área-Shengen
área-Shengen

O Tratado de Schengen é um acordo entre alguns países europeus sobre a política de abertura de fronteiras para livre circulação de turistas e estudantes. O Tratado de Schengen é muito importante para quem planeja intercâmbio ou uma viagem para a Europa. A Roda Mundo mostra quais são os países que fazem parte da área de Schengen e o que é importante você saber.

O QUE É O TRATADO DE SCHENGEN?

O Tratado de Schengen ou Acordo de Schengen é um acordo entre países europeus sobre a política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre esses países. De forma mais fácil, é um documento que autoriza a livre circulação de pessoas dentro dos países que fazem parte da área Schengen.

Tratado-de-Schengen
Tratado-de-Schengen

O primeiro Tratado de Schengen foi assinado em junho de 1985. De início, teve cinco países membros da Comunidade Europeia: Alemanha, França e o Benelux — países que já tinham um acordo de livre circulação de pessoas desde a década de 60 e no futuro tornou-se a futura União Europeia, com Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A assinatura do Tratado de Schengen foi a bordo do navio Princesse Marie Astrid no rio Mosela, nas proximidades de Schengen, na Alemanha.

A Roda Mundo ressalta que a área de Schengen não deve ser confundida com União Europeia. São dois acordos diferentes, mas que envolvem países europeus.

A União Europeia é um acordo político-econômico entre alguns países da Europa. Este, estabelece um mercado comum entre os países que participam do mesmo.

IMPORTANTE: A área Schengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias e sim com a circulação de pessoas.

PAÍSES QUE COMPÕEM O TRATADO DE SCHENGEN

O Tratado de Schengen é composto pelos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda (Países Baixo), Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Países-área-de-Schengen
Países-área-de-Schengen

A Irlanda e Reino Unido não fazem parte da área de Schengen.

VISTO PARA A ÁREA DE SCHENGEN

A boa notícia é que nós, brasileiros, podemos viajar para a área Schengen sem precisar tirar visto de turismo no Brasil.

O visto de turista para a área Schengen é concedido na entrada do primeiro país que o brasileiro entrar que faz parte dessa área.

O período máximo permitido para ficar na área Schengen é de até 90 dias consecutivos. Então, você pode estudar e/ou passear na área Schengen por até 90 dias, sem precisar solicitar um visto no Brasil.

visto-Tratado-de-Schengen
visto-Tratado-de-Schengen

Vamos supor que seu voo do Brasil para a Europa aterrisse em Paris, na França. No aeroporto de Paris, você deverá justificar o motivo da visita para o oficial de imigração. Sua entrada sendo concedida, permite que você circule por todos os países da área Schengen por até 90 dias.

Por exemplo, é possível fazer intercâmbio de um mês em Malta e na sequência, intercâmbio de um mês na Espanha. Sobrando cerca de umm mês para viajar pela área Schengen. É só não ultrapassar os 90 dias consecutivos permitidos.

Promoção Intercâmbio em Malta

Promoção Intercâmbio na Espanha

COMO FICAR MAIS DE 90 DIAS NA EUROPA?

Se você quer ficar mais de 90 dias na Europa e na área do Tratado de Schengen, preste atenção a esta regra importantíssima:

O turista ou estudante pode ficar ou transitar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen por até 90 dias consecutivos dentro de um período de 180 dias (6 meses).

Ficar-mais-de-90-dias-na-Europa
Ficar-mais-de-90-dias-na-Europa

Se o estudante ou turista completou 90 dias consecutivos no território Schengen e quiser voltar para o mesmo, precisa esperar no mínimo 3 meses fora da área para retornar.

IMPORTANTE: Planeje bem a sua viagem para não ultrapassar os 90 dias permitidos dentro de um período de 180 dias.

O QUE EU PRECISO MOSTRAR PARA RECEBER O VISTO SCHENGEN?

Na entrada do espaço Schengen, o estudante/turista deve mostrar ao oficial de imigração documentos que justifiquem o motivo da sua visita.

É preciso mostrar documentos como: reserva da acomodação, curso e passagem aérea com data de volta. Além disso, é obrigatório ter o comprovante de um seguro viagem que atenda as regras do Tratado de Schengen. 

