Já há algum tempo o intercâmbio deixou de ser uma atividade voltada a pessoas mais jovens. Hoje, existem diversos programas voltados para pessoas acima de 50 anos, que combinam aulas de idiomas com diversas atividades culturais e excursões. Neste post a gente te explica direitinho como funciona o Intercâmbio Terceira Idade e quais os destinos disponíveis. Confira!

COMO FUNCIONA O INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE

O intercâmbio 50 + é um programa fechado, com duração de 2 semanas, em que o viajante além de estudar, tem a oportunidade de conhecer lugares turísticos. Além de conviver e fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária, provenientes de diversas partes do mundo.

O passo a passo para participar do programa é bem simples. Após escolher um dos destinos disponíveis para o Intercâmbio 50 +, o intercambista opta por uma das datas de embarque disponíveis e, junto com a equipe da Roda Mundo, dá início ao processo de matrícula.

Não precisa se preocupar com o nível de idioma. No primeiro dia de aula é feito um teste de nivelamento e os alunos são colocados em classes de acordo com o nível de habilidade na língua.

Após o horário da aula, os alunos se reúnem para atividades específicas, como passeios para conhecer pontos turísticos, degustações de vinho, visitas a museus, excursões, entre outras atividades.

Casal acima de 50 anos olhando cartões postais. Intercâmbio terceira idade.

A ideia de uma viagem de intercâmbio para a terceira idade é oferecer uma nova perspectiva para conhecer o mundo e interagir com pessoas diferentes. Os programas são feitos sob medida para quem quer aprender ou aperfeiçoar um idioma de maneira leve e descontraída e viver uma experiência cultural única.

Em relação à acomodação, dependendo do destino escolhido, o estudante 50 + pode optar entre apartamento estudantil, casa de família ou hotel.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE X VIAGEM A TURISMO

Há algumas vantagens em escolher um intercâmbio terceira idade ao invés de uma viagem a turismo. Uma delas é a oportunidade de conhecer novos destinos, ou até mesmo revisitar lugares conhecidos, sob outra perspectiva, não apenas como turista, mas como estudante! Outras vantagens são:

Estudante da terceira idade ao lado de sua professora, em Nova Déli, na Índia. Intercâmbio terceira idade
Um dos diferenciais de fazer um intercâmbio 50 + é a possibilidade de aprender um novo idioma

VALORES DO INTERCÂMBIO ACIMA DOS 50 ANOS

Muitas vezes um intercâmbio sai mais barato do que uma viagem a turismo. O que você consegue fazer em duas semanas de Intercâmbio Terceira Idade, às vezes não consegue fazer em uma semana de viagem a turismo, com relação a valores.

Isto acontece porque os passeios são todos organizados pela escola, que como recebe diversos alunos do mundo inteiro, consegue preços mais em conta para a maioria dos passeios e atividades culturais. Além disso, a escola também oferece acomodações mais acessíveis que os hotéis turísticos, como apartamento estudantil e casa de família. Claro, é importante manter a cabeça aberta para as novas experiências, pois o sucesso do seu intercâmbio também irá depender da sua atitude.

Conheça aqui as viagens de intercâmbio para mais de 50 anos e solicite seu orçamento.

TEMPO DO INTERCÂMBIO APÓS OS 50 ANOS

Os Programas de Intercâmbio 50 + são pacotes fechados de 2 semanas, com uma programação pré-estabelecida, entretanto, você também pode combinar o seu curso com um intercâmbio regular de idiomas, caso queira estender o período do seu intercâmbio.

A diferença entre um programa regular e um programa 50 + é que no curso regular as aulas acontecem com estudantes a partir de 17 anos, as atividades não estão inclusas no valor do curso e você pode optar por reservar suas atividades com a própria escola, durante o intercâmbio.

APRENDER UM IDIOMA APÓS OS 50 ANOS

O principal diferencial do intercâmbio terceira idade é que você tem a oportunidade de aprender um novo idioma e se relacionar com pessoas de diferentes nacionalidades.

Em uma viagem a turismo é comum que o turista não treine tanto o idioma estrangeiro. Já no programa 50 +, além de estudar o idioma na escola, o estudante também interage o tempo todo com pessoas da mesma faixa etária vindas de diversas partes do mundo, o que intensifica ainda mais o contato com a nova língua.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NO CANADÁ

No Canadá, a viagem de intercâmbio para mais de 50 anos acontece em Victoria. Esta charmosa cidade fica localizada na costa oeste do país, próxima a Vancouver. É a capital de British Columbia e, como o nome de sua província já diz, o local possui fortes influências britânicas, que se misturam com características mais contemporâneas. Possui uma atmosfera moderna e vida cultural e noturna agitadas.

