College no Canadá público ou particular
College no Canadá público ou particular

Você sabe quais são as diferenças entre o College no Canadá público ou particular? A Roda Mundo Intercâmbio te explica quais são as diferenças, pré requisitos e como estudar em um College canadense, sendo ele público ou particular.

COLLEGE NO CANADÁ PÚBLICO OU PARTICULAR

ENTENDA AS DIFERENÇAS

Ao selecionar um College ou Universidade para fazer um curso de ensino superior no Canadá, é preciso além de analisar o programa de estudos em si, pensar nos seus objetivos posteriores. Afinal: é melhor escolher um College no Canadá Público ou Particular?

Primeiro detalhe importante, a instituição superior que você for estudar no Canadá deve ser previamente designada pelo governo canadense. Mesmo designadas pelo governo, as características das instituições de ensino, os Colleges, podem variar principalmente em quesitos como: custo do curso, qualidade de ensino, pré-requisitos para ingresso, benefícios para o aluno e oportunidades pós conclusão do curso.

Outro ponto importante é que tanto o College particular quanto o College público canadense permitem estudar e trabalhar legalmente no Canadá.

Leia Mais: Estudar e Trabalhar no Canadá

Para você entender melhor as diferenças das instituições e assim ajudar na sua escolha, a Roda Mundo vai aqui te explicar as principais diferenças entre um College no Canadá público ou particular.

COLLEGE PARTICULAR NO CANADÁ

Os Colleges canadenses particulares ou privados são as instituições de ensino superior que NÃO operam sob os mesmos regulamentos e regras de uma instituição pública.

Geralmente, os cursos oferecidos por Colleges canadenses privados são técnicos–vocacionais. São cursos considerados de ensino superior, mas que abrangem habilidades mais básicas e gerais da área de estudo.

Ou seja, os Colleges canadenses particulares oferecem cursos técnicos que geralmente introduzem o estudante ao mercado profissional daquela área específica. Devido a isso, o preço do programa em um College canadense particular é geralmente mais barato.

Para você ter uma ideia, há cursos técnicos-vocacionais em instituições privadas no Canadá a partir de CAD6.500,00 (dólares canadenses). Isso incluindo 6 meses de curso técnico + 6 meses de Co-op, que são estágios práticos na área estudada.

Leia Mais: Como funciona os cursos Co-ops no Canadá

Muitas vezes os Colleges particulares canadenses ficam dentro de escolas canadenses de idiomas. É o caso do famoso Greystone College que ocupa as mesmas instalações da escola de idiomas ILSC. E é também o caso do ILAC International College, que ocupa as mesmas instalações da escola de idiomas ILAC.

College no Canadá público ou particular - Greystone College com centros em Vancouver e Toronto

PRÉ REQUISITOS PARA ENTRAR EM UM COLLEGE PARTICULAR NO CANADÁ

Nos Colleges particulares canadenses há programas relacionados a diversas áreas. As áreas mais oferecidas em colleges particulares são geralmente  Business Management, Marketing, International Business, Business Communication, Hospitality & Tourism e Customer Service.

Um detalhe muito bacana é que os pré-requisitos para ingressar em cursos em Colleges particulares no Canadá como estes são mais “lights”. Muitas vezes, um próprio teste de inglês da instituição é aceito para comprovar o nível do idioma do candidato. Isso sem a necessidade de um exame de proficiência como o IELTS e TOEFL.

Saiba mais sobre Exames de Proficiência da Língua Inglesa.

NÍVEL DE INGLÊS EXIGIDO EM UM COLLEGE PARTICULAR CANADENSE

Outra boa notícia é que o nível de inglês exigido para ingressar em cursos em um College particular não costuma ser tão alto. Muitos cursos aceitam o ingresso de participantes como o nível de inglês intermediário.

Por que isso é uma vantagem? Porque você pode fazer um curso no Canadá em uma área específica sem ser de inglês. Você pode dar um upgrade no seu currículo e ainda trabalhar legalmente. Sim, você leu trabalhar legalmente.

No Canadá é permitido trabalhar legalmente como estudante se o curso que você for estudar for de ensino superior, ou seja, não pode ser um curso de idioma.

