Brisbane-Guia-de-Intercâmbio-Austrália
Brisbane-Guia-de-Intercâmbio-Austrália

A Roda Mundo fez um guia completo para você que vai fazer intercâmbio em Brisbane. Conheça o que há de melhor em Brisbane e boa viagem!

INTERCÂBIO EM BRISBANE, CONHECENDO A CIDADE BRILHANTE

Brisbane é a capital e maior cidade do estado de Queesland. Além disso, é a terceira maior cidade da Austrália e também considerada a cidade mais ensolarada. O estudante brasileiro que for fazer intercâmbio em Brisbane pode ficar bem tranquilo quanto às temperaturas. No verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas máximas ficam em torno de 30°C. No inverno, as temperaturas ficam na média de 17°C.

Apesar do seu crescimento recente, Brisbane consegue oferecer todas as características de uma cidade cosmopolita moderna para quem for estudar inglês na Austrália.

Mantém o charme original da cidade e a hospitalidade calorosa da sua população em um clima quase perfeito.

Gui-de-Intercâmbio-em-Brisbane
Gui-de-Intercâmbio-em-Brisbane

Brisbane não é uma cidade tão litorânea. A cidade leva o mesmo nome do rio que banha toda a cidade, o rio Brisbane. Porém, a cidade possui uma praia artificial na região de South Bank.

Praia-artificial-na-região-de-South-Bank
Praia-artificial-na-região-de-South-Bank

A região de South Bank é uma ótima opção de diversão para os estudantes depois das aulas. A área é famosa pela praia de areia branca e possui uma incrível infraestrutura de lazer com 17 hectares de área verde.

South Bank também é a porta de entrada para as praias maravilhosas de Gold Coast e Sunshine Coast.

Cerca de 1h30 de Gold Coast e 1h20 de Sunshine Coast. A cidade também é rodeada por parques nacionais como o Brisbane Forest Park.

Gold-Coast-Austrália
Gold-Coast-Austrália

A dica Roda Mundo é tirar um dia para conhecer um pouco da natureza australiana. O Brisbane Forest Park é um ótimo começo. Lá, o estudante pode fazer caminhadas, ciclismo, andar a cavalo e até acampar. Para quem gosta de estar em contato com o meio ambiente, o Brisbane Forest Park é o lugar certo durante o seu intercâmbio em Brisbane.

CUSTO DE VIDA E MÉDIA DE SALÁRIO NA AUSTRÁLIA

INTERCÂMBIO EM BRISBANE – CONHEÇA A DIVERSIDADE CULTURAL DA AUSTRÁLIA

Hoje, a cidade respira liberdade e uma imensa diversidade cultural. Brisbane é moderna, muito bem estruturada, sofisticada e com moradores muito simpáticos. Mas sua história é repleta de dificuldades e recomeços.

Brisbane-Guia-de-Intercâmbio
Brisbane-Guia-de-Intercâmbio

No início do século XIX, Brisbane abrigava as tribos Turrbal e Jagera. E logo após, os ingleses chegaram para construir colônia. Porém, a cidade também foi colonizada por habitantes da Nova Zelândia, China, Índia e Sudeste Asiático. Brisbane foi campo e ponto fundamental de muitas batalhas durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, Os aborígenes iniciais (Turrbal e Jagera) representam cerca de 2% da população de Brisbane.

Um bom lugar para conhecer mais sobre a história local é o Brisbane City Hall. Além de contar com diversas exposições temporárias, o local também abriga o admirável Museum of Brisbane. A função do museu é acompanhar as transformações dos habitantes e da cidade.

Brisbane-City-Hall
Brisbane-City-Hall

MUSEUS DE BRISBANE

O roteiro cultural durante o intercâmbio em Brisbane segue no Queensland Cultural Centre. O espaço forma um skyline fascinante no bairro de South Bank. É formado pelo Queensland Performing Arts Centre, State Library, Queensland Museum, Queensland Art Gallery e Gallery of Modern Art.

Queensland-Cultural-Centre
Queensland-Cultural-Centre

O Queensland Performing Arts Centre tem uma extensa programação de teatro, música e dança. O Queensland Museum é dedicado a ciências naturais e o Queensland Art Gallery conta com um importante acervo europeu. A Gallery of Modern Art fica no mesmo prédio da Queensland Art Gallery, mas é focada em artistas australianos da década de 70 até os dias de hoje.

A dica Roda Mundo é fazer uma visita guiada a neogótica catedral anglicana de St. John.

