Guia de viagem pela Irlanda
Guia de viagem pela Irlanda

Este guia de viagem pela Irlanda é dedicado a todos que vão fazer turismo ou estudar na Ilha Esmeralda. Se você vai fazer intercâmbio em Dublin, Cork ou Galway, vale muito a pena saber o que da para explorar em toda a Irlanda.

A Roda Mundo separou neste guia de viagem diversas dicas do que fazer na Irlanda, incluindo custos básicos de orçamento e atividades.

GUIA DE VIAGEM PELA IRLANDA 

Guia de viagem pela Irlanda
Guia de viagem pela Irlanda

A Irlanda é um país lindo, cheio de colinas verdinhas, castelos, belos penhascos, cerveja Guinness e moradores muito amigáveis.

Dublin é a animada capital, com grandes pubs e muita história mas, a Irlanda não ser resume somente a Dublin. O país é repleto de belas paisagens e castelos, por isso é difícil não curtir bons momentos por lá.

O tamanho do país, que é bem pequeno em comparação ao Brasil, faz com que ele se torne mais fácil de ser explorado, independentemente da duração da sua viagem. A Irlanda é uma terra mágica, cheia de maravilhas, história e diversão. Uma viagem até lá, com certeza, vale muito a pena.

Ninguém sai desapontado da Irlanda, e com as dicas deste guia de viagem pela Irlanda, você irá conhecer os melhores destino e atividades para quem quer aproveitar ao máximo o país.

Visite a Irlanda. É fenomenal.

PREÇO DE HOSPEDAGEM DA IRLANDA

Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-preço-de-hospedagem
Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-preço-de-hospedagem

Durante um Intercâmbio na Irlanda é comum o estudante se hospedar em uma casa de família ou em uma residência para estudantes. O estudante também pode viajar para outras cidades nos dias de folga, asssim, acaba se tornando um turista.

O preço da hospedagem é um dos itens mais importantes no planejamento de uma viagem. Por toda a Irlanda há muitas opções de hospedagem, desde hostels econômicos até hotéis mais confortáveis.

Hostel na Irlanda 

Para quem quer economizar, se hospedar em um hostel é uma ótima ideia. Hostels ou albergues (em português), são acomodações baratas e geralmente bem localizadas. O custo para se hospedar em um hostel é bem mais em conta do que um hotel – principalmente optando por ficar em um dormitório dividido.

Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-Hostel-na-Irlanda
Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-Hostel-na-Irlanda

O viajante que se hospeda em um hostel tem muito mais possibilidade de se socializar com outros viajantes, na maior parte jovens e diversas partes do mundo. Os Hostels normalmente oferecem roupa de cama, WiFi gratuito e muitos ainda oferecem café da manhã também gratuito.

Uma noite de hospedagem em um dormitório de hostel na Irlanda varia entre 10 Euros e 20 Euros por noite. Você também pode encontrar quartos privados para duas pessoas, variando entre 35 Euros a 60 Euros por noite.

Hotéis na Irlanda 

Se você procura uma acomodação mais privativa, há muitas opções de hotéis por toda a Irlanda. Há vários hotéis de categoria econômica no país, que incluem banheiro privativo e, em alguns casos, oferecem até mesmo o tradicional café da manhã irlandês, o Traditional Irish Breakfast.

Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-Hotel-na-Irlanda
Guia-de-Viagem-pela-Irlanda-Hotel-na-Irlanda

Em cidades maiores, especialmente em Dublin, é comum pagar um pouco a mais por um quarto de hotel. A média de custo em um hotel categoria turística em Dublin é de 100Euros a 200Euros a noite.

COMIDA NA IRLANDA

Comidas na Irlanda
Comidas na Irlanda

Uma refeição simples em um pub custa entre 9 Euros e 14 Euros. Já um prato mais completa incluindo bebida, tem custo médio de 18 Euros. Para quem quer economizar, comida fast food na Irlanda tem custo a partir de 4 Euros.

Uma dica legal para comer fora na Irlanda é sair para almoçar ou jantar um pouco mais cedo. Em muitos restaurantes há a oferta do menu “early bird”. Comer um pouco mais cedo em alguns restaurantes da Irlanda pode ter um oferta especial.

Muitos irlandeses e turistas comem nos famosos pubs. Além de muita cerveja os pubs servem refeições. Como faz frio quase que o ano todo no país, os pubs oferecem deliciosas sopas que valem como uma refeição. Encontre nos pubs comida local, moradores locais, e bons preços!