Claro que o nível de inglês, mesmo para fazer um College particular, não pode ser baixo. Na maioria dos cursos tem que estar acima do intermediário, isso para que o aluno possa acompanhar o programa de estudos.

Leia Mais: Consultoria para fazer College no Canadá

ESTUDAR EM UM COLLEGE PARTICULAR NO CANADÁ E TRABALHAR

Estes cursos técnicos-vocacionais de Colleges privados habilitam o estudante brasileiro a trabalhar legalmente durante os estudos. É permitido trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante o intercâmbio no Canadá.

Saiba mais sobre os tipos de trabalho que o estudante brasileiro costuma encontrar no Canadá 

O QUE ESPERAR DE UM COLLEGE PARTICULAR NO CANADÁ

O candidato não pode também esperar que este tipo de curso-técnico seja muito forte e focado, até pelo custo e matérias abrangidas.

Por exemplo, uma pessoa formada no Brasil em Administração pode achar um curso técnico em Business de um College particular mais fácil. Isso porque essa pessoa formada já conhece muito das habilidades da área.

De qualquer forma, o estudante obterá uma visão mais ampla da área vista pelo lado do mercado canadense. Além de praticar o inglês em um vocabulário profissional.

College no Canadá público ou particular - ILAC School of Service Excellence - Toronto e Vancouver
College no Canadá público ou particular – ILAC International College – Toronto e Vancouver

Vale deixar bem claro que os cursos técnicos-vocacionais oferecidos por Colleges particulares não costumam valem pontos para uma aplicação futura em um processo de imigração. Alguns Colleges particulares até contam pontos para um processo de imigração, geralmente 15 pontos.

Além disso, certificados e diplomas de Colleges particulares não habilitam o estudante a aplicar do PGWP – Post Graduation Work Permit. O PGWP é uma permissão de trabalho após o término do curso.

Isso quer dizer que o estudante que se se formou em um College privado canadense, na maioria das províncias, não tem direito a solicitar o PGWP.

A exceção a esta regra é a Província de Quebec. Colleges privados na Província de Quebec, podem dar direito ao PGWP, dependendo da certificação e das horas estudadas.

Leia Mais: Tudo sobre a permissão PGWP no Canadá

O PGWP é uma permissão importante para quem visa aplicar para um processo de imigração canadense. isso porque a experiência de trabalho no PGWP contabiliza pontos em um processo de imigração.

Leia Mais: Imigração para o Canadá

OPÇÕES DE CURSOS EM COLLEGES PRIVADOS NO CANADÁ

Se você tem como objetivo imigrar para o Canadá, você até pode fazer um curso técnico em um College particular canadense. Porém, seria mais vantajoso já ingressar em um College Público de Ensino Superior. Isso para já contar pontos, principalmente na experiência de trabalho, para um possível processo de imigração.

Esses cursos técnicos oferecidos por Colleges privados são ideais para novos profissionais que desejam ampliar os conhecimentos sobre um tema. São para pessoas que queiram ter uma experiência de morar por um tempo no Canadá com a possibilidade de trabalhar. Além de estudar algo diferente que não seja um idioma.

Fazer um College privado no Canadá, pode ser também um preparatório para depois ingressar em um College público.

Conheça alguns cursos em Colleges particulares no Canadá:

EXCELLENCE FOR BUSINESS EM TORONTO E VANCOUVER

DIPLOMA EM TURISMO E HOTELARIA NO CANADÁ

MARKETING DIGITAL NO CANADÁ

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS NO CANADÁ COM DIREITO AO PGWP

DIPLOMA EM ADMINISTRAÇÃO NO CANADÁ

E-COMMERCE E NEGÓCIOS EM MONTREAL COM DIREITO AO PGWP

COLLEGE PÚBLICO NO CANADÁ

Os Colleges públicos no Canadá são instituições de ensino superior que operam sob os regulamentos e regras de uma instituição pública. Essas regras são determinadas pelo governo canadense.

Os Colleges públicos canadenses não são gratuitos. São públicos porque são financiados tabém pelo governo na província local e assim ter ótima infraestrutura.

College no Canadá público ou particular - Centennial College Toronto
College no Canadá público ou particular – Humber College Toronto

Os College públicos geralmente oferecem programas como Diplomas, Graduação e Pós Graduação. Os cursos em Colleges públicos tem geralmente duração superior de 1 a 3 anos letivos. São também mais caros que os Colleges particulares.