O edifício histórico só foi concluído recentemente e é um dos símbolos arquitetônicos da cidade. Fica próximo à Central Station então você não vai ter problemas para chegar até lá.

Se você ainda quiser conhecer a fundo a cultura da cidade durante o seu intercâmbio em Brisbane, vale a pena acompanhar o Brisbane Festival. O festival acontece em setembro, tem duração de três semanas e conta com apresentação em vários pontos da cidade.

Outro destaque da cultura australiana em Brisbane é o rugby. O esporte é idolatrado na cidade.

Rugby-Brisbane-Guia-de-Intercâmbio-Brisbane
Rugby-Brisbane-Guia-de-Intercâmbio-Brisbane

Em 1982 foi sede dos Jogos da Commonwealth, em 1987 e 2003 foi uma das sedes da Copa do Mundo de Rugby e em 2008 recebeu a final da Copa do Mundo de Rugby League. Para quem quer vivenciar essa emoção, o lugar ideal é o Suncorp Stadium.

ESTUDAR INGLÊS EM BRISBANE 

ROTEIRO TURÍSTICO EM BRISBANE NA AUSTRÁLIA

Agora nós vamos apresentar um roteiro turístico em Brisbane para o estudante que quer ter contato com a natureza e explorar lugares únicos durante o intercâmbio em Brisbane.

O centro de Brisbane é construído entre os laços sinuosos do rio e isso é um ponto positivo para quem deseja conhecer a cidade a pé. Em cada canto, o estudante irá encontrar diversos espaços com área verde. Ah, é também muito comum encontrar vida selvagem dentro dos limites da cidade devido às ações que a população realiza na cidade para preservar a flora e fauna nativa.

Um dos programas que ajudam a conscientizar os moradores e preservar a natureza de Brisbane é o The Habitat Brisbane. O The Habitat Brisbane é um programa que auxilia grupos comunitários em Brisbane com projetos de restauração em parques, zonas húmidas e ao longo das vias navegáveis. Os grupos realizam tarefas como a proteção e monitoramento de população nativa da flora e fauna, especialmente em espécies raras e ameaçadas.

The-Habitat-Brisbane
The-Habitat-Brisbane

Os grupos também distribuem folhetins informativos pelas comunidades sobre despejo ilegal de lixo, preservação da natureza e outros temas que envolvem o meio ambiente.

A dica Roda Mundo para aproveitar ao máximo toda essa natureza é ir ao Mt Coot-tha, de dia ou a noite.

O local tem vista panorâmica para toda a cidade. Lá, o estudante pode explorar a região da montanha a pé ou de bicicleta. E ainda terminar a noite jantando em um dos restaurantes contemplando um maravilhoso luar. Com certeza, o passeio vai proporcionar lindas fotos!

MT-COOT-THA-Brisbane-Austrália
MT-COOT-THA-Brisbane-Austrália

CONHEÇA O LONE PINE KOALA SANCTUARY, UM SANTUÁRIO PARA OS COALAS

Um passeio muito legal para o estudante brasileiro fazer durante o seu intercâmbio em Brisbane é ir ao Lone Pine Koala Sanctuary, um santuário da vida selvagem australiana. O santuário fica apenas a 35 minutos de ônibus ao sul do centro de Brisbane.

Lone-Pine-Koala-Sanctuary-Brisbane
Lone-Pine-Koala-Sanctuary-Brisbane

Lá, o estudante irá encontrar cangurus, vombate, gambás, emus (tipo de ave australiana) e lyrebirds (tipo de pássaro australiano). Mas a maior atração do Lone Pine Koala Sanctuary são os coalas. Há cerca 130 coalas e quem visita o local tem a possibilidade de tirar uma foto abraçando um deles.

AVENTURA E ESPORTES RADICAIS DURANTE O INTERCÂMBIO EM BRISBANE

Um dos lugares que chamam mais atenção é a Moreton Bay. Cerca de 1h de Brisbane, é um dos melhores destinos de observação de baleias do mundo. De junho a novembro, quem visita Moreton Bay pode assistir a migração anual da majestosa baleia jubarte.

Explorar o Moreton Island National Park em um 4×4 é aventura garantida. Lá, o estudante pode relaxar nos lagos de água doce ou nas piscinas naturais.

Em Tangalooma a aventura é observar de perto os golfinhos selvagens e mergulhar entre os navios naufragados. Outro lugar para mergulhar é o South Bank Parklands. O South Bank Parklands também tem diversos restaurantes e cafés, teatro IMAX, ciclovias, parques, casa de borboletas e lugar para acampar.