Caso você opte por preparar suas refeições, calcule um gasto de 50 Euros a 60 Euros por semana com compras básicas em um supermercado. Muitas acomodações possuem acesso a cozinha então você pode economizar bastante. Veja o custo e média de sálario na Irlanda aqui!

TRANSPORTE NA IRLANDA

Transporte na Irlanda – Luas

O transporte público é ótimo na Irlanda! Se você estiver em um ônibus ou trem, espere encontrar WiFi gratuito, motoristas amigáveis e partidas pontuais.

transporte-publico-na-irlanda
transporte-publico-na-irlanda

Viagens de ônibus dentro de Dublin custam cerca de 3 Euros para uma viagem única. As maiores cidades na Irlanda oferecem passes livres de transporte, ou seja, você compra um passe e pode usar o transporte público a vontade. Você pode escolher e pagar quantos dias quer usar o passe e assim explorar bem a cidade que estiver.

A maioria das cidades da Irlanda são planas, então colocar um tênis confortável e explorar a cidade a pé é ótima opção. Alugar bicicleta também é bem comum pela Irlanda.

Se você curte andar de bike, vale muito a pena alugar uma por lá. A maioria das cidades possui lojas para aluguel de bicicleta e você precisa ter um cartão de crédito internacional para isso.

Se você curte andar de bike vale muito a pena alugar uma na Irlanda
Se você curte andar de bike vale muito a pena alugar uma na Irlanda

Viajar entre as cidades da Irlanda é bem fácil, seja de ônibus ou trem. Viajar de ônibus leva um pouco mais de tempo do que de trem, mas você conseguirá economizar um pouco mais. Para ter uma ideia, custa cerca de 13 Euros viajar de ônibus de Dublin para Galway, enquanto de trem o custo é de cerca de 40 Euros.

Visite o site para checar as opções e preços de trens pelas cidades da Irlanda: http://www.irishrail.ie/

Visite o site para checar as opções de ônibus pelas cidades da Irlanda: http://www.buseireann.ie/

Táxi e Uber estão disponíveis nas principais cidades, são as opções mais caras porém, vale a pena para quem quer curtit a vida noturna.

ALUGUEL DE CARRO NA IRLANDA

Se você quer liberdade para viajar entre as cidades, alugar um carro na Irlanda é bem comum.

Lembrando que na Irlanda a mão é inglesa, ou seja, se dirige do lado esquerdo. No inicio é estranho, mas depois de algumas horas o motorista vai se acostumando. É preciso ter atenção redobrada para dirigir na Irlanda.

Umas das principais empresas para aluguel de carro na Irlanda é a Auto Europe. Conhecida por toda a Europa, é possível fazer a reserva pelo site da empresa.

Aluguel-de-carro-na-Irlanda
Aluguel-de-carro-na-Irlanda
Aluguel-de-carro-na-Irlanda-rodamudo
Aluguel-de-carro-na-Irlanda-rodamudo

Para alugar um carro da Irlanda é preciso ter entre 25 e 69 anos. Para menores de 25 anos ou 69 anos é cobrado uma taxa. O motorista deve ter carteira de habilitação por pelo menos 2 anos.

A carteira de habilitação brasileira é geralmente válida nas principais locadoras da Irlanda e o custo do aluguel de carro tem bom preço. É muito importante ter um cartão de crédito internacional para o aluguel e retirada do carro. As locadoras cobram um depósito de segurança no cartão de crédito.

COMO ECONOMIZAR VIAJANDO PELA IRLANDA

Um turista econômico, ou seja, um mochileiro gasta cerca de 60 Euros a 100 Euros por dia na Irlanda. Esta é uma sugestão de orçamento para quem se hospeda em um hostel, cozinha parte das refeições e utiliza o transporte local.

Utilizando as dicas para economizar na Irlanda que nós daremos abaixo, é possível que você gaste ainda menos.  Entretanto, se você optar por uma acomodação mais cara ou quiser comer fora mais vezes, esteja preparado para um orçamento maior.

DICAS PARA ECONOMIZAR NA IRLANDA

Descontos para estudantes

Uma carteirinha de estudante válida irá garantir que você tenha acesso a descontos exclusivos (até 50%) em várias atrações, museus e ônibus pela Irlanda.

Coma a comida dos pubs

Comer em pubs é uma boa ideia se você quiser comer com fartura a comida tradicional irlandesa, sem que seu bolso seja destruído por preços muito altos.

