ensino médio no exterior

Uniformes, armários, líderes de torcida… Qualquer pessoa que já assistiu a um filme adolescente de Hollywood forma essa imagem na cabeça quando se fala em High School. Mas não se engane, cursar o ensino médio no exterior é muito mais do que isso.

Aliás, esse é um programa de intercâmbio que vem ficando cada vez mais comum entre os estudantes brasileiros, mas que ainda gera muitas dúvidas, tanto para os intercambistas quanto para os pais. Pensando nisso, escrevemos este post para explicar detalhadamente como funciona o intercâmbio High School e tirar todas as possíveis dúvidas que você tenha sobre o assunto. Confira!

O QUE É HIGH SCHOOL?

O High School é um intercâmbio cultural diferente de todos os outros. Nele, o estudante tem a possibilidade de cursar parte do ensino médio no exterior. Você terá a oportunidade de frequentar a escola junto com os estudantes locais e cursar as matérias do currículo acadêmico.

Essa é uma experiência bastante desafiadora, mas ao mesmo tempo muito enriquecedora. Durante o período em que você estiver no outro país, você irá viver como um estudante local, participando das atividades esportivas e culturais, dos eventos sociais e dos passeios da escola.

Além disso, dependendo do tipo de acomodação que escolher, você poderá conviver com uma família local, como se fosse membro dela, o que lhe dará um gostinho a mais de como é o estilo de vida e a cultura do destino escolhido.

ensino médio no exterior

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Os benefícios de cursar o colegial no exterior são inúmeros. Além de ser uma excelente forma de aperfeiçoar o idioma, já que você irá colocá-lo em prática a todo o momento, é uma ótima chance de conviver com uma nova cultura, conquistando independência, responsabilidade e amadurecimento. Você, com certeza, voltará ao Brasil mais confiante para enfrentar o futuro e tomar suas próprias decisões.

Outro ponto positivo é que em uma experiência como essa você viverá uma imersão total nos costumes do novo país, já que viverá como um nativo.

Um benefício bacana é que o High School é uma excelente maneira do estudante conhecer o sistema educacional do país e, se for o caso, preparar-se para cursar o ensino superior em uma universidade renomada no exterior.

Por fim, talvez o benefício mais importante entre todos os que já foram citados, é que fazendo o High School você irá estudar no exterior sem comprometer a conclusão dos seus estudos no Brasil, já que seu currículo acadêmico poderá ser validado quando você retornar. Como isso acontece? Como cada país tem seu currículo acadêmico próprio, o estudante brasileiro precisa estudar, no destino escolhido, pelo menos, as cinco disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). Assim, o currículo feito no exterior pode ser validado no retorno ao país.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Os programas de High School têm duração de um semestre letivo ou de um ano letivo, e o estudante pode escolher o que achar melhor. As datas de embarque variam de acordo com a escola e o país escolhido. Consulte a Roda Mundo para saber mais detalhes.

TIPOS DE HIGH SCHOOL NO EXTERIOR

DISTRITAL

Nesta opção o participante estuda em uma escola pública e escolhe o distrito escolar em que vai estudar. Como no distrito costuma haver algumas opções de escolas, o estudante pode, geralmente, sugerir as que são de seu maior interesse.

Como se trata de escola pública, geralmente não há o uso de uniforme e o ambiente costuma ser mais descontraído. A maioria dos estudantes locais estuda em escolas públicas. No High School distrital a hospedagem geralmente acontece em uma casa de família da comunidade local.

ensino médio no exterior
Nos programas de High School público e distrital, geralmente, não é necessário o uso de uniforme.

PÚBLICO

Nesta opção o intercambista estuda em uma escola pública e não escolhe a região em que vai morar. A organização no exterior faz a colocação do estudante, que pode ser em qualquer cidade do país em questão.

Como se trata de escola pública, geralmente não há o uso de uniforme e o ambiente costuma ser mais descontraído. A maioria dos estudantes locais estuda em escolas públicas. No High School público, a hospedagem acontece em uma casa de família voluntária da comunidade local.

PARTICULAR

Nesta opção o participante estuda em uma escola particular. É possível escolher a cidade e a escola em que vai estudar.