Documentos-visto-área-de-Schengen
Documentos-visto-área-de-Schengen

É importante comprovar que você tem dinheiro para se manter na área Schengen durante o período da visita.

É possível comprovar que você tem dinheiro através de moeda em espécie, cartão de crédito e/ou cartão de débito. A Roda Mundo disponibiliza a compra de moeda estrangeira. Veja mais AQUI!

SEGURO VIAGEM PARA A ÁREA SCHENGEN

Um dos documentos obrigatórios para ingressar como turista ou estudante na área Schengen é o seguro viagem. O seguro viagem para a área Schengen deve seguir as regras do tratado:

  • O viajante deve ter um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000. Esta cobertura deve ser de pelo menos 30 mil euros e deve garantir assistência médica emergencial para doenças ou acidentes durante a viagem.
  • O seguro viagem deve ter vigência pelo período total da sua viagem na área Schengen.

A Roda Mundo oferece o seguro viagem dentro das regras do Tratado de Schengen. Peça sua cotação de seguro viagem AQUI agora mesmo.

SE EU SAIR DA ÁREA SCHENGEN ANTES DE COMPLETAR 90 DIAS POSSO VOLTAR?

Se você ficar menos de 90 dias consecutivos na área Schengen e ir embora você pode voltar.

Você terá direito a permanecer na área Schengen pelo tempo restante até completar os 90 dias permitidos. Isso estando dentro do período de 180 dias.

Claro, é importante justificar ao oficial de imigração, na entrada da área Schengen, o motivo da nova visita.

Você pode, por exemplo, ficar 60 dias consecutivos na área Schengen e viajar para a Inglaterra, que não faz parte do tratado. Quando voltar para a área Schengen, terá mais 30 dias para permanecer por lá.

COMO POSSO VIAJAR 1 ANO PELA EUROPA?

Muitas pessoas tem o desejo de viajar por um ano pela Europa, seja mochilando e estudando.

Para isso, é só planejar as viagens e os destinos respeitando as regras do Tratado de Schengen e dos demais países que queira visitar na Europa.

viajar-pela-Europa
viajar-pela-Europa

Uma ideia de planejamento para viajar durante um ano pela Europa:

– Começar a viagem ficando 90 dias consecutivos na área Schengen;

– Depois ficar 90 dias fora da área Schengen. Uma sugestão seria na Inglaterra, por exemplo;

– Voltar por mais 90 dias na área Schengen.

– Finalizar a viagem com mais 90 dias fora da área Schengen. Outra sugestão seria a República da Irlanda, por exemplo.

A Inglaterra não faz parte do tratado de Schengen. A Inglaterra faz parte do Reino Unido e assim possui regras de visto próprias. Você pode solicitar um visto de turista ou de estudante de curta duração na entrada da Inglaterra. A permanência geralmente dada na entrada da Inglaterra é de até 6 meses.

Inglaterra
Inglaterra

A República da Irlanda não faz parte do Tratado de Schengen. A Irlanda possui regras próprias de visto. Você pode solicitar um visto de turista de curta duração na entrada da Irlanda. A permanência na Irlanda é geralmente de 90 dias.

Se você quiser estudar e trabalhar legalmente na Irlanda, precisa se matricular em um curso com duração superior a 6 meses. Veja mais sobre como estudar e trabalhar na Irlanda AQUI.

República-da-Irlanda
República-da-Irlanda

Lembrando que é muito importante estar com os documentos necessários para a entrada em qualquer país.

As imigrações são geralmente exigentes quanto a justificativa da viagem. Consulte a Roda Mundo caso queira mais orientações sobre o que é importante levar em sua viagem a Europa.

Se você ficou com mais alguma dúvida sobre o Tratado de Schengen, entre em contato com a Roda Mundo que nós vamos te ajudar!

VEJA TAMBÉM:

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Tenho visto de estudante na Irlanda. Acabando esse visto posso viajar para os países de Schengen por 90 dias como turista? O tempo que viajei para outros países de Schengen durante o intercâmbio descontam dos 90 dias?

  2. Fiquei um mes em portugal e estou na irlanda por 20 dias, e pretendo voltar para portugal. Tenho que apresentar toda documentacao novamente, como passagem de volta para o Brasil essas coisas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here