Tangalooma-Brisbane
Tangalooma-Brisbane

Outra opção de passeio durante o intercâmbio em Brisbane é fazer um cruzeiro fluvial no Kookaburra River Queens. Ou quem sabe escalar uma rocha nas margens do rio Brisbane, no The Cliffs.

Kookaburra-River-Queens-Brisbane
Kookaburra-River-Queens-Brisbane

O roteiro turístico continua a pouco mais de 75 km ao norte de Brisbane até Sunshine Coast e o Australia Zoo, o lar do famoso Crocodile Hunter. A região também é cercada por pequenas cidades. É um ótimo lugar para visitar, comprar alguns alimentos que são cultivados lá e levar uma lembrancinha artesanal.

A dica Roda Mundo é tirar um dia para visitar as comunidades da Tamborine Mountain.

Lá, o estudante tem uma vista espetacular dos vales, explorar os mercados e restaurantes locais. Se quiser passar uma noite, fique no Bed ’n’ Breakfast’s.

Lembrando que Brisbane não é uma cidade tão praiana, mas sim, uma “cidade do rio”. Porém, o estudante brasileiro tem ótimas opções de lugares com praia, como Gold Coast e North Stradbroke Island.

North-Stradbroke-Island
North-Stradbroke-Island

CONHEÇA GOLD COAST, PERTINHO DE BRISBANE

Mais ao sul de Brisbane encontra-se a famosa Gold Coast. Uma cidade praiana, colorida e um destino muito popular para quem está de férias.

A Gold Coast é uma ótima opção para fazer compras, comer, nadar, surfar, tomar um sol e ir a diversas festas.

Pôr-do-sol-Gold-Coast-Austrália
Pôr-do-sol-Gold-Coast-Austrália

Gold Coast também tem dois parques listados como Patrimônio Mundial. O Lamington National Park e Springbrook National Park. Ao longo das rodovias, o estudante também vai encontrar o Dreamworld, The Outback Spectacular, Movieworld, Wet’n’Wild e Seaworld. Se o estudante escolher fazer intercâmbio em Brisbane será fácil visitar a região de Gold Coast.

NORTH STRADBROKE ISLAND, ILHA COM MARAVILHOSAS PAISAGENS

North Stradbroke Island fica cerca de 20 km da costa de Cleveland, ou seja, cerca de 25 km ao sudeste do centro de Brisbane. Stradbroke ou Straddie é uma ilha com muita vegetação e belas paisagens.

Para chegar a Straddie, é necessário pegar um ônibus ou trem para Cleveland para pegar o ferry boats (tipo de barco). Também há balsas que levam os veículos até o outro lado.

North-Stradbroke-Island-Guia-Intercâmbio-em-Brisbane
North-Stradbroke-Island-Guia-Intercâmbio-em-Brisbane

As melhores praias ficam em torno de Point Lookout, na ponta nordeste da ilha. Há também alguns passeios ou trilhas para avistar a fauna local: marsupiais, golfinhos, wallabies, pássaros e serpentes.

VISTO DE ESTUDANTE PARA A AUSTRÁLIA

COMO FUNCIONA O TRANSPORTE EM BRISBANE

O estudante pode ficar tranquilo durante o tempo que vai estudar inglês em Brisbane. O transporte público vai ser uma ótima solução para o dia a dia. Em Brisbane existe o Translink Go, um cartão que permite usar todo o sistema de transporte público da cidade. Ele comtempla ônibus, trem e ferry boats.

Translate-Go-Transporte-Brisbane
Translate-Go-Transporte-Brisbane

O estudante brasileiro pode comprar o Translink Go nas estações de trem e carregar o bilhete pela internet.

Existe também um serviço de ônibus turístico gratuito, que sai a cada 10 minutos entre o centro e Spring Hill. Outra opção para o estudante transitar pela cidade é o CityHopper, que sai a cada meia hora. Há também um ferry boat que navega pelo rio North Quay até a Sydney Street.

ONDE COMER DURANTE O INTERCÂMBIO EM BRISBANE

Em Brisbane o estudante encontra um cenário gastronômico bem diversificado. Desde bistrôs sofisticados até cafés charmosos e baratos em Paddington e na Rua Merthyr.

Para quem é fã dos menus asiáticos, a Vulture Street e Chinatown são o lugar certo. No Park Road ficam os restaurantes focado em pratos mediterrâneo. Já no centro, existem diversas opções e sempre acompanhada de um bom vinho. Os encantadores restaurantes Rosalie e New Farm são ótimos lugares para ir.

