Fazer intercâmbio

Intercâmbio. O que vem à sua mente quando ouve essa palavra? Muitas pessoas logo a associam com “viagem” e “estudo”, e mais do que isso, acreditam que ser intercambista é unir o útil ao agradável. Diversos jovens e até mesmo adultos sonham em fazer intercâmbio, já que além de agregar aprendizado ao currículo, proporciona também novas experiências de vida. Imagine que maravilhoso seria você estudar em outro país, conhecer novas culturas, gente nova, e aprender um novo idioma?

Ao mesmo tempo, enquanto para alguns essa palavra pode remeter à aventura e conhecimento, para outros pode soar como algo assustador, já que é preciso ter coragem para ir para um lugar totalmente diferente, sem ninguém conhecido, onde a princípio, não dá para entender nada do que os outros estão falando à sua volta.

FAZER INTERCÂMBIO NÃO É TÃO COMPLICADO

Felizmente não é dessa forma que acontece, já que um dos pré-requisitos para ser um intercambista é possuir algum conhecimento no idioma do país em que irá estudar. Veja bem, é conhecimento e não fluência, fazendo com que o desconhecido já não seja mais tão estranho assim.

Agora, se o que te assusta é a ideia de ficar sem nenhum conhecido por perto, em um país totalmente novo, saiba que também dá para superar essa barreira, pois em um intercâmbio você tem a opção de você ficar hospedado na casa de uma família, que já estará esperando por você, pronta para te auxiliar nesse novo desafio.

Fazer intercâmbio

NÃO EXISTE MOMENTO CERTO PARA FAZER INTERCÂMBIO

Digamos que agora, depois de ler essas informações, você superou seus receios e está mais à vontade para fazer um intercâmbio, entretanto acha que o seu tempo já passou. Pois você está enganado.

O estudo fora do seu país de origem não necessariamente é restrito a uma coisa só, muito pelo contrário, além do curso de idiomas, que é algo muito procurado, você também pode cursar o ensino superior, ou até mesmo um ano letivo do ensino médio, se ainda estiver na escola, o chamado High School.

Os programas costumam ser de seis meses a um ano, e a única ressalva para o intercambista que quer ficar um período maior fora do país é: evite que a sua graduação seja no mesmo ano em que for fazer o intercâmbio, ou seja, se está no último ano da escola, deixe para fazer quando se formar, o mesmo vale para a faculdade (a não ser que o intercambista escolha trancar o curso).

Agora, se você já é formado e já é fluente em algum outro idioma, isso não significa que você não possa fazer um intercâmbio, afinal, aprender nunca é demais. Você pode cursar outra faculdade, aprender outro idioma, realizar um trabalho voluntário, entre outras opções.

Fazer intercâmbio

INTERCÂMBIO PARA A TERCEIRA IDADE

Também não há limite de idade para quem quer fazer intercâmbio. Hoje, há programas voltados exclusivamente para pessoas acima de 50 anos, que combinam o aprendizado de um novo idioma com diversas atividades culturais, passeios e excursões. Não há mais desculpas para deixar de viver essa experiência!

Fazer intercâmbio

De fato, será algo desafiador, como tudo novo que você ousar fazer, mas acima de tudo isso, será um grande investimento em você.

Curtiu as dicas? Compartilhe!

 

VEJA TAMBÉM:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here