Será que existe uma cidade perfeita para fazer intercâmbio na Irlanda? A Irlanda é um ótimo país para quem quer fazer intercâmbio e quer ir para um destino incrível. Repleta de paisagens de incríveis, castelos e cultura encantadora, é um destino ótimo para estudar inglês. Agora, você está em dúvida sobre qual a melhor cidade para o seu intercâmbio na Irlanda? A Roda Mundo Intercâmbio mostra as melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda.

Conheça a Irlanda

A Irlanda é um ótimo destino para estudar inglês. Além de ser menos burocrático, pois o visto não precisa ser tirado no Brasil, permite que o estudante possa estudar e trabalhar legalmente. Além do mais, oferece lugares que se encaixam aos mais diversos tipos de perfil, desde cidades costeiras, como Bray, até as mais urbanas, como Dublin.

Em cada canto do país é possível perceber o encontro entre o clássico e o contemporâneo, que formam uma mistura única.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Cidade de Dublin a noite. Que tal uma Pint de Guiness?
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Cidade de Dublin a noite. Que tal uma Pint de Guiness?

Além disso, quem escolhe fazer intercâmbio na Irlanda não se arrepende. O sistema educacional do país é referência mundial, por isso recebe estudantes o ano inteiro e tem um dos povos mais receptivos do mundo.

Toda essa qualidade no ensino faz com que a Irlanda se destaque mundialmente e, hoje, grandes corporações como Google, Linkedin e Facebook mantêm sede no país, justamente pela mão de obra qualificada.

O país tem muito gosto pela música e é comum andar pela cidade e se deparar com shows ao vivo. Bandas como U2, The Cranberries e Snow Patrol, além de cantores como Enya, Sinéad O’Connor e Hozier são originários da Irlanda e fazem muito sucesso no cenário musical mundial.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - A mundialmente famosa banda irlandesa U2
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – A mundialmente famosa banda irlandesa U2

Os festivais são outra característica marcante do país. Esses eventos acontecem o ano inteiro em todo o território, e têm temáticas bem diversificadas, como música, livros, filmes, arte, surfe, moda, agricultura, entre outros.

É comum os estudantes se locomoverem de bicicleta na Irlanda, e outra boa opção é o transporte público, que oferece extensas linhas de trem, chamado DART, e ônibus a um preço acessível. Para o fim de semana, é possível alugar um carro e explorar o interior e a costa do país, que oferecem paisagens deslumbrantes e permitem uma fuga da rotina semanal.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Trem Dart em Dublin
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Trem Dart em Dublin

DUBLIN

Um dos possíveis destinos para estudar no país é Dublin, a capital irlandesa. É considerada uma cidade de médio porte e não assusta, por não ser tão grande, mas também não cansa, por não ser tão pequena. É viva, divertida e bastante receptiva.

A capital é cortada pelo Rio Liffey, que a divide em Norte e Sul. A partir daí, a cidade é dividida por “códigos postais” que a dividem em regiões. É estranho para nós brasileiros, mas, bem fácil de acostumar.

No lado norte estão as regiões ímpares e no sul, as regiões pares. No norte você encontra Dublin 1, Dublin 3, Dublin 5, Dublin 7 etc, e no lado sul, você encontra Dublin 2, Dublin 4, Dublin 6, Dublin 8, e assim por diante.

Quanto menor for o número, mais próxima a região está do centro da cidade, e quanto maior for o número, mais distante do centro.
Dublin 1 (norte do rio) e Dublin 2 (sul do rio) determinam o centro, e é nessas regiões que ficam situados os pontos mais famosos da cidade, que podem ser percorridos a pé.

O lado sul, originalmente, foi residência de famílias burguesas, entretanto, hoje, a cidade é um verdadeiro mix cultural e nos dois lados, norte e sul, você encontra lugares bem bacanas, para todos os gostos e públicos.

Dublin é a capital dos pubs irlandeses, mas lá, além de boas cervejas é possível encontrar também ótima culinária, que oferece desde o tradicional irish stew, uma espécie de sopa de carne, até a opção mais popular, o fish and chips, peixe com batatas fritas.

