconfie de preços muito baratos. Desconfie de agências e escolas que oferecem preços muito abaixo da média pois pode ser uma forma de levantar o caixa.

Ter um contrato com uma agência de qualidade no Brasil lhe garante mais segurança. A Roda Mundo é uma agência Selo Belta especializada em intercâmbios destes 2007. Contratar uma agência de intercâmbio sólida e com boas referencias como a Roda Mundo é fundamental para você fazer um intercâmbio de qualidade e assim ter assistência até o final de sua viagem.

MELHORES ESCOLAS DE INGLÊS NA IRLANDA

Baseado nessas dicas importantes deste post de como escolher a escola de inglês na Irlanda, selecionamos as melhores escolas de inglês da Irlanda. Assim fica mais fácil para você escolher sua escola já sabendo que estas estão dentro dos critérios de qualidade.

Contate a Roda Mundo para mais informações e dúvidas

E-mail: contato@rodamundo.tur.br

WhatsApp: 11 98225-3300

Veja Também:

→ Promoções de Intercâmbio

→ Preparatório Pathway online para fazer College no Canadá

→ Estudar Inglês e trabalhar no exterior

→ Estudar e Trabalhar no Canadá

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here