Você sabe como funciona o intercâmbio? O intercâmbio vai além de uma viagem convencional, mas sim de uma experiência extraordinária. Nós da Roda Mundo vamos esclarecer dúvidas sobre o que é, como, porque e onde fazer um intercâmbio inesquecível!

O que é o intercâmbio?

A palavra intercâmbio significa relações cultural, comercial, educacional, que são desenvolvidas de maneira recíproca entre nações ou instituições. Simplificando, o intercâmbio é uma troca cultural Com o objetivo de desenvolver e enriquecer os conhecimentos das pessoas envolvidas.

intercâmbio-é-conhecer-e-vivenciar-outras-culturas
intercâmbio-é-conhecer-e-vivenciar-outras-culturas

Você também pode filtrar e escolher fazer intercâmbio que tem mais haver com o seu perfil. Alguns tipos de intercâmbio que existem são:com cursos de idiomas no exterior, estudar e trabalhar, com foco na área profissional, de férias para adolescentes e para terceira idade.

TIPOS DE INTERCÂMBIO

  • Intercâmbio com cursos de idiomas no exterior

O intercâmbio com cursos de idiomas no exterior é um dos tipos mais procurados. Quem procura esse tipo de intercâmbio está focado em aprender uma nova língua ou melhorar sua fluência no idioma. São cursos com duração mínima de 2 semanas, com salas de aulas compostas por estudantes de diversas nacionalidades e faixa etária, mas com o mesmo nível de habilidade do idioma.

Intercâmbio-com-cursos-de-idiomas-no-exterior
Intercâmbio-com-cursos-de-idiomas-no-exterior

Hoje, os idiomas e os países mais procurados são: Suíça (alemão e francês), Reino Unido (inglês), Nova Zelândia (inglês), Malta (inglês), Canadá (inglês), América Latina (espanhol), Austrália (inglês), Itália (italiano). Conheça todos os países e os idiomas aqui!

  • Intercâmbio para estudar e trabalhar

Esse é o tipo de intercâmbio para os estudantes que vão ficar no mínimo três meses no país. O estudante que quer trabalhar legalmente no exterior tem uma oportunidade excelente de compreender mais a cultura do país, conhecer pessoas, colocar em prática o idioma e também ter uma ajuda de custo durante o período de viagem.

Veja como é trabalhar e estudar na Austrália!

Quem optar por fazer o programa de estudos com trabalho deve respeitar algumas regras estabelecidas pelos países. Você pode escolher alguns destinos como:

– Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, podendo trabalhar até 20 horas semanais.

– Em Dubai não há limite máximo de horas, porém, o trabalho não pode atrapalhar os estudos.

– No Canadá, o estudante que cursar um programa de ensino superior tem a permissão de trabalho de 20 horas semanais.

  • Intercâmbio com foco para carreira profissional

São cursos de graduação, pós-graduação e MBA, com certificados profissionais e diploma técnico-vocacional. Além disso, tem os cursos técnicos para os estudantes que já tem um bom nível no idioma e querem melhorar os seus conhecimentos em uma área específica.

Intercâmbio-com-idioma-para-a-sua-área-profissional
Intercâmbio-com-idioma-para-a-sua-área-profissional

Esse tipo de intercâmbio é indicado para quem deseja cursar o ensino superior no exterior e melhorar tanto o currículo acadêmico como o profissional.

As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.

John Steinbeck

INTERCÂMBIO PARA TODAS AS IDADES 

  • Intercâmbio de férias para adolescentes

O intercâmbio de férias para adolescentes é direcionado para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. Normalmente acontece no mês de dezembro/janeiro e junho/julho, o período de férias escolares aqui do Brasil, para que os estudantes possam conciliar o programa com as suas aulas regulares.

Os programas teen duração de 2 a 6 semanas e uma programação pré-definida, combinando o aprendizado de um idioma com atividades socioculturais e lazer.

Intercâmbio-de-férias-para-adolescentes
Intercâmbio-de-férias-para-adolescentes

O intercâmbio de férias para adolescentes é uma excelente maneira de avaliar o comportamento do jovem durante um período de estudos no exterior e ver se ele está preparado para ficar um período maior fora do Brasil, como um High School.

  • Intercâmbio para terceira idade

O intercâmbio para a terceira idade é um programa personalizado para pessoas acimas de 50 anos e com duração de duas semanas. Quem opta por realizar esse tipo de intercâmbio tem a possibilidade de combinar um idioma com atividades culturais e de entretenimento, além de conhecer lugares turísticos, fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária ou diferente e de diversas partes do mundo.

Intercâmbio-para-terceira-idade
Intercâmbio-para-terceira-idade

Para saber mais sobre outros tipos de intercâmbio clique aqui!

