Intercâmbio de férias
Grupo de férias Roda Mundo.

Passar as férias no exterior, estudar um novo idioma e se divertir. Essa é a ideia do intercâmbio de férias para adolescentes. Voltados para crianças e adolescentes, em geral de 10 a 17 anos, esses programas exclusivos são pensados para que os estudantes desenvolvam não apenas o idioma, mas para que desenvolvam outras atividades e se divirtam durante a permanência no destino.

Apesar de ser um programa bastante procurado, ainda causa muitas dúvidas, principalmente entre os pais. É seguro? Como funciona? Quais as diferenças entre um programa teen e um intercâmbio regular? Neste post vamos explicar cada detalhe. Confira!

COMO FUNCIONA O INTERCÂMBIO DE FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

Os programas teen são uma forma mais exclusiva de fazer intercâmbio. São programas fechados, com duração pré-definida (geralmente de 2 a 6 semanas) e que acontecem nos períodos de férias aqui no Brasil.

Voltados para crianças e adolescentes, normalmente com faixa etária que varia entre 10 e 17 anos, esses programas oferecem um mix que combina o aprendizado de um novo idioma com atividades extras pré-definidas, de acordo com os interesses do estudante. Normalmente, são atividades de lazer, esportes, excursões e passeios pelo destino escolhido. Em um dos programas que acontecem na Inglaterra, por exemplo, o estudante pode escolher entre as seguintes áreas: arte e design, equitação, vela, atividades múltiplas, dança e golfe.

Durante um programa de férias teen os estudantes têm a oportunidade de ganhar mais do que a melhora do idioma e o intercâmbio cultural. Os passeios, excursões e atividades são projetados para os alunos desenvolverem habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança, ou seja, aptidões importantes para que tenham sucesso em suas vidas.

Um ponto bastante positivo é que grande parte dos intercambistas que participam destes programas são de outras nacionalidades, o que faz com que a experiência seja ainda mais interessante, já que haverá uma prática mais intensa do idioma no dia a dia, além de uma interação constante com outros estudantes da mesma idade, vindos de várias partes do mundo.

Este tipo de programa é uma excelente forma de testar como o aluno se comporta estudando no exterior. É uma maneira de saber se ele irá gostar do país, da experiência e se está pronto para um intercâmbio sozinho ou até mesmo para um High School.

COMO É A ACOMODAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FÉRIAS TEEN

O estudante poderá optar entre duas opções de acomodação, dependendo do programa escolhido: dentro do campus, ou seja, o estudante mora no mesmo lugar em que irá estudar, ou homestay, que é uma casa de família.

As duas opções são positivas e oferecem benefícios ao intercambista. Nos dois casos, todas as refeições estarão inclusas, o que difere é a forma de interação do estudante com o destino escolhido.

Intercâmbio de férias
A homestay é uma ótima escolha de acomodação, já que o aluno tem contato com uma família típica do país.
Intercâmbio de férias
Exemplo de dormitório de uma homestay.

Na acomodação dentro do campus, o intercambista ficará a maior parte do tempo dentro da infraestrutura da instituição, convivendo com seus colegas e experimentando intensamente como é a vida acadêmica em uma universidade ou college no exterior. Poderá sentir o ambiente moderno e tecnológico das universidades nos Estados Unidos ou o ambiente tradicional e histórico das antigas e conceituadas universidades da Inglaterra.

Intercâmbio de férias
Exemplo de dormitório dentro do campus.

Na acomodação em casa de família, o estudante vive o cotidiano de um jovem típico do país, convive com uma família local como se fosse membro dela, pega transporte até a escola e tem um contato grande com o estilo de vida no destino.

ORIGEM DA FAMÍLIA

As famílias que recebem os estudantes são nativas do destino escolhido ou possuem o idioma do país como primeira língua.  No Canadá, por exemplo, não há um número muito grande de famílias canadenses, isso porque o país ainda é muito jovem e grande parte da população descende de outras nacionalidades. Em números, acredita-se que apenas 45% da população hoje é nascida no Canadá. O que deve ser levado em consideração neste caso é que na família a 1ª língua falada será o inglês ou o francês. A família pode ter costumes oriundos de outros países, mas irá falar inglês ou francês na casa, por isso não irá atrapalhar em nada o desenvolvimento do idioma.

A ESCOLHA DA CASA DE FAMÍLIA

Na matrícula do programa, a Roda Mundo envia o perfil do aluno à escola com suas preferências: se tem restrição alimentar, se gosta de crianças, de animais etc. A escola em questão tem um cadastro de todas as famílias que costumam receber estudantes.

Após receber o perfil do intercambista, a escola o coloca em uma família que mais se pareça com seu perfil, tentando encaixar todas as características. Claro que nunca é perfeito, já que há diferenças culturais, mas o importante é que são famílias que passam por uma triagem. A família pode ser uma senhora sozinha, um casal, com ou sem filhos, varia bastante.

Algumas semanas antes do embarque o estudante recebe o endereço e dados da família com a qual irá se hospedar. Ele poderá fazer um contato antes do embarque para se apresentar e conhecer um pouco mais da família.

DISTÂNCIA DA CASA ATÉ A ESCOLA

Em cidades menores, é comum os estudantes que optam por acomodação em casa de família ficarem hospedados a uma distância mais próxima da escola. Pode ser um caminho mais curto de transporte publico ou até andando.

