(11) 98225-3300 tire suas dúvidas pelo what'sapp
Roda Mundo Nas Mídias Sociais

PROJETO VOLUNTÁRIO NAMIBIA MEDICAL NA ÁFRICA DO SUL

PROJETO VOLUNTÁRIO NAMIBIA MEDICAL NA ÁFRICA DO SUL

O Projeto Voluntário Namibia Medical desempenha um papel muito importante na para comunidade de San Bushman. Os San são considerados o povo mais antigo do mundo. São tratados como cidadãos de terceira classe e vivem em extrema pobreza. Os Bushman tem a cultura mais antiga do mundo, porém, estão sendo forçados a saírem de suas terras.  O Projeto Voluntário Namibia Medical está empenhado em melhorar a vida da comunidade San através da educação e saúde, construindo um futuro melhor para as pessoas da comunidade.

O Projeto Voluntário Namibia Medical conta com o apoio de tradutores da língua San e atende certa de 3.500 pacientes por ano. A tuberculose, HIV e o alcoolismo são predominantes.  Cerca de 70% dos pacientes são crianças menores de 5 anos. Outras doenças como desidratação, desnutrição e infecções bucais se não forem tratadas, geram complicações e até a morte. O Namibia Medical está atento a todas essas enfermidades.

O voluntário do projeto irá trabalhar na Clínica Lifeline, como também em clínicas regulares em escolas locais, aldeias e fazendas. O Community Health Worker dedica-se ao ensino básico de primeiro socorros e cuidados com a saúde em geral para algumas pessoas da comunidade San. O objetivo é que elas possam transmitir isso a sua e outras comunidades.

LOCALIZAÇÃO E PRÉ REQUISITOS DO PROJETO NAMIBIA MEDICAL

Localização A clínica está localizada na região de Omaheke, em Epukiro, leste da Namíbia (cerca de 5 horas de carro do Wildlife Sanctuary) – África
Duração 2 a 12 semanas
Datas O projeto funciona durante todo o ano (verifique as datas disponíveis com a Roda Mundo)
Pré-requisitos Ter no mínimo 18 anos. É necessário que o voluntário tenha nível intermediário ou avançado do inglês
Habilidades especiais O voluntário deve ter a capacidade de tomar iniciativa, como também ter um coração compassivo e interesse no trabalho comunitário
Nível de impacto 5
Dia de Chegada a partir do 2º sábado de cada mês
Dia de Partida a partir do 2º sábado de cada mês

DESTAQUES DO PROJETO NAMIBIA MEDICAL NA ÁFRICA DO SUL

– Ajudar os dois médicos e enfermeiros da Clínica Lifeline;

– Trabalhar em estreita colaboração com a comunidade San, fazendo diferença real para a comunidade;

– Experimentar a beleza da região selvagem africana;

– Fazer amigos novos de diversos lugares do mundo e

– Participar de excursões na Namíbia – Os passeios podem incluir visitas às incríveis dunas de areia em Sossussvlei, estância costeira de Swakkopmund e a Parque Nacional de Etosha. Os passeios são um custo extra e podem ocorrer de 3 a 28 dias.

OBJETIVOS DO PROJETO NAMIBIA MEDICAL

O Projeto Voluntário Namibia Medical visa proporcionar aos voluntários uma experiência de vida. Todos os voluntários são bem vindos a ajudar a melhoras a vida das pessoas da Namíbia. A Clínica Lifeline San Bushman do Namibia Medical está localizada numa aldeia com cerca de 500 pessoas de San e Herero, no leste rural da Namíbia.

O Namibia Medical tem como objetivo cuidar não só da saúde do povo San, mas dar esperança para um futuro melhor.

O Projeto Voluntário Namibia Medical também dá a oportunidade dos voluntários experimentarem toda região selvagem da África.

O PAPEL DO VOLUNTÁRIO NO PROJETO AFRICAN HORIZON

É importante que o voluntário do Namibia Medical esteja ciente que a parte emocional deve ser extremamente forte. O voluntário irá ter todo o apoio prático durante sua estadia na Namíbia, mas é preciso que ele esteja mentalmente preparado e aberto para o desafio.

Todos os voluntários são bem vindos ao Projeto Voluntário Namibia Medical, com ou sem experiência no campo da saúde. O treinamento do voluntário será adaptado às habilidades, nível, experiência e conhecimento da área da saúde. Espera-se que os estudantes de medicina tenham conhecimento básico em habilidades clínicas. Os profissionais treinados são convidados a realizar consultas e ajudar na divulgação do projeto. As atividades são adaptadas para cada tipo de voluntário, dependendo da experiência anterior.

O voluntário trabalha junto com o médico e enfermeiro da Clínica Lifeline, conhecendo as doenças comuns que afetam a população, ajudando em como tratá-las e fornecendo cuidados primários de saúde à comunidade San.  O voluntário também vai ter a oportunidade de conviver e entender mais sobre a comunidade San, que vive em extrema pobreza.

Seja qual for o conhecimento ou experiência do voluntário, os deveres diários na Clínica Lifeline podem incluir:

– Observações, tratamento e atendimento de emergência dos pacientes;

– Realizar testes de gravidez e urina, como também registra-los;

– Realizar pesagem de bebês;

– Tirar pressão arterial;

-Teste de glicose;

– Tratamento de feridas;

– Auxílio na farmácia: controle de estoque, embalagem de medicamento e solicitação de novos pedidos;

– Planejamento familiar;

– Aconselhamento sobre abuso de substâncias;

– Acompanhar as (os) enfermeiros na comunidade para realizar procedimentos;

– Ajudar na manutenção geral da Clínica Lifeline;

– Ajudar com projeto em torno da clínica, como a horta;

– Manter registos financeiros e captura de dados e

– Ajudar com o Community Health Worker Scheme.

As tarefas diárias no Projeto Voluntário Namibia Medical e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser realizado.

ACOMODAÇÃO NO PROJETO NAMIBIA MEDICAL

A acomodação no Namibia Medical pode ser:

– Casa ou bungalows: os quartos são compartilhados por até 4 pessoas e dependendo do número de pessoas, o voluntário pode ter o seu próprio quarto. A casa tem um ambiente familiar com cozinha, banheiro e sala de estar (com TV). A eletricidade e água quente estão disponíveis gratuitamente. Recomenda-se que os voluntários ajudem na limpeza e no cardápio da residência.

– Os médicos e enfermeiras ficam em um prédio separado, mas próximo à residência dos voluntários. Eles também compartilham as áreas comuns com os voluntários, e também estão envolvidos com a culinária e a limpeza.

REFEIÇÕES NO PROJETO NAMIBIA MEDICAL

Estão disponíveis três refeições por dia para todos, sendo elas preparadas pelos voluntários e médicos. Caso o voluntário tenha alguma restrição médica, é necessário informar o projeto. Também há uma opção vegetariana para quem desejar.

O Projeto Voluntário Namibia Medical também está aberto a novas ideias de atividades dos voluntários que irão beneficiar o projeto.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o Projeto Voluntário Namibia Medical, entre em contato com a Roda Mundo.

GOSTOU DO PROJETO VOLUNTÁRIO NAMIBIA MEDICAL?

Veja o depoimento da nossa estudante na Namíbia BLOG → Clique Aqui