Homem de terceira idade usa o notebook com ajuda de um homem mais jovem. Intercâmbio terceira idade

Algumas das atividades oferecidas são: Tour do Vinho & Queijo, atividades que envolvem golf, tennis e outros esportes, tour pelo jardim Heritage, entre outras.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NA ESPANHA

A Espanha é incrível. É um país que oferece tudo o que você procura em um único lugar: clima agradável, vida social vibrante, excelente gastronomia, simpáticos habitantes, paixão pelo futebol, muita cultura e tradição e muita diversão.

Estudante terceira idade dança tango com dançarino, em um barzinho na rua. Intercâmbio terceira idade
Estudante dança tango com dançarino profissional

No país, o programa 50 + acontece em Salamanca, Alicante, Málaga e Tenerife.

SALAMANCA

Salamanca, conhecida como a “Cidade Dourada” da Espanha, abriga a 5ª universidade mais antiga do mundo e possui um patrimônio histórico impressionante. Entre as atividades oferecidas na cidade estão: aulas de cultura, aulas de culinária, aulas de flamenco/salsa, aprendizado sobre a comida local.

ALICANTE

Se a ideia que você tem da Espanha é a de um acolhedor paraíso mediterrâneo, você deveria conhecer Alicante. Com algumas das mais belas praias da Europa, Alicante situa-se entre as montanhas e o mar e oferece uma temperatura agradável o ano todo. Algumas das atividades oferecidas na cidade são: visita a pontos turísticos e ao coração do prato mais famoso da Espanha: vinho e paella.

MÁLAGA

A cultura, as tradições, a gastronomia, um clima invejável e a hospitalidade do povo de Málaga, servem de exemplos para consolidar a imagem da “cidade do paraíso”, nome usado pelo famoso poeta espanhol Vicente Aleixandre. Entre as atividades oferecidas na cidade estão: aulas de cultura, aulas de culinária, aulas de flamenco/salsa, aprendizado sobre a comida local.

TENERIFE

Localizada no Oceano Atlântico, Tenerife é a maior das Ilhas Canárias e possui um clima agradável mesmo no inverno, com uma média de temperatura de 22ºC, favorecendo um fluxo contínuo de turistas da Espanha e do resto do mundo. Algumas das atividades oferecidas na cidade são: aulas de cultura, aulas de salsa, aprendizado sobre a comida local.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NOS ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos são um dos destinos dos sonhos quando se trata de intercâmbio. País moderno, cheio de história e com uma infraestrutura ótima. Nos Estados Unidos o intercâmbio acima de 50 anos acontece na cidade de Boston.

Sala de aula com alunos acima de 50 anos. Intercâmbio terceira idade
Sala de aula 50 +

Boston é uma das mais antigas cidades dos EUA e berço da Revolução americana. Localizada no nordeste do país possui charme europeu e uma deliciosa mistura do antigo com o novo. Entre as atividades oferecidas na cidade estão: tour pela universidade de Harvard, museu John Kennedy, museu de artes, tour pela cervejaria Samuel Adams, tour pela Nova Inglaterra.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NA FRANÇA

A França é um país encantador e um dos mais influentes do mundo. Famosa por manter sua identidade e tradição, é um destino incrível para seu intercâmbio acima dos 50 anos.

Estudantes apreciam a vista em Côte D'Azur, na França. Intercâmbio terceira idade
Estudantes apreciam a vista em Côte D’Azur

O programa 50 + acontece em Antibes, em uma comuna localizada em Côte D’Azur, uma famosa região do sul da França conhecida em português como Riviera Francesa. Algumas excursões oferecidas são: Saint Paul de Vence, Grasse perfumery (Fragonard) e Gourdon, Cannes, Monaco, Fréjus/La corniche d’Or, Nice e Aix em Provence.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NA INGLATERRA

Desde o cenário cosmopolita de Londres até as pequenas cidades no interior, história, arte e arquitetura formam essa que é a monarquia mais badalada do mundo.

Estudante terceira idade na Inglaterra, em frente a um guarda real. Intercâmbio terceira idade

Na Inglaterra, o intercâmbio terceira idade acontece em Bournemouth, uma cidade praiana vibrante, conhecida pelos bons restaurantes, ótima infraestrutura turística e intensa vida cultural. Entre as excursões oferecidas estão: Londres, Lulworth Castle, Wilton House, New Forest National Park, Southampton, Salisbury e Stonehenge, Corfe Castle e Hengistbury Head.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NA IRLANDA

Destino queridinho dos brasileiros, a Irlanda é uma ilha rica em belezas naturais, diversão e cultura. Possui mais de 7.000 pubs espalhados pelo país e um povo muito alegre e receptivo. O programa 50+ em Dublin acontece em duas cidades irlandesas: Dublin e Galway.