As escolas particulares são mais tradicionais e valorizam muito seus costumes, a prática de esportes e a qualidade acadêmica. Nas escolas particulares, normalmente, o uso de uniforme é obrigatório e o ambiente costuma ser mais personalizado. No High School particular, a hospedagem pode ser em casa de família ou na própria escola, dependendo da instituição.

ensino médio no exterior
No High School particular, normalmente, o uso de uniforme é obrigatório.

HIGH SCHOOL COM ESPORTE

Ao optar por um programa de High School particular, o aluno é orientado a escolher a escola que mais tenha a ver com seu perfil.

De acordo com os interesses do estudante e dependendo do destino, ele pode optar por escolas que tenham um foco maior nos esportes.

Há escolas que oferecem esportes sazonais, ou seja, que acontecem de acordo com a temporada do ano, e há escolas que oferecem esportes que não dependem da época do ano.

O aluno que se interessar por uma destas instituições tem a possibilidade de participar de algum esporte que esteja inserido no currículo acadêmico da escola e, dependendo do nível de habilidade, até se juntar ao time oficial.

Há inúmeros esportes, como surf, tênis, futebol, basquete, hóquei, entre outros.

ensino médio no exterior
Meninas jogando futebol.
ensino médio no exterior
Time de vôlei do High School.

DESTINOS

A Roda Mundo oferece programas de High School em diversos países:

Alemanha                            Espanha                          Irlanda

Austrália                              Estados Unidos                Nova Zelândia

Canadá                                Inglaterra

PRÉ-REQUISITOS

Para fazer o ensino médio no exterior, o estudante deve ter entre 14 e 18 anos, ser um bom aluno no Brasil, ter o nível do idioma a partir do intermediário e estar disposto a se relacionar com uma cultura diferente. É preciso ser estudante do ensino médio, ou ter terminado os estudos recentemente.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROGRAMA DE HIGH SCHOOL

ensino médio no exterior
Cheerleaders.

Eu vou aprender um novo idioma no High School?

O High School é um intercâmbio em que o estudante irá estudar as matérias do currículo acadêmico do país escolhido. Não é como um curso de idioma, que é inteiramente voltado para o aprendizado da língua. Entretanto, o aluno consegue desenvolver o idioma porque estará a todo o momento colocando-o em prática nas situações do dia a dia.

Meu High School vale no Brasil?

Desde que o aluno frequente às aulas das cinco matérias exigidas pelo MEC, o currículo poderá ser validado no retorno ao Brasil.

Qual a melhor época do ano para ir?

O início do seu intercâmbio irá depender do início do período letivo no país escolhido.

Como se inscrever?

Primeiro, você deverá entrar em contato com a Roda Mundo e responder a um questionário básico sobre seus interesses, para qual destino quer ir, em qual ano da escola você está, entre outras questões. Depois de analisar seu perfil, a Roda Mundo sugere algumas opções de escola e, junto com você, definimos quais escolas te interessam a princípio.

Após essa etapa, você fará um teste de inglês que nos dirá em qual nível do idioma você está. Após os resultados, iniciamos o processo de preenchimento de fichas e documentos para sua matrícula na escola escolhida.

Onde vou morar?

Sua acomodação poderá ser em casa de família ou na residência estudantil da escola, dependendo do programa escolhido.

Com quem vou estudar?

Você irá estudar com jovens na mesma faixa etária que a sua, que normalmente moram próximo à escola. Você irá lidar com pessoas de diferentes culturas, nacionalidades e classes sociais. Esteja aberto a interagir com todos os seus colegas e prepare-se para aproveitar muito!

Como tirar meu visto?

A Roda Mundo pode te ajudar neste processo. Não utilizamos os serviços de despachantes e possuímos expertise nos processos de visto de estudante. Consulte nossa equipe.

E a passagem aérea? Posso comprar com a Roda Mundo?

Sim, você pode comprar suas passagens com a Roda Mundo e aproveitar as melhores tarifas.

Curtiu a matéria? Compartilhe!

 

VEJA TAMBÉM:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here