Diga Adeus ao GNIB da Irlanda. Bem-Vindo ao IRP – Irish Residence Permit. A Roda Mundo explica neste post tudo sobre a mudança do GNIB para IRP na Irlanda.

Todo mundo que vai estudar e trabalhar na Irlanda precisava até então solicitar seu cartão GNIB que significa Garda National Immigration Bureau.

O GNIB era um documento de identificação necessário para estudar e trabalhar na Irlanda. Mas como assim o GNIB na Irlanda acabou?

GNIB AGORA VIROU IRP

mudança do GNIB para IRP na Irlanda

A partir de 11 de Dezembro de 2017 o INIS – Irish Naturalisation and Immigration Service- oficializou a substituição do cartão GNIB pelo novo cartão IRP. O INIS é o órgão que regulariza as leis de imigração e vistos da Irlanda.

IRP significa Irish Residence Permit e é o novo cartão de imigração e entra no lugar do cartão GNIB.

Todo cidadão que não é da união europeia e vai permanecer na Irlanda por mais de 90 dias, deve solicitar uma permissão para a imigração. Se a pessoa estiver dentro dos requisitos exigidos pela imigração deve fazer um registro. O registro sendo bem sucedido gera a emissão do Irish Residence Permit (IRP).

Sendo assim todo brasileiro que vai estudar e trabalhar na Irlanda precisa agora solicitar o cartão IRP.

COMO É O NOVO CARTÃO IRP DA IRLANDA

mudança do GNIB para IRP na Irlanda
Mudança do GNIB para IRP na Irlanda

O novo cartão IRP da Irlanda (Irish Residence Permit) é um cartão de plástico do tamanho de um cartão de crédito. Nele constam informações básicas como: nome do estudante, foto, data de nascimento e número de registro.

O cartão possui um micro chip com uma cópia da foto do estudante, impressões digitais e informações pessoais.

O cartão IRP foi desenvolvido seguindo os critérios e padrões na União europeia. As principais mudanças do novo cartão IRP são:

– Novo design e cor seguindo as regras da União Européia

– Novas informações incluindo breve descrição da permissão da pessoa na Irlanda. No caso de brasileiros com visto de estudante será impresso o Stamp 2.

– Novos recursos incluindo mais segurança e proteção a identidade.

MUDANÇA DO GNIB PARA IRP NA IRLANDA – AS REGRAS

Mudança do GNIB para IRP na Irlanda
Estudantes na Irlanda

A mudança do GNIB para IRP na Irlanda não muda as regras atuais de visto.

Houve uma mudança no formulário de pedido do novo cartão IRP, mas não houve alteração das regras de visto de estudante.

O IRP tem a mesma função que o antigo GNIB, ou seja, registrar o estudante que está na Irlanda. O cartão IRP assim como o antigo GNIB mostram que o estudante está registrado na Irlanda e a princípio dentro da lei do país.

O cartão IRP não permite que você viva livremente na Irlanda ou em outro país da Europa como um residente.

As regras do visto de estudante permanecem as mesmas. Para poder trabalhar legalmente na Irlanda o brasileiro precisa fazer um curso reconhecido com duração minima de 25 semanas.

SAIBA TUDO SOBRE COMO ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA AQUI

COMO SOLICITAR O IRP DA IRLANDA

mudança do GNIB para IRP na Irlanda
Irish Naturalisation and Immigration Service

O procedimento para solicitar o IRP continua parecido ao antigo processo para solicitar o GNIB. A mudança do GNIB para IRP na Irlanda não afeta muito o procedimento de registro.

A unica mudança é que em Dublin (apenas em Dublin) o cartão IRP é enviado para a residência do estudante após o registro na imigração em cerca de 5 a 10 dias úteis. No processo antigo o cartão GNIB era entregue no ato do registro.

Para outras cidades, fora de Dublin, é preciso retornar ao escritório de registro para coletar o IRP, em data e hora organizada pelo oficial de imigração.

O preço do cartão IRP é atualmente de €300, mesmo que o antigo GNIB. É preciso pagar esta taxa no momento do registro. A taxa deve ser paga novamente se for necessário pedir novo cartão, em caso de perda ou roubo.

Depois de fazer seu registro, cuide bem de seu cartão IRP.

VEJA AQUI COMO SE REGISTRAR NA IMIGRAÇÃO DA IRLANDA PARA TER SEU VISTO DE ESTUDANTE.

O QUE FAZER COM O GNIB ANTIGO

Mudança do GNIB para IRP na Irlanda
GNIB da Irlanda

Quem já está na Irlanda com cartão GNIB não precisa se preocupar. O estudante pode manter o atual GNIB até este perder a validade.

Será necessário solicitar o novo IRP quando a validade do GNIB terminar.

Tem mais dúvidas sobre como Estudar e Trabalhar na Irlanda?
Adicione a Roda Mundo agora mesmo no WhatsApp
WhatsApp Roda Mundo: 11 98225-3300

 

→ VEJA TAMBÉM

PROMOÇÃO DE INTERCÂMBIO PARA A IRLANDA

CUSTO DE VIDA NA IRLANDA

MBA EM DUBLIN NA IRLANDA

ONDE É POSSÍVEL ESTUDAR E TRABALHAR NO EXTERIOR