Em média, um College público custa cerca de CN$13.000,00 a CN$20.000,00 ao ano para o estudante estrangeiro.

Os canadenses costumam estudar em Colleges públicos e pagam bem menos do que os estudantes internacionais.

Leia Mais: Tudo sobre College no Canadá

QUAIS CURSOS EXISTEM EM COLLEGES PÚBLICOS

Os Colleges públicos canadenses oferecem programas relacionados a praticamente todas as áreas de estudo existentes no sistema educacional. São cursos mais longos e mais completos, além de aprofundar muito mais os temas estudados.

É possível estudar em áreas como Engenharia, TI, Business, Marketing, Artes, Hotelaria, Gastronomia e entre outros.

Conheça alguns dos Colleges públicos no Canadá: Seneca, Humber, George Brown, Red River College, Centennial entre outros.

Leia MaisConheça o Humber College em Toronto

PRÉ REQUISITOS PARA ENTRAR EM UM COLLEGE PÚBLICO CANADENSE

Os pré-requisitos para ingressar em um College público canadense são mais rígidos se comparado a um College particular.

Na maioria dos casos, é necessário prestar um exame de proficiência da língua inglesa como o IELTS ou TOEFL. O nível de inglês deve ser avançado. Além disso, é analisado o histórico escolar anterior do candidato.

Se você quer fazer um College público no Canadá mas não tem ainda nível de inglês necessário, vale a pena fazer o programa Pathway.

Pathway é um curso de inglês que prepara o estudante para os padrões de ensino superior canadense. O curso também desenvolve as habilidades de inglês acadêmico.

Leia MaisConheça o Vancouver Community College

ESTUDAR EM UM COLLEGE PÚBLICO NO CANADÁ E TRABALHAR

O estudante cursando um programa em um College publico pode trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante os estudos.

Após a conclusão do curso, o College público pode valer pontos para uma aplicação futura em um processo de imigração.

Leia Mais: Imigração para o Canadá

Outra boa noticia é que programas em instituições públicas são geralmente elegíveis para a aplicação do PGWPPost Graduation Work Permit.

O PGWP é uma permissão para somente trabalhar, após o término do curso. Isso para colocar em prática o que foi desenvolvido no curso. Essa experiência de trabalho posterior é fundamental para um processo de imigração, já que é um tipo de experiência que gera bons pontos em programas de residência.

College no Canadá Público ou Particular - Seneca College em Toronto
College no Canadá Público ou Particular – Seneca College em Toronto

Um curso de ensino superior de um College público é recomendável principalmente para quem procura uma formação ou que já seja formado e busque uma especialização.

É FÁCIL ENTRAR EM UM COLLEGE PÚBLICO NO CANADÁ?

A grande questão é que não é tão fácil para um brasileiro ingressar em um College ou Universidade pública no Canadá. E é ainda mais difícil acompanhar o curso.

O candidato além de cumprir os pré-requisitos para ingressar no curso, deve estar preparado e ter habilidades para acompanhar o programa.

Mesmo aqueles de falam bem o idioma, podem não ter o inglês acadêmico necessário para ingressar em um curso de ensino superior. É ai que entra o programa University Pathway oferecido pela Roda Mundo no Canadá.

Outra alternativa para quem não ainda os requisitos para ingressar em um college público canadense é de começar a experiência no Canadá estudando em um college particular. Assim o estudante trabalha durante o college particular e vai aprimorando as habilidades para ter mais chances de ingressar em um college público canadense.

Se você ainda ficou em dúvida sobre College no Canadá Público ou Particular, entre em contato com a Roda Mundo. Nós vamos ter o prazer de falar com você!
Tire dúvidas pelo WhatsApp 11 98225-3300
Ou nos envie um e-mail para contato@rodamundo.tur.br

Você também pode se interessar:

→ Estudar e Trabalhar no Canadá

→ Tudo Sobre College no Canadá

Como funciona o Co-op no Canadá

→ Cursos de Ensino Superior no Exterior

→ Intercâmbio Para Mais de 30 Anos

→ Estudar e Trabalhar no Exterior

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here