Alguns marcos famosos que você não pode deixar de visitar em Dublin são a Catedral de St. Patrick, uma impressionante catedral medieval, o Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda, e o Dublin Castle, castelo que já serviu para diversos propósitos ao longo de sua história, desde forte militar, prisão, abrigo do tesouro nacional, até tribunal de justiça e prédio da administração inglesa sobre a Irlanda.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Trinity College em Dublin
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Trinity College em Dublin

GALWAY

Galway é outra ótima opção para quem deseja fazer intercâmbio na Irlanda. Fica localizada na Wild Atlantic Way, a mais longa rota de turismo costeiro definida do mundo. A cidade oferece uma mistura do boêmio com a cultura tradicional irlandesa.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Cidade de Galway, a mais irlandesa da Irlanda
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Cidade de Galway, a mais irlandesa da Irlanda

Fica no interior do país, a cerca de 200 km de Dublin e é cortada pelo rio Corrib. Ouvir os habitantes mais antigos falando gaélico é algo comum, e também é possível avistar o idioma escrito nas paredes de alguns lugares.

Possui duas ruas principais, a Quay Street e a High Street, e oferece diversas atividades para o dia e para a noite. A culinária do local chama a atenção, com ótimos cafés, bistrôs e restaurantes. No Loam a comida servida mistura os ingredientes tradicionais da região com técnicas inovadoras. Para quem deseja provar algo diferente, o Dough Bros serve pizzas no melhor estilo irlandês, enquanto o fish and chips fica por conta do Mc Donagh’s.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - A agitada Quay Street no centro de Galway
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – A agitada Quay Street no centro de Galway

Os festivais em Galway também chamam atenção. No verão, a cidade se torna palco para artistas locais e de outras regiões. Eventos como Galway International Arts Festival (que ocorre em julho), Galway Film Fleadh (julho) e Galway International Oyster Festival (setembro) são os mais conhecidos.

Galway é uma cidade litorânea e é conhecida como a mais irlandesa da Irlanda. Abriga uma famosa universidade, a National University of Ireland Galway e por isso possui grande número de estudantes, tornando a cidade cada vez mais internacional.

Seu charme histórico, da antiga arquitetura até as ruas estreitas, em estilo medieval, atrai turistas de vários lugares do mundo.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Antiga arquitetura estilo medieval em Galway
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Antiga arquitetura estilo medieval em Galway

CORK

Outro possível destino é a cidade de Cork, segunda maior cidade da Irlanda, localizada a cerca de 3 horas de Dublin.

melhor cidade para o seu intercâmbio na Irlanda
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Cidade de Cork na Irlanda

Apesar de ser uma grande cidade (nada perto de uma cidade grande como São Paulo), Cork tem ar de município pequeno e, como não é o primeiro destino que vem à cabeça quando se pensa em Irlanda, é possível ter maior contato com a cultura do lugar.

Existem brasileiros pela cidade, mas o idioma não é muito ouvido nas ruas, e o aprendizado do inglês é bastante facilitado. Além disso, os custos de vida são menores em relação à capital do país.

A cidade é segura, bastante receptiva com os turistas, e oferece todas as facilidades que uma cidade maior poderia oferecer, com a diferença de que as distâncias podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

Algumas atrações da cidade que não podem ficar de fora do seu roteiro são a St. Anne’s Church, uma importante igreja do século XVIII, que permite aos visitantes subir até a torre do sino, a 30 metros do chão, para apreciar uma belíssima vista, o Desmond Castle, um castelo a 16 km do centro que abriga o Museum of Wine, o Fitzgerald’s Park, grande parque às margens do rio Lee, e o The English Market, um ótimo lugar para comer e fazer compras, entre outras diversas atrações.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Famoso mercado de Cork, o Old English Market
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Famoso mercado de Cork, o Old English Market

Além disso, a vida noturna da cidade também é bastante vibrante, com diversos bares, lojas, restaurantes e clubes.