Em centros mais urbanos, como é o caso de cidades como Toronto, Vancouver, Montreal, Boston, Los Angeles, San Francisco, Londres, entre outros, as casas de família costumam ficar a um raio de 45 minutos a 1 hora de distância da escola, de transporte público. Isso porque as escolas ficam em centros comerciais e as casas de família, em bairros residenciais mais afastados.

Por isso, ficar em uma casa distante da escola é comum. É preciso levar em conta que conhecer a cidade é estar também fora do centro, pois é a realidade da maioria das famílias por lá. O importante é que haverá acesso a transporte público de qualidade no trajeto diário do estudante.

DESTINOS DISPONÍVEIS

A Roda Mundo possui Programas de Férias Teen em diversos locais ao redor do mundo, com cursos em vários idiomas. A escolha irá depender do perfil do estudante e de qual idioma ele irá estudar.

América do Norte: Estados Unidos e Canadá.
Europa: Inglaterra, Irlanda, Malta, Alemanha, Espanha e Itália.
Oceania: Austrália.
África: África do Sul.

ATIVIDADES EXTRAS

Durante os programas teen os estudantes não desenvolvem apenas um novo idioma. Estão inclusas na programação deste intercâmbio diversas atividades extras, como esportes, atividades de lazer, excursões e passeios. Esta é uma maneira de fazer com que os estudantes interajam entre eles, colocando o novo idioma em prática enquanto se divertem. Além disso, essas atividades encorajam os intercambistas a lidar com culturas diferentes, fazendo com que aprendam a trabalhar em equipe, a resolver problemas e a desenvolver o espírito de liderança e a independência.

Intercâmbio de férias
Um exemplo das atividades que podem ser feitas durante o programa de férias é a canoagem, dependendo do destino e do programa.
Intercâmbio de férias
Estudantes andando de kart.
Intercâmbio de férias
Visita ao zoológico de Toronto.

Alguns exemplos de atividades são: Tour pela cidade, noite de jogos, noite de karaokê, trilhas, festas para os estudantes, canoagem, esportes ao ar livre, entre outros.

SEGURANÇA PARA OS ESTUDANTES, SEGURANÇA PARA OS PAIS

Os Programas de Férias Teen são totalmente seguros. Os estudantes são supervisionados o tempo todo por um staff experiente, tanto em acomodações no campus quanto em homestay.

Todos os intercambistas são recebidos no aeroporto e levados às devidas acomodações. As aulas e as atividades extras são monitoradas constantemente e, no embarque de volta ao Brasil, um responsável também acompanha o aluno até o aeroporto do país.

Veja alguns estudantes que já viajaram com a Roda Mundo!

Intercâmbio de férias
Os intercambistas do programa teen são acompanhados por líderes experientes durante o intercâmbio e no embarque, tanto no Brasil quanto no aeroporto do destino escolhido.

Intercâmbio de férias

Intercâmbio de férias

 

DIFERENÇAS ENTRE UM PROGRAMA DE FÉRIAS TEEN E UM INTERCÂMBIO REGULAR

A principal diferença entre um programa Teen e um intercâmbio regular é que o programa teen é um pacote exclusivo, fechado e que já inclui tanto o curso, quanto a acomodação e as atividades extras. Além disso, tem datas pré-definidas de início e término, já que ocorre nos meses de férias. Outro ponto que difere é que nos programas teens há supervisão constante dos estudantes. Lembrando que o Intercâmbio Teen está disponível para estudantes entre 10 e 17 anos.

O intercâmbio regular está disponível para estudantes a partir de 16 anos. Estes podem viajar a outro país para aprender um idioma juntamente com outros estudantes de diversas idades acima de 16 anos. Não há datas específicas, por isso o estudante pode iniciar o curso de acordo com sua disponibilidade. Neste caso, não há supervisão 24 horas do estudante enquanto estiver no exterior, mas isso não significa que ele ficará sem nenhum tipo de suporte, já que a Roda Mundo acompanha todos os estudantes até o retorno ao Brasil e pode ajudar com quaisquer eventualidades, assim como a escola escolhida pelo aluno. Outra diferença é que no intercâmbio regular, as atividades extras e excursões não estão incluídas no programa, mas o estudante pode escolher e contratar as atividades e excursões que tiver interesse, na própria escola.

MONTE SEU GRUPO

Há várias maneiras de participar de um Programa de Férias Teen. É possível fazer o programa individual, em que o estudante é recebido por um responsável no aeroporto do destino escolhido e se junta a um grupo de estudantes de diversas partes do mundo.

É possível participar de um grupo formado pela Roda Mundo, com vários estudantes que saem do Brasil juntos e seguem para um mesmo destino.

Uma outra opção é montar um grupo próprio. Escolas, escolas de idiomas ou os próprios estudantes podem se movimentar para formar um grupo que queira estudar no mesmo destino. A Roda Mundo cuida de todo o processo, incluindo vistos, passagens, escolas e acomodação,  e mantém contato com cada intercambista desde o primeiro atendimento até o retorno ao Brasil.

Intercâmbio de férias
O intercambista que quiser participar de um intercâmbio de férias pode escolher fazer a viagem sozinho e encontrar um grupo no destino escolhido, viajar com o grupo da Roda Mundo, ou montar seu próprio grupo.

Curtiu o post? Compartilhe com seus pais e com seus amigos!

 

Veja também:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here