É comum surgirem várias dúvidas sobre o destino escolhido na hora de viajar, principalmente se for a primeira viagem internacional. Cada país tem suas peculiaridades, costumes, leis e modos de vida, por isso, quanto mais informado você estiver sobre o lugar para onde estiver indo, melhor. Pensando nisso, separamos 5 dicas úteis para quem vai ao Reino Unido pela primeira vez. Confira a lista abaixo e aproveite ao máximo sua estadia na Terra da Rainha!

1. Quais países fazem parte do Reino Unido

Muita gente se confunde nessa hora, mas a gente explica. O Reino Unido é formado pela união de quatro países: Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Todos eles são regidos pela Coroa Britânica.

Também é importante saber a diferença entre Grã Bretanha e Reino Unido, porque é muito comum as pessoas pensarem que é a mesma coisa, mas não é. Grã-Bretanha é a designação usada para a ilha onde ficam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, que juntos são a maior parte do Reino Unido.

Uma curiosidade interessante é que juntos os quatro países do Reino Unido são menores do que São Paulo!

O Reino Unido é composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, e não faz mais parte da União Europeia.

2. Qual o dinheiro utilizado

A moeda utilizada em todo o Reino Unido é a Libra esterlina, ou como é conhecida em Inglês, pounds.

A moeda do Reino Unido é a Libra esterlina.

Confira mais: 7 curiosidades sobre Malta

3. Peça o Tax refund

Quando se faz compras no Reino Unido, em muitos casos você tem direito ao reembolso de parte do imposto pago pelos produtos comprados no país, o chamado VAT (Value added tax).

Estão qualificados a receber o reembolso os brasileiros que:

  • Morem fora do Reino Unido e da Europa;
  • Deixem o Reino Unido e a Europa com os bens adquiridos até três meses após a compra;
  • Ao deixar o Reino Unido ou a Europa, mostrem à alfândega os bens adquiridos, os recibos de cada um, e um formulário de reembolso do VAT preenchido e autenticado pela loja.

Há alguns itens que não são reembolsáveis e há um valor mínimo diário para compra para que o reembolso possa ocorrer, então fique de olho.

Não se esqueça de perguntar na loja se eles fazem o tax refund, quais as condições e, na hora de pagar, peça ao caixa que realize o procedimento. Algumas lojas fazem o reembolso na hora, mas na maioria dos casos, você apenas pega o formulário autenticado para levar à alfândega.

Quando se faz compras no Reino Unido, em muitos casos você tem direito ao reembolso de parte do imposto pago pelos produtos comprados no território.

4. Esteja com a vacinação em dia

Ter a cartela de vacinas em dia é fundamental para viajar. Apesar do Reino Unido não exigir nenhuma, é bom tomar a vacina para febre amarela, caso você planeje viajar por outros países da Europa.

Verifique as vacinas necessárias antes de viajar para determinados países da Europa.

5. Como se locomover

Como já dissemos antes, o Reino Unido inteiro não alcança o tamanho de São Paulo, por isso acaba sendo muito fácil se locomover por lá.

O trem é uma boa forma de viajar, mas pode sair um pouco caro. As companhias costumam dar descontos para quem compra a passagem com antecedência. Se andar de trem for a maneira mais prática para você, uma boa opção é comprar o season ticket , que dá acesso ilimitado aos trens durante um tempo determinado. Para viagens longas, além dos trens existem os coaches, que são similares aos nossos ônibus de viagens.

O trem é uma boa forma de viajar no Reino Unido.

Estudantes e menores de 25 anos podem adquirir uma carteirinha Railcard, com ela é possível ter descontos no valor das passagens.

Os ônibus são um jeito prático de percorrer distâncias curtas, já que táxis costumam ser caros. Para percorrer a cidade de ônibus, você pode comprar a passagem com o motorista ou ter as carteirinhas travel card e Oyster card. Também existe a opção de adquirir um season ticket caso sua estada seja longa. Informe-se sobre os preços e veja qual compensa mais, dependendo de quanto tempo pretende ficar.

Andar de bicicleta também é uma ótima opção, mas antes de se aventurar assim em uma cidade desconhecida é importante ler o Highway Code e checar quais são as rotas seguras. Além disso, é preciso obedecer todas as regras e sinalizações para carros, inclusive não pedalar bêbado.

Outra opção para se locomover é a bicicleta.

Curtiu as dicas? Quer mais alguma informação? Deixe nos comentários!

Veja também:

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here