Compartilhe um carro

Se você tiver um cronograma flexível, use algum serviço de compartilhamento de viagens, como o BlaBlaCar e pegue caronas com os locais para transitar entre as cidades (ou países).

Este serviço é bacana não só para economizar dinheiro, mas também para conhecer pessoas interessantes e aprender sobre a vida e a cultura local. Os motoristas são verificados e o serviço é seguro (embora às vezes não apareçam caronas, razão pela qual você precisa de um cronograma flexível).

Beba menos

A cultura irlandesa dos pubs pode acabar com o seu bolso. Equilibre os gastos indo a happy hours, bebendo em casa, ou deixando de beber em alguns dias.

Dicas-para-economiza-na-Irlanda
Dicas-para-economiza-na-Irlanda

Tenha um cartão OPW

Para quem gosta de visitar atrações históricas, esta é uma excelente dica. O OPW Heritage card garante o acesso às principais atrações, incluindo a maioria dos castelos em todo o país. O cartão custa 40 euros para adultos e é um item indispensável para quem planeja visitar muitas cidades no país.

Couchsurf

Fazer couchsurfing conecta você a pessoas locais, que darão a você não apenas um lugar gratuito para ficar, mas também um guia local que irá te apresentar os melhores lugares para conhecer.

Este serviço é bem bacana e é recomendado se você quer conhecer pessoas diferentes. Além disso, acomodação gratuita é bom para qualquer orçamento.

CIDADES – GUIA DE VIAGEM NA IRLANDA

Veja o que você não pode deixar de visitar com o Guia de Viagem pela Irlanda.

Conheça Dublin

A maioria das pessoas que visitam a Irlanda passam o tempo na capital, Dublin. O lugar é sinônimo de diversão. Os fãs de Guinness não terão dificuldades em achar um bom pub que sirva as famosas pints.

Dublin-Irlanda
Dublin-Irlanda

A arquitetura georgiana da cidade, a música e o “craic” fazem de Dublin um dos destinos mais populares na Europa.

O Guinness Brewery é um dos passeios que não pode ficar fora do seu roteiro. A visita custa cerca de 21 Euros na porta. Economize 10% por reserva online com antecedência.

Passeio por Galway

Galway
Galway

Famosa por seu festival de corrida de cavalos, que acontece no mês de julho, Galway é popular entre turistas de todo o mundo. Connemara, onde “The Quiet Man” foi filmado é um lugar que não pode ficar fora do seu roteiro, junto com Kylemore Abbey, um belo mosteiro beneditino. A própria cidade de Galway é o lugar preferido de estudantes, escritores e músicos.

Aviste baleias em Cork

Cork Irlanda
Cork Irlanda

Cork é uma cidade movimentada, situada na costa sul da Irlanda. Originalmente um local de concentração marítima, Cork é agora uma cidade universitária cosmopolita, cheia de restaurantes baratos e uma animada vida noturna. Surf e observação de baleias também são populares na cidade.

Dirija ao longo do Anel de Kerry

Dirija ao longo do Anel de Kerry
Dirija ao longo do Anel de Kerry

Conhecida também como a Península de Iveragh, esta é uma das trilhas fora da rota turística na Irlanda. O Anel de Kerry é cheio de estradas sinuosas pela costa, lagos, terrenos montanhosos e fortes históricos. Fotogênica, é um eufemismo para essa região.

Participe das comemorações de St. Patrick’s Day na Irlanda

 St. Patrick’s day na Irlanda
St. Patrick’s day na Irlanda

St. Patrick é o santo padroeiro da Irlanda e, segundo a lenda, foi ele quem expulsou todas as cobras do país. Para celebrar o dia do padroeiro, todos ficam incrivelmente bêbados. Se você acredita na lenda ou não, isso não vem ao caso, o que importa é que esta é a maior festa do ano, é o momento em que todos são irlandeses. O maior desfile acontece em Dublin e acontece na semana do dia 17 de Março. Veja mais curiosidades sobre o St. Patrick’s Day aqui!

Visite um castelo Irlandês

A Irlanda é rica em história e todo o país é repleto de castelos, todos em vários estados de conservação. Das ruínas desmoronando do castelo de Dunluce ao impecavelmente castelo Cahir, em Tipperary. É difícil não apreciar essas belezas históricas.

Castelo-Cahir-Irlanda
Castelo-Cahir-Irlanda

Você pode aproveitar o passeio para beijar a Pedra de Blarney no castelo que carrega o mesmo nome, dizem que traz boa sorte. A Pedra de Blarney fica próximo a cidade de Cork.