Como funciona o intercâmbio?

Bom, agora que você já sabe qual é a essência do intercâmbio, vamos falar sobre como ele funciona. É preciso levar em conta alguns pontos muito importantes para a sua viagem internacional:

  • Qual o objetivo do seu intercâmbio?

É preciso que você defina o que quer fazer na sua viagem e escolher um tipo de intercâmbio para o seu perfil. Por exemplo, você é um estudante recém-formado em Direito e tem vontade de aprofundar os seus conhecimentos de inglês e desenvolver um vocabulário específico na sua área de atuação.

O programa Inglês para Direito irá te ajudar a desenvolver habilidades práticas e efetivas do idioma sobre assuntos jurídicos. O intercâmbio indicado para é o Intercâmbio com idioma para a sua área profissional.

  • Como planejar o meu intercâmbio?

Agora que você já tem o seu objetivo principal definido, vamos partir para o planejamento do seu intercâmbio. É necessário que você defina quanto tempo quer ficar no exterior, qual o país de destino e o tipo de acomodação.

Como-planejar-o-meu-intercâmbio
Como-planejar-o-meu-intercâmbio

Vamos continuar usando o exemplo anterior. Você é um estudante recém-formado em Direito e está buscando um intercâmbio com foco na sua área profissional no Reino Unido, tem a possibilidade de ficar até um mês fora do Brasil estudando e o tipo de acomodação que prefere é residência estudantil.

SOLICITE SEU INTERCÂMBIO PARA O CANADÁ

Nós da Roda Mundo Intercâmbio apresentamos um curso de Inglês para Direito para estudantes com nível intermediário do idioma. Tem duração de duas semanas e vinte aulas semanais (15 horas de curso por semana) que acontecem de manhã ou à tarde. O curso tem datas de início pré-definidas e os destinos são Londres e Cape Town.

Agora que você já tem um curso e um destino definido, vamos falar um pouco sobre os tipos de acomodação, passaporte, visto, seguro viagem, moeda estrangeira e trabalho durante o intercâmbio.

  • Tipos de acomodação

O tipo de acomodação deve combinar com o seu perfil para que o seu intercâmbio seja tranquilo e confortável. Os tipos de acomodação mais comum são:

Residência estudantil (Student Housing): é um tipo de acomodação que as escolas proporcionam para os estudantes. são casas ou apartamentos no qual o estudante também divide os espaços com outros estudantes de diversos lugares do mundo. É uma ótima oportunidade para se relacionar e conhecer diversas pessoas e culturas.

Casa de família – (Homestay): é um tipo de acomodação que a pessoa fica hospeda na casa de alguma família. Caso seja um estudante, a escola na qual ele irá estudar possui um cadastro com famílias inscritas nos programas de intercâmbio e encaminham o perfil do estudante para a casa de família que mais tem haver com ele.

As famílias têm um pré-cadastro inscrito nos programas de intercâmbio para receber esse tipo viajante. Ficar hospedado em uma casa de família também pode potencializar a sua experiência cultural no país e enriquecer a prática do idioma.

  • Passaporte

O passaporte é um tipo de documento de identificação pessoal emitido pela Polícia Federal para qualquer tipo de pessoa que vá para o exterior, seja a turismo, estudo ou trabalho. O passaporte é uma proteção e garantia para as autoridades do país, demostrando que você é um viajante dentro da legalidade.

passaporte-para-intercâmbio
passaporte-para-intercâmbio

O Brasil faz parte do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) então, os brasileiros que forem viajar para a: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela não precisam necessariamente apresentar o passaporte, mas sim um documento oficial com foto, como o RG.

Lembrando que para entrar em outros países você deve ter em mãos o seu passaporte. Caso você precise tirar ou renovar o seu passaporte, a Roda Mundo presta esse serviço.

  • Visto

O Visto é uma permissão de entrada no país, que é carimbado ou estampado no seu passaporte brasileiro. Cada país adota critérios e exigências diferentes para a solicitação dessa permissão, levando em conta o tipo de Visto a ser requerido e o relacionamento ou acordo que tem com o Brasil. A regra de emissão do Visto é, por diversas vezes, decisiva na escolha do país. Antes de tudo, é preciso verificar se o viajante tem o perfil e se atende aos requisitos exigidos na solicitação de Visto do país escolhido.

Alguns países exigem que o viajante brasileiro solicite o visto no Brasil antes do embarque, por meio do Consulado ou Embaixada do país, mas também há destinos que permitem que o brasileiro solicite o visto na entrada do país, na imigração local no aeroporto.

