Está planejando o seu intercâmbio para a Austrália mas ainda está com dúvidas sobre o visto de estudante australiano? A Roda Mundo Intercâmbio te explica tudo sobre o visto de estudante para a Austrália.
VISTO AUSTRALIANO
Desde de 2016 começou a valer o novo sistema de pedido de visto de estudante para a Austrália.
Sempre se imagina que o pedido deste visto ficou mais difícil, mas a boa notícia é que o processo foi simplificado. Aqui, a gente explica tim tim por tim tim. Saiba tudo!
O MODELO SIMPLIFICADO DE VISTO AUSTRALIANO
O novo modelo chama-se The Simplified Student Visa Framework (SSVF) em português, Sistema Simplificado de Visto de Estudante.
As novas medidas tornaram o processo de pedido de visto menos burocrático e tem como principal foco identificar estudantes genuínos, ou seja, pessoas que tem a real intenção de estudar na Austrália.
UM ÚNICO TIPO DE VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA
O novo sistema possui agora somente 2 tipos de vistos de estudante, sendo a subclasse 500 a que interessa aos estudantes brasileiros. Todos os estudantes que querem estudar na Austrália, independente do tipo de curso, devem solicitar este visto “Subclass 500”.
Os tipos de curso podem ser, por exemplo:
• ensino médio
• cursos de inglês
• cursos vocacionais
• graduação
• pós-graduação
• mestrado e
• doutorado
Leia Mais: Como estudar e trabalhar na Austrália
SISTEMA ONLINE PARA O PEDIDO DE VISTO DA AUSTRÁLIA
O pedido do visto australiano é feito obrigatoriamente online através de um sistema. O sistema online inclui perguntas sobre o candidato como: dados pessoais, dados da família, histórico acadêmico, histórico profissional, capacidade financeira, nível do inglês e detalhes do programa de estudos a ser realizado na Austrália.
A Roda Mundo Intercâmbio auxilia no preenchimento do formulário e pedido do visto. Entre em contato conosco!
CONFIRMAÇÃO DO CURSO NA AUSTRÁLIA – COE
Assim como no processo antigo, para pedir o novo visto de estudante online, o candidato já deve ter se matriculado e pago seu programa de estudos. Após ter sido aceito e ter feito o pagamento integral do programa de estudos, a instituição de ensino da Austrália irá emitir o documento que se chama COE (Confirmation of Enrolment). Só é possível dar entrada no pedido de visto de estudante após ter recebido o COE.
CRITÉRIO GS (GENUINE STUDENT)
Em 2024, o critério GTE (Genuine Temporary Entrant) foi substituido pelo requisito GS (Genuine Student).
O requisito GS é uma abordagem mais direcionada que substitui a antiga declaração GTE por perguntas específicas, proporcionando uma visão mais clara do candidato e suas motivações para estudar na Austrália.
No pedido de visto australiano o candidato deve responder a responder questões detalhadas, ao invés de submeter uma carta de motivação genérica.
Essas perguntas cobrem alguns tópicos, desde as condições pessoais do candidato até suas motivações de escolha da Austrália como o local de seus estudos, os benefícios do programa de estudos selecionado, entre outros aspectos.
O objetivo desta atualização por parte da imigração, é assegurar que somente aqueles candidatos que demonstram um compromisso autêntico com sua formação educacional na Austrália, sejam elegíveis para receber o visto de estudante.
Para ter o visto aprovado, o candidato deve preencher os requisitos estabelecidos pela imigração comprovando que ele tem realmente a intenção de estudar na Austrália.
Leia Mais: Mudanças no pedido de visto Australiano
SEGURO SAÚDE E EXAME MÉDICO PARA O VISTO DE ESTUDANTE DA AUSTRÁLIA
Continua sendo exigido que o estudante tenha o seguro saúde obrigatório do governo da Austrália, o OSHC (Overseas Student Health Cover). O seguro deve ser pago juntamente com os valores do programa de estudos e na aplicação do visto online deve se anexar este comprovante.
O exame médico também continua sendo obrigatório para candidatos que pretendem ficar na Austrália por mais de 6 meses. Para períodos inferiores a 6 meses, o exame médico pode ou não ser solicitado, no pedido de visto online.
PONTUAÇÃO PARA O PAÍS DE ORIGEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA AUSTRÁLIA
O novo sistema de visto utiliza uma metodologia de pontuação para avaliação de risco. Tanto os países que podem pedir este visto, no nosso caso o Brasil, quanto as instituições de ensino na Austrália, passarão por avaliações semestrais e terão notas sigilosas.
A combinação destas notas País de Origem X Instituição é que determinará a documentação que o candidato deverá mostrar. Quanto melhor a avaliação da instituição de ensino e do país do candidato, menos exigências de documentos terão que ser demonstrados.
O Brasil passou recentemente, em Setembro 2019, a ser Nível 1 de risco perante a imigração. Esta avaliação pode ser alterada pois a metodologia é reaplicada 2 vezes ano ano.
→ Conheça Aqui as melhores escolas de inglês na Austrália
INSTITUIÇÕES CADASTRADAS PELA IMIGRAÇÃO AUSTRALIANA
A fim de avaliar e manter a qualidade das instituições de ensino australianas foi elaborado uma lista de instituições de ensino cadastradas pela imigração, ou seja, que podem receber estudantes estrangeiros. As notas das instituições não são divulgadas.
COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DA AUSTRÁLIA
A imigração australiana continua querendo ter a certeza de que o candidato pode se manter na Austrália durante o período de seu programa de estudos.
A comprovação financeira pode ou não ser solicitada, baseado no sistema de pontuação das notas entre País de Origem X Instituição. De qualquer forma a imigração pode solicitar esta comprovação no pedido de visto.
Neste novo sistema de pedido de visto australiano, há duas principais formas de demonstrar esta capacidade financeira.
→ Clique aqui e saiba mais sobre a Comprovação financeira para o visto da Austrália.
COMPROVAÇÃO DE NÍVEL DE INGLÊS
Com exceção dos cursos de inglês (não combinados com cursos de ensino superior) e de programas de ensino médio (High School), pode ser necessário comprovar o nível do idioma inglês através de exames oficiais como IELTS, TOEFL e Cambridge.
Para cursos de ensino superior como VET (cursos técnico-vocacionais), graduação ou pós-graduação, a comprovação do nível de inglês pode ou não ser solicitada, baseado no sistema de pontuação das notas entre País de Origem X Instituição. Recomenda-se assim providenciar o exame para caso seja solicitado.
Veja as notas mínimas exigidas de acordo com o tipo de teste:
Tipo de Teste | Nota mínima exigida | Nota mínima exigida | Nota mínima exigida |
(quando o curso é combinado com o mínimo de 10 semanas de curso de inglês) | (quando o curso é combinado com o mínimo de 20 semanas de curso de inglês) | ||
IELTS | 6.0 | 5.5 | 5.0 |
TOEFL (internet) | 64 | 46 | 35 |
Cambridge English: Advanced | 169 | 162 | 154 |
Pearson Test of English Academic | 50 | 42 | 36 |
Occupational English Test | Deve ser aprovado no teste com B ou mais |
TRABALHAR LEGALMENTE NA AUSTRÁLIA
O estudante continua podendo trabalhar legalmente na Austrália com o visto de estudante. É permitido trabalhar legalmente até 48 horas a cada duas semanas.
Mesmo tendo a permissão para trabalhar legalmente, o estudante deve comprovar disponibilidade financeira no pedido de visto australiano. Além disso, o objetivo do trabalho na Austrália é de aperfeiçoar a experiência cultural no país.
MUDANÇA DE VISTO DE TURISTA PARA VISTO DE ESTUDANTE NA AUSTRÁLIA
É possível trocar o status de visto de turista para visto de estudante dentro da Austrália. Apesar disso, engana-se quem pensa que essa é uma alternativa mais fácil.
A análise do pedido de um visto de estudante dentro da Austrália para quem entrou como turista é bem mais rígida. Como o principal foco do novo visto de estudante é identificar se o candidato tem a real intenção de estudar na Austrália, ter entrado como turista pode não ser considerado um ponto positivo.
Além disso, mudar o visto de turista para estudante dentro da Austrália é uma alternativa bem mais cara. Para isso, é preciso pagar uma taxa adicional de AU$700,00 (dólares australianos). Lembrando que essa taxa pode ser alterada.
Se a intenção do candidato é de estudar na Austrália, a Roda Mundo recomenda solicitar o visto aqui no Brasil.
TEMPO DE PROCESSAMENTO DO VISTO DE ESTUDANTE DA AUSTRÁLIA
É possível solicitar o visto de estudante com até 4 meses de antecedência a viagem. O tempo de análise do pedido de visto por parte da imigração australiana é de cerca de 30 a 60 dias, podendo ser mais ou menos dependendo do processo.
A Roda Mundo recomenda que o candidato inicie o processo de matrícula e visto para a Austrália com pelo menos 3 meses anteriores a data de embarque.
Entre em contato com a Roda Mundo que nós vamos te auxiliar pedido de visto australiano.
Se depois de ler o texto tudo sobre o visto de estudante para a Austrália você ainda tenha ficado com alguma dúvida, não se preocupe. Nossa equipe vai te ajudar.
→ WhatsApp para tirar dúvidas: 11 98225-3300
→ E-mail Roda Mundo: contato@rodamundo.tur.br
[…] visto de estudante para a Austrália deve ser solicitado no Brasil. Para isso, é preciso se matricular em um curso reconhecido na […]
[…] VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA […]
[…] VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA […]
[…] que faça sentido a sua carreira e formação profissional. O estudante deve ter o perfil para solicitar um visto de estudante australiano através da inscrição em um curso […]
[…] Um outro motivo importante para escolher uma boa escola para estudar inglês na Austrália é para o pedido do visto de estudante australiano. […]
[…] o chamado Work Ready Program. A escola possui um departamento que auxilia o aluno que esteja com o visto de estudante australiano a se preparar para trabalhar em Sydney. O programa inclui orientação, preparação e auxilio na […]
[…] ainda para quem procura uma nova direção a sua carreira. Como o participante precisa estar com o visto de estudante australiano, tem permissão para trabalhar legalmente durante os […]
[…] Regras sobre o visto de estudante para a Austrália […]
[…] – Se matricular em um curso na Austrália com duração mínima de 14 semanas (recomendamos 5 meses ou mais pois é mais positivo para o pedido do visto). Com isso é preciso solicitar o visto de estudante australiano; […]
[…] VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA […]
[…] A Roda Mundo recomenda que o estudante opte por um curso com duração superior a 4 ou 5 meses, pois esse período é mais positivo e justificável para o pedido do visto de estudante australiano. […]