Uma dúvida muito comum entre os brasileiros que vão estudar e trabalhar no Canadá é sobre o tipo de trabalho que se encontra durante os estudos. A Roda Mundo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o trabalho no Canadá para estudantes brasileiros.

TRABALHAR LEGAMENTE DURANTE OS ESTUDOS NO CANADÁ

Como já foi dito no post COMO ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ, é permitido que o brasileiro estude e trabalhe legalmente no Canadá. Porém, só se o tipo de curso a ser estudado for de ensino superior em um College ou Universidade. Importante, não pode ser durante um curso de idioma.

O brasileiro que estiver no Canadá com o visto de estudante (Study Permit) e com a permissão de trabalho, pode trabalhar legalmente 20 horas semanais durante os estudos.

Trabalhar legalmente durante os estudos é bacana, pois além de ter uma ajuda de custo, o estudante tem a oportunidade de conhecer mais pessoas e ainda praticar mais o idioma. O intercâmbio de longa duração no Canadá acaba ficando mais completo com a possibilidade de trabalho.

GARANTIA DE TRABALHO NO CANADÁ PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

Não há como garantir que o estudante vai arrumar um trabalho no Canadá, pois isso depende do perfil do estudante e do empregador. É importante lembrar que estamos lidando com um país desenvolvido onde muitos empregos na área de serviços e atendimento ao público são oferecidos a estudantes estrangeiros que estejam legais no Canadá. Desta forma, se o estudante se propõe a aceitar empregos como: ajudante de cozinha, limpeza, atendimento, entregador, caixa, barista, recepcionista, camareira, vendedor, garçom e entre outros, a tendência é arrumar um trabalho.

O nível de inglês é importante na hora de procurar um emprego no Canadá. Quanto melhor o nível do idioma, mais fácil será de encontrar um trabalho. A Roda Mundo lembra que as vagas costumam ser rotativas, pois enquanto há estudantes estrangeiros chegando, há outros indo embora.

Trabalho no Canadá para estudantes brasileiros
Trabalho no Canadá para estudantes brasileiros

TEMPO PARA ARRUMAR TRABALHO NO CANADÁ

Pelas estatísticas da Roda Mundo, a maioria dos estudantes brasileiros se empregam a partir do 2º e 3º mês de intercâmbio no Canadá. O início do intercâmbio é mais dedicado a adaptação na escola e conhecimento da região.

Há estudantes que demoram mais tempo, outros menos tempo, variando de acordo com a dedicação na procura e vontade de trabalhar. Se o seu objetivo é mesmo trabalhar durante o intercâmbio, você precisa estar empenhado!

O SALÁRIO E CUSTO DE VIDA NO CANADÁ

No Canadá o salário mínimo varia de acordo com a Província. Em geral, o salário médio nos tipos de trabalho citados é de CN$9,00 a CN$11,00 por hora.

Em média, um estudante tem um custo mensal de cerca de CN$1.200,00 nas principais cidades. Isso inclui aluguel dividido entre amigos, refeições feita em casa e transporte público.

Custo de vida e salário - trabalho no Canadá para estudantes brasileiros
Custo de vida e salário – trabalho no Canadá para estudantes brasileiros

 

Pensando neste gasto mensal, o trabalho no Canadá para estudantes brasileiros com 20 horas semanais consegue ajudar no tempo de estadia no país.

Esse custo de vida mensal pode variar bastante, pois depende do estilo de vida de cada um, assim como acontece no Brasil. Se o estudante morar sozinho no centro de Toronto, vai gastar bem mais que um estudante que divide um apartamento com mais estudantes e mais afastado do centro, por exemplo.

Fazer comida em casa fica bem mais em conta do que comer sempre fora. Sair muito na balada e viajar nos finais de semana também encarece o custo de vida. Fique atento quanto a esses detalhes!

Ao planejar seu intercâmbio para Canadá, vale levar em consideração o seu perfil pessoal. Assim você consegue fazer um planejamento financeiro mais próximo de sua realidade.

** Vale ressaltar que todos os valores citados pela Roda Mundo Intercâmbio nesse texto são estimados de acordo com relatos de estudantes que foram ou estão no Canadá. Os valores são aproximados e podem ser alterados.

Se você quer saber mais sobre o trabalho no Canadá para estudantes brasileiros, entre em contato com a Roda Mundo. Nós vamos te passar todos os detalhes!

Você também pode se interessar por:

→ As melhores promoções de intercâmbio

Estudar e Trabalhar na Austrália

Estudar e Trabalhar na Nova Zelândia

Estudar e Trabalhar em Dubai

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here