Além disso, alguns países também oferecem benefícios vinculados ao visto obtido como permissão para trabalhar legalmente, férias durante os estudos e até a possibilidade de renovação da permanência dentro do país. A Roda Mundo proporciona assessoria na solicitação de Visto para os principais países: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e Índia.

  • Seguro Viagem (Travel Insurance)

O Seguro Viagem é a sua segurança durante o seu período no exterior, pois ele cobre imprevistos leves ou mais graves como doenças, despesas com remédios e emergências odontológicas. Perda e extravio de bagagem também está incluso.  O Seguro Viagem varia de acordo com o destino e tempo da viagem, podendo ser de cinco dias até doze meses e dependendo do país, é necessária a apresentação do comprovante do seguro na imigração, na solicitação do Visto ou no primeiro dia de aula.

seguro-viagem-para-intercâmbio
seguro-viagem-para-intercâmbio

O Seguro Viagem Internacional, geralmente, só pode ser comprado antes do embarque no brasil. É imprescindível que você adquira o seu Seguro Viagem a partir da data de embarque até a data de retorno ao Brasil. Nós da Roda Mundo oferecemos diversos planos de Seguro de Viagem que pode atender o seu perfil, veja mais aqui!

  • Moeda Estrangeira

Existem muitas formas seguras e econômicas de levar e também receber dinheiro no exterior, incluso também casos de emergência.

Lembrando que para cada tipo de viagem é necessário uma quantia.

A Roda Mundo Intercâmbio disponibiliza a compra de moeda estrangeira nas seguintes formas:

Espécie: Dólar Americano (EUA), Dólar Canadense (Canadá), Dólar Australiano (Austrália), Dólar Neozelandês (Nova Zelândia), Libra Esterlina (Reino Unido), Euro (União Europeia), Rand (África do Sul), Peso Argentino (Argentina), Iene (Japão) e entre outras.

Cartão Visa Travel Money: o VTM é um cartão de débito pré-pago internacional recarregável. Com ele você pode fazer pagamentos, compras e saques. Você carrega o cartão com a moeda local do país e utiliza através da senha que recebe no momento da aquisição do cartão. O VTM não possui nenhum vínculo com redes bancárias e é a forma mais econômica e segura de comprar, sacar e receber dinheiro no decorrer da sua viagem.

  • Trabalho durante o intercâmbio

Para quem deseja ficar mais de três meses fazendo intercâmbio, uma opção é trabalhar legalmente no exterior. Você tem a oportunidade de praticar mais o idioma, conhecer novas pessoas e ter uma rotina mais diversificada.

Além disso, o estudante tem uma ajuda de custo, o que faz o intercâmbio ter um custo mais baixo em longo prazo. Um ponto importante é a fluência no idioma, quanto melhor o nível do idioma, a tendência é que você consiga arrumar um trabalha mais facilmente.

Veja como é trabalhar e estudar na Nova Zelândia:

Por que fazer intercâmbio?

Se até agora você não se interessou em fazer intercâmbio é porque você não abriu os seus olhos para essa experiência incrível.

Fazer um intercâmbio abre portas para o conhecimento de novas culturas, costumes e de um novo idioma. Tira você da sua zona de conforto fazendo com que você se torne um cidadão mais independente e experiente. O seu currículo de vida e profissional vai estar riquíssimo em conhecimento.

Viajar é trocar a roupa da alma.

Mario Quintana

por-que-fazer-intercâmbio
por-que-fazer-intercâmbio

Ah, mas tem alguma idade exata para fazer um intercâmbio? Não! Claro, que para cada faixa etária tem um tipo indicado para um programa de intercâmbio. Por exemplo, quem deseja trabalhar no seu programa de intercâmbio precisa ter necessariamente 18 anos. Os programas de intercâmbio teen são a parir de 9 anos de idade. Viu, não precisa ter uma idade exata para conhecer outros lugares do mundo!

Onde fazer intercâmbio?

Isso depende muito do seu objetivo lembra? Mas claro que tem alguns destinos que podem te atrair mais. Muitas vezes você já tem um destino pré-definido, mas acaba se surpreendendo com outros lugares. Outro ponto é o tipo de intercâmbio que você deseja fazer, que também pode influenciar na escolha do país.

onde-fazer-intercâmbio
onde-fazer-intercâmbio

A Roda Mundo tem programas de intercâmbio em diversos países como: Suíça, Reino Unido, Nova Zelândia, Malta, Itália, Irlanda, Índia, Estados Unidos, Espanha, China, Canadá, Austrália e entre outros.

Agora que você já sabe o que realmente significa o intercâmbio, não perca tempo e entre em contato com a Roda Mundo, nós vamos ter o prazer de realizar o seu sonho!

VEJA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here