Cork é considerada um dos maiores polos formadores de tecnólogos e graduados, isso porque possui grandes instituições de ensino como University College Cork, Institute of Technology Tralee, entre outras. Por isso diversas multinacionais, como McAfee e Johnson & Johnson instalaram-se na cidade.

MALAHIDE

Malahide é uma cidade litorânea ao norte de Dublin e fica a cerca de 30 minutos de trem (DART). É um destino menos procurado por brasileiros, por isso o aprendizado do inglês é mais facilitado.

É um local com custo de vida similar ao de Dublin, com exceção dos valores com moradia que, em geral, são menores.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Cidade de Malahide na Irlanda
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Cidade de Malahide na Irlanda

A cidade é ideal para o estudante que deseja ficar em lugar tranquilo, mas com todas as facilidades e atrações da capital, a poucos minutos de distância.

Em Malahide é possível visitar o Castelo de Malahide, uma bela construção medieval com jardins enormes que são uma atração a parte. A praia de Malahide também é uma ótima opção de passeio. Não é igual às praias brasileiras, mas é linda e, com certeza, vale a pena visitar.

BRAY

Por fim, outro destino muito interessante para fazer intercâmbio na Irlanda é a cidade de Bray. Também é um município costeiro e fica localizada a aproximadamente 40 minutos ao sul de Dublin.

A cidade é tranquila e com poucos brasileiros, o que permite maior imersão na cultura e nos costumes do país e da língua inglesa.

É o destino ideal para quem deseja um local mais calmo, mas com fácil acesso aos serviços e atrações da grande Dublin. Além disso, os custos com hospedagem são menores, em relação à capital.

A cidade oferece ótimos serviços de ônibus e trem (DART), que tornam mais fácil o deslocamento para os arredores e para Dublin.

melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda - Verão na cidade de Bray na Irlanda
melhores cidades para o seu intercâmbio na Irlanda – Verão na cidade de Bray na Irlanda

A praia em Bray tem pedras no lugar de areia, uma grande curiosidade para os brasileiros. A cidade também tem uma grande área verde, montanhas e até mesmo uma trilha, com aproximadamente 6 km de extensão e que liga Bray a Greystones. Além disso, no verão acontece o Bray Summerfest, um festival bem animado.

O Ardmore Studios, estúdio de filmagem irlandês fica localizado em Bray, e foi nessa cidade que o famoso filme de drama romântico P.S. I love you (P.S. Eu te amo) foi gravado.

Bray é rodeada por lugares belíssimos como o parque Killiney Hill e o jardim Powescourt Gardens, que valem a pena visitar. Além disso, a cidade é lar de algumas celebridades como Bono Vox, The Edge e Enya, e cidade natal do cantor Hozier, uma das revelações musicais dos últimos anos.

A Roda Mundo é especialista em intercâmbio para a Irlanda e pode te auxiliar a escolher a cidade que mais combina com seu perfil. Seja qual for sua opção, a Irlanda será, sem dúvidas, um destino inesquecível.

Confira Também

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que li e ja vi Galway parece a cidade mais encantadora da Irlanda, foi a que mais me identifiquei. Ja cork foi considerada a cidade mais culturalmente vibrante da Europa e está entre as 20 melhores do mundo no quesito qualidade de vida. Não sei qual escolher.

    • Olá Danilo! Obrigada pelo comentário!
      Realmente, todas as cidades da Irlanda são encantadoras, cada uma com sua individualidade, então não tem uma melhor que a outra. É bem relativo o sucesso do intercâmbio pela escolha da cidade, vai depender do estudante se identificar com o perfil de cada lugar. Acredito que uma boa dica é conversar com quem já foi e viveu um pouco de Galway e de Cork pra te passar o que sentiu e o que achou. Mas lembre-se que a experiência deve ser só sua e o que vc vai achar e viver ninguém mais vai! Rs
      A Roda Mundo te ajuda a escolher as escolas e cuida de vc até o seu retorno, conte conosco 🙂

      Pode nos contatar no whatsapp tbm: 11 98225-3300. Até mais!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here