Fazer intercâmbio é o seu sonho? Não sabe por onde começar? Neste post a Roda Mundo te ajuda em como fazer o planejamento financeiro de seu intercâmbio.

Preparamos um passo a passo para você se organizar e chegar na meta do seu intercâmbio.

Siga os 6 passos a seguir e a gente se encontra lá no exterior, combinado?

1º PASSO: DEFINA QUAL SERÁ SEU INTERCÂMBIO

como fazer o planejamento financeiro de seu intercâmbio

Para começar o planejamento financeiro de seu intercâmbio, primeiramente é preciso definir o tipo de intercâmbio que você se deseja fazer.

Tudo bem se você não tem certeza de início do tipo de intercâmbio que quer fazer afinal são muitas opções. Um simples questionário pode já filtrar bastante as opções e te ajudar na escolha.

Faça perguntas para você mesmo do tipo:

– Quanto tempo tenho disponível para ficar no exterior?

– Qual os destinos que mais me atraem?

– Que tipo de curso eu gostaria de fazer?

– Como está meu nível do idioma e onde quero chegar?

– Qual tipo de acomodação me agrada mais?

– Quando posso viajar?

Anote em um papel todas as suas respostas e dúvidas.

A partir deste mínimo filtro de perguntas e respostas e de uma pesquisa pessoal, você já tem uma boa ideia de qual intercâmbio gostaria de fazer.

2º PASSO: PESQUISE PESQUISE E PESQUISE

como fazer o planejamento financeiro de seu intercâmbio

Com as respostas do 1º passo na mão comece a pesquisar quais as opções de intercâmbio se encaixam no pré filtro que você fez.

Hoje em dia a internet ajuda muito a já saber de antemão quais os intercâmbios que existem. É possível saber principalmente sobre quais os tipos de cursos que dá para fazer lá fora.

Se você não pesquisar não tem como fazer o planejamento financeiro de seu intercâmbio.

Mergulhe no site e blog da Roda Mundo. Leia tudo. Isso também vai te ajudar a pré-definir qual o seu intercâmbio.

3º PASSO: PEÇA ORÇAMENTOS PARA PLANEJAR FINANCEIRAMENTE SEU INTERCÂMBIO

Solicite orçamentos deste intercâmbio pré-definido para a Roda Mundo Intercâmbio.

Peça seu orçamento pelo site www.rodamundo.tur.br , pelo WhatsApp 11 98225-3300 ou ligue no telefone 11 3034-3260.

Os orçamentos da Roda Mundo Intercâmbio geralmente incluem os valores do curso, acomodação, taxas extras, seguro viagem. Podemos cotar a passagem aérea também.

Agenda um bate papo com a Roda Mundo pessoalmente na nossa loja ou pelo Skype se não morar em São Paulo.

A conversa com um de nossos consultores especializados vai te ajudar ainda mais na definição do seu intercâmbio.

Como existem escolas bem diferentes em um mesmo destino, conversar com um bom consultor de intercâmbio vai te ajudar a entender melhor sobre isso.

Não esqueça de mencionar o mês aproximado que pode embarcar, pois isso influencia bastante nos valores.

4º PASSO: FAÇA UMA PLANILHA DE CUSTOS

Com os orçamentos em mãos, faça uma planilha de gastos para o seu intercâmbio. Esta planilha deve ser bem detalhada e deve incluir os itens dos orçamentos da Roda Mundo + itens extras como: custo de vida no país durante o intercâmbio, compras, viagens e passeios que quer fazer durante a experiência no exterior.

Com a planilha completa você terá uma ideia bem real de quanto seu intercâmbio vai custar no total aproximadamente. Sim considere aproximadamente pois pode haver mudança de tabela de preços das escolas, dependendo de quando vai viajar e a variação cambial (o terror de qualquer planejamento de viagem ao exterior).

Com sua planilha bem-feita, você consegue visualizar quanto tem de dinheiro e se falta muito ou pouco para chegar no custo total da viagem.

5º PASSO: DETERMINE UM PLANO FINANCEIRO

Baseado na sua planilha de custos, determine um plano financeiro a ser seguido. Determine o quanto precisa economizar por mês para chegar lá e siga este plano.

O planejamento de um intercâmbio com antecedência é a chave para uma experiência de sucesso.

Se quer viajar daqui a 1 ano por exemplo, você pode determinar o quanto da sua renda precisa ser usada por mês para chegar no valor final da sua planilha de gastos no intercâmbio.

Uma boa dica é que a Roda Mundo Intercâmbio oferece um plano de parcelamento sem juros no boleto até 30 dias antes do embarque. Isso também deve ser levado e consideração para chegar ao valor total.

Você pode dar uma boa entrada do que tiver guardado e ir pagando o restante do intercâmbio durante alguns meses até um tempo antes da viagem. Assim você se organiza e determina o quanto pode pagar por mês.

6º PASSO: SEJA FOCADO NO SEU PLANEJAMENTO

Seja focado e dedicado no seu planejamento. Se você determinou que vai economizar um montante X por mês, siga firme e fuja das tentações de comprar por impulso.

Talvez seja necessário fazer certos sacrifícios durante essa jornada, sem claro prejudicar o seu bem estar. Mas alguns sacrifícios valerão muito a pena quando você estiver lá no seu tão sonhado intercâmbio.

O foco na economia e no planejamento valerá muito a pena! Se imagine fazendo seu intercâmbio e seja firme no percurso.

APROVEITE PARA VER:

– PROMOÇÕES DE INTERCÂMBIO 

– ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA

– CURSOS TÉCNICOS NO EXTERIOR