Estudantes 50 + em sala de aula. Intercâmbio terceira idade
Estudantes 50 + em sala de aula

DUBLIN

Dublin é uma cidade de médio porte. Tem cara de cidade grande, mas é pequena se compararmos a grandes centros urbanos como Londres, Nova York e São Paulo. A cidade é viva, divertida e tem um povo bem receptivo. Algumas atividades são: chá da tarde em Shelburne, caminhada na vila de pescadores de Howth, peça de teatro, Galway, Cliffs of Moher, workshops sobre música e artesanato, entre outros.

No caso de Dublin as excursões e atividades são adquiridas e pagas diretamente na escola.

GALWAY

Com cerca de 72 mil habitantes, Galway é belíssima e conhecida como a cidade mais irlandesa da Irlanda. A cidade é litorânea e apesar de pequena, é muito viva.

No caso de Galway as excursões e atividades são adquiridas e pagas diretamente na escola.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE NA ITÁLIA

Com uma história de quase três mil anos, de uma ponta a outra da adorável “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, sítios arqueológicos e incontáveis obras de arte. O programa acontece em duas cidades italianas: Roma e Florença.

Estudantes acima de 50 anos aproveitam juntas o jantar. Intercâmbio terceira idade
Estudantes aproveitando o jantar

ROMA

Roma é um parque de diversões para apreciadores de arquitetura e história. A “Cidade Eterna” é considerada um tesouro inesgotável para amantes da arte e cultura. Algumas atividades são: excursão para Villa Adriana, aula de culinária com jantar, seminários sobre história da arte, entre outras.

FLORENÇA

Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, Florença ou Firenze é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. A pequena e belíssima cidade contem aproximadamente 40% do acervo artístico de toda a Itália e por isso tem grande importância para a cultura e a arte do país. As atividades oferecidas incluem: aulas de culinária, excursão para Pisa, excursão para Cinque Terre, entre outras.

INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE EM MALTA

Malta está localizada entre a Sicília e o nordeste da África, em pleno mar Mediterrâneo. É uma ilha europeia de cultura diversificada e de cenário repleto de belíssimas paisagens. Entre as atividades oferecidas no intercâmbio 50+em Malta estão: tour por Valleta, passeio de barco a Blue Grotto, visita a catedral St John’s e o show ‘Malta 5D’ em Valletta, tour pelo norte de Malta, entre outras.

Estudantes acima de 50 anos em escola de Malta. Intercâmbio terceira idade
Estudante Roda Mundo em escola de Malta
Estudantes acima de 50 anos conversando em escola de Malta. Intercâmbio terceira idade
Estudantes 50 + confraternizando em escola de Malta

O INTERCÂMBIO TERCEIRA IDADE É PARA MIM?

O programa 50 + é um intercâmbio para aposentados?

Não só para aposentados, mas para qualquer pessoa acima dos 50 anos que queria viver essa experiência. Intercâmbio não tem idade. Pode ser vivido por qualquer um que esteja disposto a conhecer novos lugares, novas culturas e novos idiomas sob uma perspectiva diferente do turismo convencional.

Um intercâmbio é uma experiência inesquecível para quem ousa encarar o desafio!

Gostou do post? Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários ou fale com um dos consultores especializados da Roda Mundo!

→ Email: contato@rodamundo.tur.br

→ Tire suas dúvidas através do WhatsApp 11 98225-3300

VEJA TAMBÉM:

7 COMENTÁRIOS

  1. Prezados Srs,
    Gostaria muito de avaliar a possibilidade de fazer um intercambio para dar continuidade a aprendizagem da lingua Francesa.
    Poderiam, por favor, me enviar um orçamento? Obrigada

    • Olá Maria, boa tarde! Tudo bem?

      Que legal que está pensando em fazer um intercâmbio. Sem dúvida é um ótimo investimento.

      Adicione a gente no whatssap assim fica mais facíl de lhe enviar cotações. Nosso Whatssap é 11 98225-3300

  2. Boa tarde. Estou pensando em fazer um intercâmbio para aprofundar o inglês nos Estados Unidos ou Canadá.
    Sou aposentado tenho 62 anos.
    Gostaria de levar minha esposa, ela irá somente como acompanhante pois não estuda inglês.
    Gostaria de saber que a previsão de valores.
    Seu que no momento estamos vivendo a pandemia mas gostaria de me planejar para ir ainda este ano de 2020 ou no início do próximo ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here