Custo de vida e média de salário na Austrália

Uma das principais dúvidas dos estudantes que resolvem fazer um intercâmbio de longa duração e, principalmente, dos estudantes que pretendem trabalhar durante o intercâmbio, é qual o custo de vida no país escolhido. Muitas vezes essa é uma pergunta determinante para a viagem, além de saber a média de salário do destino. Neste post a gente te conta qual o custo de vida e média de salário na Austrália. Confira!

O CUSTO DE VIDA NA AUSTRÁLIA É MAIS CARO DO QUE NO BRASIL?

Esta é uma afirmação bem comum de se ouvir, e não deixa de ser verdade. Mas é precipitado achar que isso pode ser um empecilho para a sua viagem.

Antes de cancelar os planos e mudar de destino, você deve levar algumas coisas em consideração para saber se a Austrália realmente não é para o seu bolso.

Salário x Custo de Vida na Austrália

Lembre-se de que na mesma proporção em que as coisas são mais caras, o salário também é maior na Austrália. Supondo que você vá trabalhar durante o seu intercâmbio, você ganhará o seu salário em dólar australiano, e gastará em dólar australiano, por isso, pode ser que após arrumar um trabalho você não sinta tanta diferença.

Qualidade de vida na Austrália

Você deve levar em consideração que a Austrália é um país de primeiro mundo. Lá, as coisas funcionam e sua qualidade de vida será muito maior. Analise qual a qualidade de vida que poderá ter com o salário médio de um estudante no país.

Custo de vida e média de salário na Austrália
Avalie qual a qualidade de vida que poderá ter com o salário médio de um estudante no país

Estilo de vida do estudante na Austrália

Falar sobre o custo de vida na Austrália é algo bem relativo. Isso também depende da idade e dos padrões de vida do estudante. É claro que um intercambista que vai ao país com a intenção de sair toda noite, fazer compras, e comer fora todos os dias vai gastar bem mais do que um estudante que mantém uma vida confortável, mas econômica no país.

Cidade escolhida para o intercâmbio na Austrália

Assim como no Brasil, há cidades mais baratas do que outras para se viver na Austrália. Adelaide, por exemplo, tem o custo de vida mais baixo do que o custo em Sydney. Por isso, avalie cada cidade antes de decidir.

Custo de vida e média de salário na Austrália
Adelaide, Austrália

→ Conheça o Curso VET na área de Eventos na Austrália

AFINAL, QUAL O CUSTO DE VIDA NA AUSTRÁLIA?

Abaixo, separamos alguns itens mais essenciais para os estudantes que pretendem ficar por um período maior na Austrália. Os dados são uma média dos preços praticados no país e podem mudar.

Restaurantes Média de preço
Refeição em restaurante mais barato AUD 18,00
Combo McDonalds AUD 10,00
Cerveja AUD 7,00
Água AUD 2,63
Mercado Média de preço
1 litro de Leite AUD 1,42
500 g de pão AUD 2,61
1 kg de arroz AUD 2,77
1 kg de peito de frango AUD 10,41
1 maço de cigarro (Marlboro) AUD 25,00
Transporte Média de preço
Bilhete só de ida (transporte local) AUD 4,00
Bilhete mensal AUD 140,00
Utilidades gerais (mensal) Média de preço
Básico (Eletricidade, aquecedor, água, lixo) AUD 191,24
1 min. tarifa de celular pré-pago AUD 0,21
Internet (10 Mbps) AUD 69,48
Esportes e lazer Média de preço
Academia (taxa mensal para 1 adulto) AUD 63,98
Aluguel quadra de tênis (1 hora no fim de semana) AUD 17,96
Cinema (1 pessoa) AUD 18,00

Fonte: Numbeo

Para sua estadia na Austrália, calcule um gasto mensal de cerca de AUD 1.200,00 com aluguel dividido entre amigos, comida feita em casa e transporte público. Lembrando que esses valores são apenas estimativas e dependem do estilo de vida de cada estudante.

→ Promoção de Intercâmbio Study & Work em Sydney 

MÉDIA DE SALÁRIO NA AUSTRÁLIA

Estudantes brasileiros costumam ganhar entre AUD 15,00 e AUD 20,00 por hora. Trabalhando 20 horas semanais, carga horária máxima permitida, é possível se manter em um estilo de vida mais econômico.

Custo de vida e média de salário na Austrália
Normalmente, as funções são na área hoteleira, em bares, restaurantes, cafés, nas áreas de vendas, atendimento, entre outras

Os empregos costumam ser rotativos, já que os estudantes chegam e vão embora com frequência e, normalmente, as funções são na área hoteleira, em bares, restaurantes, cafés, nas áreas de vendas, atendimento, entre outras.

O nível de inglês é importante na hora de procurar emprego. Quanto melhor o nível, maior a chance de conseguir um trabalho. A tendência é encontrar um emprego a partir do segundo ou terceiro mês, variando de estudante para estudante.

→ Como funciona o visto de estudante para a Austrália

VEJA ALGUNS SITES PARA PROCURAR EMPREGO NA AUSTRÁLIA

Gostou do post? Ainda tem dúvidas sobre a Austrália? Deixe nos comentários ou fale com a equipe da Roda Mundo!
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp 11. 98225-2200
Envie e-mail para contato@rodamundo.tur.br

CONFIRA TAMBÉM:

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here