Visite as Ilhas Aran

Ilhas Iran
Ilhas Iran

Menos de uma hora fora do continente encontra-se a beleza selvagem destas ilhas não contemporâneas. Lá, você pode se locomover de ônibus, bicicleta ou charrete, enquanto admira os vários monumentos, ruínas, castelos e muito mais. Tobar Einne e O’Briens Castle são as duas principais atrações para ver.

Conheça Newgrange

Conheça Newgrange
Conheça Newgrange

Newgrange é um túmulo pré-histórico de mais de 5 mil anos, ainda mais velho do que o famoso Stonehenge. Todos os anos, no solstício de inverno, um feixe de luz corre pela passagem de entrada, perfeitamente alinhada para iluminar o interior da câmara funerária.

Newgrange foi projetada para oferecer uma visita interessante e informativa. As entradas custam entre 6 Euros e 11 Euros e o local fica aberto das 9h30 às 17h, com algumas horas prolongadas, dependendo da estação.

Escale o Giant’s Causeway

Atravesse a fronteira para a Irlanda do Norte para visitar o famoso Patrimônio Mundial da UNESCO, o Giant’s Causeway. O local está aberto diariamente das 9:00hs às 17:00hs, com algumas horas extras dependendo do mês, e custa 10 Euros.

Giant’s-Causeway-Irlanda
Giant’s-Causeway-Irlanda

Combine esse passeio com uma visita a Bushmills Distillery para provar um dos melhores uísques que a Irlanda tem para oferecer. A entrada custa 9 Euros e fica aberto das 10h às 16h45, de segunda a sábado. Aos domingos abre ao meio dia.

Beije a Pedra de Blarney

Beije a Pedra de Blarney
Beije a Pedra de Blarney

Casa da famosa Pedra de Blarney, o Castelo de Blarney fica nas redondezas de Cork. Os visitantes se reúnem para ver a pedra que, segundo a lenda, concede eloquência a todos que a beijam. A entrada é de cerca de 13 Euros e o local fica aberto diariamente, das 9h às 17h.

Castelo de Blarney fica nas redondezas de Cork
Castelo de Blarney fica nas redondezas de Cork

Admire os Cliffs of Moher

 Cliffs of Moher
Cliffs of Moher

Os Cliffs of Moher são penhascos que se estendem por oito quilômetros ao longo da costa do Atlântico e alcançam uma altura de 214 metros. O local é lar de uma grande variedade de pássaros e oferece uma vista deslumbrante, digna de cartões postais.

Cuidado com o nevoeiro! Às vezes o local tem tanta neblina que não é possível ver os cliffs. Reserve esta atividade para um dia agradável.

Caminhe em Connemara

Este Parque Nacional é uma área lindíssima. Muitas pessoas vão para lá caminhar e fazer mountain bike. Existem alguns castelos dentro do parque, bem como uma antiga área de mineração e um centro histórico.

Connemara-Irlanda
Connemara-Irlanda

Caminhe pelo arboreto John F. Kennedy

Localizado no condado de Wexford, este jardim é o lar de mais de 4.500 espécies de árvores e arbustos. Existem vários salões de chá, um centro de visitantes e uma área de piquenique. Durante o verão, há também um pequeno trem que atravessa o parque. Está aberto diariamente das 10h às 17h e custa 4 Euros.

Volte no tempo no Ulster Museum

Apenas a poucos passos de distância do Jardim Botânico de Belfast, este museu guarda uma estranha coleção de artefatos e revela a interessante história da Irlanda do Norte. Há ainda uma exposição sobre a vida selvagem local.

Uma dica é tomar um chá na cafeteria do local. A entrada é gratuita e o museu está aberto diariamente (exceto às segundas-feiras) das 10h às 17h.

Volte à Idade Média em Killarney

Killarney é um dos destinos turísticos mais populares da Irlanda, principalmente por seu inegável encanto medieval. Visite a Abadia de Muckross (um convento franciscano do século XV), o Castelo Ross, ou passeie pela cidade. Este é também o ponto de partida tradicional para explorar o Anel de Kerry.

Assista o vídeo e veja como é estudar e trabalhar durante o seu intercâmbio na Irlanda. 

Imagino que se você chegou até o final do Guia de Viagem pela Irlanda é porque está a fim de visitar o país. Deu para perceber que vale realmente a pena, né?

Se você quiser mais dicas e ainda pensa em fazer intercâmbio na Irlanda fale com a Roda Mundo agora mesmo!

VEJA TAMBÉM:

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here