A dica Roda Mundo para aproveitar muito a gastronomia australiana é visitar as feiras e mercados de comida populares.

Aos sábados, nos Powerhouse Farmers Markets, os produtos frescos chamam atenção.

O QUE FAZER DURANTE O INTERCÂMBIO EM BRISBANE?

Prepara-se para conhecer os destinos mais populares da cidade durante o seu intercâmbio em Brisbane:

ROTEIRO CULTURAL

No centro de Brisbane, o intercambista encontra diversos edifícios antigos e históricos que fazem parte da história da cidade. É só seguir as setas douradas para e fazer uma delicioso passeio a pé.

O roteiro começa na linha George St, onde o estudante já encontra os edifícios Mansions e Harris Terrace. Na mesma rua também estão o Old Government House e Parliament House, construções de 1860.

Parliament-House-Brisbane
Parliament-House-Brisbane

O Old Windmill & Observatory no Wickham Terrace é uma construção de 1828, que originalmente foi construído para moer grãos, porém, o design não funcionou corretamente e o ponto serviu de observatório meteorológico.

Old-Windmill-&-Observatory
Old-Windmill-&-Observatory

O Queensland Cultural Centre é um complexo de dois quarteirões na Melbourne St, ao sul de Brisbane, em frente a Victoria Bridge. O complexo abriga a Queensland Art Gallery, o Queensland Museum, a State Library e o Performing Arts Complex.

A Queensland Art Gallery possui uma impressionante coleção de obras australianas e muitas exposições temporárias. Há também diversos cafés e galerias no o Performing Arts Complex.

O Queensland Museum tem um jardim de dinossauros e uma exposição de baleias que vale a pena ser visitada.

Queensland-Museum-Brisbane
Queensland-Museum-Brisbane

NOITE EM BRISBANE

Em Brisbane o estudante encontra desde baladas e pubs a cassinos e teatros. Para quem gosta de curtir mais a noite, o ‘The Valley’ é o melhor lugar para encontrar diversas casas noturnas e locais de músicas ao vivo. O Ric’s Bar, The Zoo, The Tivoli Theatre e Cloudlands são algumas opções.  Um dos maiores bares da cidade é o The Regatta enquanto o The Royal Exchange (RE), em Toowong, é famoso por suas bebidas com preços populares aos domingos.

Para curtir e saber um pouco mais sobre a cultura australiana, o The Paddo Tavern tem mostras culturais com bandas ao vivo as segundas-feiras. Falando em música ao vivo, o clube de jazz Brisbane é o mais famoso, com apresentações de show ao vivo de bandas renomadas.

Clube-de-Jazz-Brisbane
Clube-de-Jazz-Brisbane

Outras opções para curtir uma noite bem animada na cidade é o Family Night Club e o Treasury. São lugares bem modernos e descolados, com salões de jogos e bares.

A dica Roda Mundo é pegar uma cópia gratuita do Time Off ou Rave Magazine para saber mais informações sobre música ao vivo ou eventos futuros.

Para quem gosta de lugares mais tranquilos e culturais, o Opera Queensland é boa escolha. O lugar é palco de célebres apresentações de concertos musicais.

Opera-Queensland-Brisbane
Opera-Queensland-Brisbane

COMPRAS EM BRISBANE, ONDE IR?

A Roda Mundo vai mostrar quais são os principais lugares para fazer compras enquanto estiver estudando inglês em Brisbane.

A Queen Street tem os melhores shoppings, lojas de departamento, cafés e restaurantes. O Wintergarden, Queens Plaza e Myer Centre também são ótimos lugares.

Queen-Street-Brisbane
Queen-Street-Brisbane

O Valley Markets é um shopping alternativo na Brunswick Street, com peças originais das décadas de 50 e 60, objetos de artesanatos e LPs clássicos. No subúrbio Paddington, mais precisamente na Rua Given Terrace, encontram-se livros, objetos de arte e antiguidades.

Valley-Markets-Brisbane
Valley-Markets-Brisbane

No bairro de South Bank, tem o Eagle Street Pier Art & Craft Markets. São mercados aonde os estudantes pode encontrar de tudo, como cristais, esculturas, brinquedos, móveis, itens de couro e entre outros.

Se você tem alguma dúvida sobre como tirar o visto para Brisbane, CLIQUE AQUI!

Se você ficou apaixonado por Brisbane (como nós), entre em contato com a Roda Mundo Intercâmbio. Nós vamos te ajudar a planejar o seu intercâmbio para Brisbane.

VEJA COMO É ESTUDAR NA AUSTRÁLIA:

VEJA TAMBÉM: