Se você está programando seu próximo intercâmbio na Austrália e planeja dirigir durante o período em que ficar por lá, aqui vão algumas dicas importantes. São dicas que podem te ajudar a saber como dirigir na Austrália.

MÃO INGLESA NA AUSTRÁLIA

A primeira coisa que um intercambista na Austrália deve saber é que, em alguns países do mundo, as pessoas dirigem na mão inglesa. Não sabe o que é isso? Lá vai. Dirigir na mão inglesa significa que os carros trafegam do lado contrário da pista. Ou seja, os veículos são conduzidos do lado esquerdo.

Além disso, o banco do motorista também troca de lado e, ao invés de ser do lado esquerdo do carro, o condutor fica sentado do lado direito. Confuso não é? Isso não faz diferença para quem vem do Reino Unido ou de outro país que siga esse padrão. Mas para nós, brasileiros, acaba sendo um choque.

Veja como Estudar e Trabalhar na Austrália

Na Austrália também é regra dirigir na mão esquerda, por isso, vá preparado e disposto a treinar um pouco antes de pegar a estrada. Para quem não está acostumado com o volante do lado direito do carro, fazer curvas e trocar as marchas pode ser um pouco esquisito. Por isso treine em um lugar calmo e com poucas pessoas.

Como dirigir na Austrália
Mão inglesa.

Comece com percursos pequenos, em situações mais fáceis, dessa forma você vai se acostumando a sentar do lado direito para dirigir e a fazer as curvas para o “lado errado”.

Mas não se assuste. A palavra certa para descrever a experiência é estranho, e não difícil. Com um pouco de prática e atenção redobrada é fácil se acostumar.

ALUGAR UM CARRO NA AUSTRÁLIA

Para alugar um carro na Austrália é necessário que o estudante brasileiro tenha a PID. PID significa permissão internacional para dirigir. Ou seja, é uma Carteira Internacional de Habilitação, que deve ser solicitada no DETRAN antes da viagem.

É importante lembrar que para alugar um carro na Austrália é preciso ser maior de 21 anos. Mas, o que pouca gente sabe é que os valores das diárias para locação de veículos variam de acordo com a idade do motorista. Normalmente, para jovens abaixo de 25 anos é cobrada uma taxa adicional ao valor original. Fique atento ao contrato para não levar um susto no momento de pagar a fatura.

Outro fator para prestar atenção é o período do ano, pois assim como em voos e hospedagem, o valor do aluguel dos veículos pode aumentar na alta temporada.

Se precisar de GPS (quem é que não precisa hoje em dia?), analise se vale a pena alugar o aparelho junto com o carro. Se for ficar com o veículo por um período longo, às vezes é mais vantajoso comprar o GPS aqui no Brasil. Compare!

MEDIDA DE VELOCIDADE

Quando se trata das unidades de medida para marcar a velocidade, o estudante brasileiro não enfrenta dificuldades. Isso porque na Austrália as placas utilizam o padrão quilômetros por hora. Em geral, a velocidade permitida em áreas de cidade é de 60 km/h e, assim como no Brasil, todos no veículo devem andar com cinto de segurança.

Como dirigir na Austrália
As placas na Austrália também marcam a velocidade em quilômetros.

FIQUE ATENTO AOS PEDÁGIOS

Preste atenção aos pedágios, alguns deles são totalmente eletrônicos, ou seja, você não paga a tarifa em dinheiro em um posto de cobrança. Em vez disso, você paga com um identificador eletrônico ou um passe. Você pode sair de casa já com o passe ou pode providenciá-lo até três dias depois.

INFORME-SE SOBRE A PERMISSÃO ESPECIAL PARA DIRIGIR

Em algumas estradas australianas é necessário possuir uma permissão especial para trafegar nelas. Antes de dirigir, informe-se sobre as leis de trânsito no país.

Conheça o Programa de Estágio na Austrália

CUIDADO COM OS ROAD TRAINS E AOS ANIMAIS SELVAGENS

Se for circular por estradas mais afastadas das cidades, tenha cuidado com os road trains. Estes são caminhões articulados que puxam até três reboques e podem chegar a 50 metros de comprimento. Esses veículos são tão longos que você pode consumir até 2,5 km em uma ultrapassagem, por isso tenha cautela.

Como dirigir na Austrália
Road train.

Fique atento aos animais selvagens, quando estiver nessas estradas mais afastadas. Cangurus, emas, wombats, coalas e até mesmo gado podem atravessar a estrada. Por isso é importante manter-se dentro do limite de velocidade.

Em casos de emergência, o número dos serviços de urgência na Austrália é 000 e o operador pode transferir a ligação para a polícia, para o serviço de ambulâncias ou para os bombeiros.

ABASTEÇA O CARRO

Os carros na Austrália, normalmente, são abastecidos com gasolina e diesel que, ao contrário do Brasil, é o combustível mais caro. Na maioria dos postos, é o próprio motorista que abastece o veículo e o pagamento é feito depois, no caixa. O custo da combustível muda constantemente e, em geral, é mais barato quanto mais perto das grandes cidades você estiver.

Como dirigir na Australia
Na maioria dos postos australianos, é o próprio motorista que abastece o veículo e o pagamento é feito depois, no caixa.

Lembre-se de abastecer o carro antes de devolvê-lo à locadora, caso contrário é bem possível que você pague uma multa cara por isso.

Seguindo essas dicas e estando atento às leis rodoviárias do país, você não terá problema nenhum ao dirigir em território australiano.

Curtiu o post? Compartilhe!

VEJA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here